Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Change.org é um site de petições falsas criado por um fascista do grupo Abril (Veja) #boato

Change.org é um site de petições falsas criado por um fascista do grupo Abril (Veja) #boato

Change.org é um site de petições falsas criado por um fascista do grupo Abril (Veja), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cuidado com as petições que estão no site Change.org. Ele é um site de petições falsas que pertence a um fascista diretor do grupo Abril (Veja) que vive em Miami.

Nos últimos dias, o Boatos.org desmentiu duas histórias falsas relacionadas a petições na internet. Nos dois casos (um era uma petição de impeachment para Bolsonaro e a outra era uma petição “Lula Livre”), uma página falsa era utilizada como isca para que internautas deixarem seus dados. O desmentido (em um dos casos feito até pelo site oficial do PT) gerou uma nova mensagem viral que vamos analisar por aqui.

O alerta, viral no WhatsApp e no Facebook, dá duas informações. A primeira é sobre as petições falsas. A segunda denuncia o site Change.org. De acordo com a mensagem, o site não é confiável porque é de um “fascista” diretor do grupo Abril que financia “grupos fascistas”. Leia a mensagem que circula online:

Os fascistas estão bombardeando os grupos de esquerda com petições falsas do site peticaopublica.org. O objetivo é roubar dados e mapear as bolhas da esquerda. O site CHANGE.ORG também não é confiável. Pertence a um fascista diretor do Grupo Abril (Veja) que mora em Miami e financiou grupos fascistas, tipo MBL, desde as “jornadas” de 2013 para o golpe. Avisem aos seus grupos.

Change.org é um site de petições falsas criado por fascista do grupo Abril (Veja)?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O que não faltou foi gente compartilhando a informação por aí. Mas será mesmo que as acusações perante o site Change.org procedem? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Antes de falar da parte do “Change.org”, vamos falar da primeira parte do texto. De fato, o site peticaopublica.org não é um site verdadeiro de petições (mais detalhes aqui, aqui e aqui), mas não é possível saber se os criadores da página “são fascistas” ou mesmo se o objetivo é “mapear grupos de esquerda”. Dito isso, vamos ao objeto de análise.

As informações sobre o Change.org que circulam online não procedem. É difícil falar em confiabilidade por se tratar de um critério subjetivo (você não confia em nem tudo que eu confio e vice-versa). Porém, podemos dizer que, ao contrário do outro site citado na mensagem, o Change.org tem petições reais. Assim como a Avaaz.org (outro site conhecido que compila abaixo-assinados), o site é colaborativo.

Segundo ponto: é falsa a informação que aponta que o “dono” do Change.org é um diretor do grupo Abril (ou da Veja) que mora em Miami. Na realidade, o fundador do site é Ben Rattray, norte-americano que não tem nenhuma ligação com o grupo Abril (como é possível ver no expediente da Veja). Mais do que isso, Rattray mora em San Francisco (Califórnia) e não em Miami (Flórida). Entramos, ainda, em contato com a equipe que administra o site e recebemos uma negativa em relação às acusações. Leia:

A Change.org esclarece que a informação que circula nas redes é falsa. A plataforma foi fundada por Ben Rattray, em 2007, nos Estados Unidos. Hoje possui mais de 300 milhões de usuários no mundo e está presente em 196 países, sendo a maior plataforma de abaixo-assinados do planeta. Como empresa social, opera no Brasil desde 2012, de forma independente, oferecendo seus serviços gratuitamente a mais de 19 milhões de usuários. 

Também tentamos procurar qualquer ligação entre o dono do Change.org e grupos como MBL e não achamos nada. Também não achamos nada que corrobore com a informação de que os citados sejam “fascistas” (seja lá o que isso signifique).

Resumindo: apesar de a mensagem que circula online alertar de forma correta para as petições falsas que circulam na internet, as acusações sobre o site Change.org e seu dono não procedem e “brotaram na internet”. Fim.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.