Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpe usa nome da Coca-Cola e pede para que você escreva “Feliz Aniversário” em post nas redes sociais

Golpe usa nome da Coca-Cola e pede para que você escreva “Feliz Aniversário” em post nas redes sociais

Coca-Cola está dando prêmios para quem escrever Feliz Aniversário em postagem em redes sociais, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Coca-Cola está dando diversos prêmios e presentes para quem escrever Feliz Aniversário em postagem no Facebook e Instagram.

Análise

As variedades de golpes que se utilizam do nome de grandes marcas é imensa na internet. A última das histórias que vimos aponta para uma suposta ação da Coca-Cola em sites como o Facebook e Instagram.

De acordo com a mensagem, todos que escreverem “Feliz Aniversário” em um post iriam ganhar prêmios como kits, telefones, dinheiro e outros. Leia o conteúdo que está circulando online (uma das versões no Facebook tem nada menos do que 5,2 mil compartilhamentos:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Olá a todos, Por ocasião do aniversário da @CocaCola, todos que escreverem “Feliz Aniversário” em nosso SITE receberão prêmios exclusivos em forma de sacolas de presentes, telefones, dinheiro e vales de compras. Nota: Os vencedores serão selecionados aleatoriamente e confirmados através de mensagem privada nossa. Não responda nada na coluna de comentários, isso não é da nossa parte. Boa sorte.

Checagem

Pelo volume de conteúdo, podemos perceber que a história se espalhou com força. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que a Coca-Cola está dando os tais prêmios para quem escrever “Feliz Aniversário” no post? 2) O que acontece se você escrever Feliz Aniversário no post atribuído a Coca-Cola? 3) Há golpes similares a este circulando na internet?

É verdade que a Coca-Cola está dando os tais prêmios para quem escrever “Feliz Aniversário” no post?

Não é verdade. Trata-se de mais um golpe. A página em questão é uma página falsa da Coca-Cola (na versão que vimos, é tão falsa que o nome é Coca Colla Fans). O pedido de comentário é apenas para garantir o engajamento no conteúdo.

O que acontece se você escrever Feliz Aniversário no post atribuído a Coca-Cola?

Se você comentar, os golpistas vão mandar uma mensagem automática via inbox para o seu Facebook. A partir daí, você vai receber um link. Em alguns casos, trata-se de um site falso para roubar dados dos internautas. Em outros (nos que pedem até a senha da sua rede social ou autorização para que eles tenham acesso ao seu Facebook), o perigo é de roubo de conta na rede social.

Há golpes similares a este circulando na internet?

O Boatos.org já desmentiu diversas fake news atribuídas à Coca-Cola que circularam no WhatsApp (temos exemplos aqui, aqui e aqui). Também há fake news que se utilizam do mesmo modus operandi. Ele apontava que a Hilux estava dando um carro para quem escrevesse em post na rede social. 

Conclusão

Golpe ⚠️

A publicação que está circulando na internet e aponta para os tais brindes da Coca-Cola é falsa. Não tem nenhuma relação com a empresa e é apenas uma tática para roubo de dados, conta e dinheiro dos internautas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).