Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Coca-Cola dá frigobar grátis no WhatsApp por causa da Semana do Consumidor #boato

Coca-Cola dá frigobar grátis no WhatsApp por causa da Semana do Consumidor #boato

Coca-Cola dá frigobar grátis no WhatsApp por causa da Semana do Consumidor, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Por causa da Semana do Consumidor, a Coca-Cola está dando um frigobar grátis para as pessoas que entrarem em um site, responderem a algumas perguntas e compartilharem um link com amigos no WhatsApp.

Nos últimos dias, as efemérides mais peculiares estão sendo utilizadas naquelas famigeradas promoções falsas que circulam no WhatsApp. E depois de textos falsos falando no carnaval e Dia Internacional da Mulher, uma mensagem cita a Semana do Consumidor.

Um texto aponta que, por causa da data, a Coca-Cola está dando um frigobar para as pessoas que entrarem em um site, responderem a algumas perguntas e, no final, compartilharem um link com amigos no WhatsApp. A mensagem que circula no WhatsApp é essa: “Semana do Consumidor Coca-cola 2022 São 1.000 frigobares exclusivos GRÁTIS para você! [link]”. Leia o texto contido no site, de domínio russo:

Na Semana do Consumidor você ganha um frigobar exclusivo da Coca-cola! Complete o questionário e leve para casa um frigobar grátis. Restam apenas 68 frigobares disponíveis. Questão 1 de 4: Você conhece a Coca-cola? SIM NÃO Questão 2 de 4: Quantos anos você tem? 18-29 30-39 40-49 50+ Questão 3 de 4: Como você avalia a Coca-cola? ÓTIMA MUITO BOA RAZOÁVEL RUIM Questão 4 de 4: Você nos recomendaria aos seus amigos? SIM NÃO

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Parabéns, suas respostas foram salvas com sucesso! Esta é a sua chance! Você deve selecionar a caixa correta com o presente dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK Parabéns! Seu prêmio é: Frigobar Coca-cola Exclusivo. Siga as instruções abaixo para recebê-la em sua casa! 1. Compartilhe com 5 grupos / 20 amigos no WHATSAPP (clique no ícone ‘WhatsApp’ abaixo) 2. Clique em ‘PROSSEGUIR’ e reivindique seu presente. WhatsApp Compartilhe até que a barra azul esteja cheia! PROSSEGUIR Esta oferta é válida por 500 segundos.

Coca-Cola dá frigobar grátis no WhatsApp por causa da Semana do Consumidor?

Não demorou muito para a história se espalhar com todas as forças por aí. Só que, ao contrário do que sugere o texto em questão, não é verdade que a Coca-Cola esteja dando os tais frigobares por causa do Dia do Consumidor. Na realidade, trata-se de uma nova versão de um golpe mais do que manjado.

Assim como no caso de tantas outras mensagens que circulam no WhatsApp e prometem prêmios, mesmo que você siga todos os passos descritos no texto, nada acontece no final. Há três coisas que podem ocorrer depois de você compartilhar o link do site russo com amigos: 1) Você pode ser direcionado a outro site de promoções falsas. 2) Você pode ser direcionado a uma página pesadíssima que vai fazer o seu celular ou computador travar. 3) Você pode ser direcionado a um site por meio de programas de afiliados, algo que fará os golpistas lucrarem. Esse tipo de golpe é tão manjado que fizemos vídeos falando sobre essas promoções falsas no WhatsApp. Confira:

Mais do que isso: já desmentimos uma fake news muito parecida com essa (a única diferença da versão atual é que ela cita a Semana do Consumidor). Na época, a própria Coca-Cola desmentiu o assunto e citou o Boatos.org como referência de site de checagem que fez o desmentido. Veja o que a empresa falou a respeito do assunto (o texto da época foi tão incisivo que tira qualquer chance de a empresa estar fazendo uma ação do tipo):

É falsa a informação que circula por WhatsApp ou qualquer outra rede de que a Coca-Cola presenteará com um frigobar os usuários que compartilharem um link. A marca Coca-Cola não está fazendo qualquer promoção que envolva o compartilhamento de um link ou a distribuição de aparelhos de frigobar.

Se você receber uma mensagem com este conteúdo, provavelmente, trata-se de um golpe para roubo de dados pessoais de consumidores. Pedimos atenção redobrada aos consumidores para boatos envolvendo brindes e a nossa marca. Alertamos ainda que o link que acompanha a mensagem direciona o consumidor para um site que não pertence à Coca-Cola. O site Boatos.org também já apontou a promoção como falsa. Para tirar dúvidas sobre qualquer promoção ou iniciativa da empresa Coca-Cola Brasil, entre em contato com nosso canal oficial.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Coca-Cola está dando um frigobar para as pessoas que entrarem em um site, responderem a algumas perguntas e, no final, compartilharem um link com amigos no WhatsApp. Trata-se de uma nova versão de um boato desmentido outrora por aqui e pela própria empresa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: