Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Google Drive ficará indisponível para todos usuários em breve #boato

Google Drive ficará indisponível para todos usuários em breve #boato

Google Drive ficará indisponível para todos usuários em breve, diz boato

Boato – O Google Drive não ficará mais disponível para todos os usuários em breve. A mudança está prevista para o próximo mês, agosto de 2023.

  Introdução

Anúncios relacionados a “mudanças tecnológicas” sempre deixam as pessoas em alerta. E, infelizmente, geram, em alguns casos, muitas informações erradas. É o caso do que está ocorrendo com um anúncio do Google sobre o serviço Google Drive para Desktop.

Após o anúncio (que vamos aprofundar mais para frente), começaram a surgir mensagens que apontavam que o Google Drive vai ficar “indisponível” em breve. Em alguns casos, se entendeu que o anúncio estaria relacionado a todos usuários. Em outros, foi dito que isso seria relativo a alguns usuários. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

*Alerta: Google Drive ficará indisponível em breve; veja se seus arquivos serão afetados* _A notícia deixou muitas pessoas surpresas, já que a mudança está prevista para o próximo mês, agosto. Portanto, se você tem algum arquivo guardado no aplicativo e não quer arriscar perdê-lo, é melhor se agilizar e correr contra o tempo para salvá-lo em outro local._ _

Os usuários de determinado sistema operacional não conseguirão mais sincronizar arquivos salvos na nuvem ou fazer backups no aplicativo. Porém, fique tranquilo, pois apenas alguns sistemas serão afetados com a mudança. Confira a lista abaixo e descubra se você será impactado pela nova atualização._ *Windows 10 (32 bits);* *Windows 8;* *Windows 8.1.*

  Análise

A mensagem circulou por alguns sites e blogs e vimos também a mensagem circulando por meio de mensagens soltas no WhatsApp. A mensagem em questão até não tem muitas características de fake news (o que difere da maioria das histórias falsas que circulam por aí).

Histórias como estas, sobre “fins de serviços”, já foram desmentidas no Boatos.org. Só sobre “fim do WhatsApp”, já desmentimos histórias como esta, esta e esta.

As perguntas que vamos fazer na checagem são as seguintes: 1) O Google Drive vai estar indisponível para todos os usuários em breve? 2) O Google Drive vai estar indisponível para alguns usuários em breve? 3) Isso significa que o Google Drive não poderá ser acessado por ninguém?

Checagem

O Google Drive vai estar indisponível para todos os usuários em breve?

Não estará. Por conta de a mensagem estar cortada em alguns casos, muitas pessoas estão acreditando e até xingando as big techs. Porém, o que houve foi um anúncio do Google que vamos colocar de forma traduzida abaixo:

Em agosto de 2023, encerraremos o suporte ao Drive para computador no Windows 8/8.1, Windows Server 2012 e todas as versões de 32 bits do Windows. Para evitar a interrupção do serviço, os usuários do Windows devem atualizar para o Windows 10 (64 bits) ou superior antes de agosto de 2023. Os usuários de versões não compatíveis do Windows ainda podem acessar o Drive por meio de um navegador compatível.

Ou seja: o anúncio apontou que o suporte ao Google Drive para Desktop (aquele que é baixado pelo usuário) vai deixar de ser feito a partir de agora para alguns usuários de alguns sistemas operacionais. Isso ocorre sempre. E, obviamente, não significa que o Google Drive vai acabar.

O serviço vai estar indisponível para alguns usuários em breve?

Não necessariamente. Na realidade, o serviço ainda vai estar disponível por meio do acesso ao navegador. O que não haverá é suporte (como atualizações) para o software “baixado” do Google Drive.

Isso significa que o Google Drive não poderá ser acessado por ninguém?

Como falamos, não. Se a pessoa tiver um dos sistemas que não terão mais suporte para o Google Drive, ela pode fazer duas coisas: ou atualizar o sistema operacional ou acessar o Google Drive pelo navegador.

Conclusão

Fake news 👎❌

Nada de cataclisma. O impacto do Google Drive será muito menor do que está descrito na mensagem. Ele deixará de funcionar em uma das versões (a desktop) para usuários de alguns sistemas operacionais. Ou seja: quem quiser usar o serviço, é só o utilizar pelo navegador ou atualizar o Windows.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm