Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vote não na petição para impugnar Bolsonaro no petiçãopublica.org #boato

Vote não na petição para impugnar Bolsonaro no petiçãopublica.org #boato

Boato – Fizeram uma petição para impugnar Bolsonaro no site petiçãopublica.org. Vote não e confirme o voto compartilhando mensagem com amigos no WhatsApp.

As eleições (e a ressaca eleitoral) já estão cessando (glória de Deus). Mesmo assim, ainda é possível ver alguns boatos que foram criados durante o pleito e que não foram desmentidos circulando por aí. E hoje vamos falar de uma petição que atinge os eleitores de Bolsonaro.

Atenção: cuidado com petições falsas que circulam no WhatsApp

De acordo com uma mensagem que circula online, os “PTralhas” fizeram uma petição no site petiçãopublica.org pedindo a impugnação da candidatura de Jair Bolsonaro, presidente eleito pelo PSL. Para “evitar o pior” seria preciso só uma coisa: “votar não” na petição. “Pessoal os PTralhas fizeram uma petição pra impugnar Jair Bolsonaro, vamos votar não no site e mostrar nossa força! PT NUNCA MAIS! [site]”, diz a mensagem.

Ao entrar na página, você se depara com três perguntas sobre a candidatura de Bolsonaro e depois de respondê-las, há um pedido para que você compartilhe a informação com 20 amigos para “confirmar” a sua identidade. Olha só o recado que há no site:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Para evitar fraude em nossa petição e garantir ainda mais assinaturas, siga os passos para validar. 1) Compartilhe para 20 dos seus amigos/grupos via WhatsApp. 2) Clique em “Validar Assinatura” e aguarde a confirmação. 3) Pronto, sua assinatura será contabilizada.

Você deve votar não na petição para impugnar Bolsonaro no petiçãopublica.org?

Vamos ser bem realistas. Não precisa ser um gênio da internet para perceber que a tal petição é uma balela das grossas. Não tem nada de votar não para impugnar Bolsonaro no site citado. Calma que a gente explica tudo.

O primeiro fator que denuncia a farsa é lógico. Se, de fato, houvesse uma petição pedindo a impugnação da candidatura de Bolsonaro (como de fato houve algumas), ela não teria um espaço para “votar não”. Petição não é enquete e qualquer coisa que peça “sim ou não” subverte toda a lógica de um abaixo-assinado.

Junte ao isso ao fato de que o site citado é um “clone” do site de petições https://peticaopublica.com.br (esse sim verdadeiro) com alguns elementos do site de petições https://avaaz.org/page/po/ (também verdadeiro). Uma rápida navegação no site e percebemos que a clonagem foi muito malfeita (a foto de Bolsonaro, por exemplo, “estoura” no desktop). É um site bem amador.

O terceiro ponto está no modus operandi utilizado na “petição”. Ele é o mesmo de tantos outros golpes que circulam na internet: a mensagem pede para que entre em um site, responda a três perguntas, compartilhe um link com amigos e nada acontece no final. O máximo que pode acontecer é você ter dados roubados. Já desmentimos uma centena de histórias assim.

Resumindo: a petição que circula na internet e pede para que você vote não para a “impugnação da candidatura do Bolsonaro” é falsa. É apenas mais uma isca para que você tenha os seus dados roubados na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.