Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Bill Gates ensina 11 regras que “não se aprende na escola” durante palestra #boato

Bill Gates ensina 11 regras que “não se aprende na escola” durante palestra #boato

Boato – Em palestra, Bill Gates faz discurso de 8 minutos, ensina 11 regras que “não se aprende na escola”, emociona participantes e é aplaudido por mais de 10 minutos.

Quando falamos de pessoas bem-sucedidas e aqueles que temos como exemplo e inspiração para a vida, logo lembramos de alguns nomes, como o de Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft. O magnata sempre é lembrado pelas ações filantrópicas que realiza ao redor do mundo. E não só por isso, mas também por seus ensinamentos como homem de negócios e bem-sucedido.

E de acordo com uma publicação que anda circulando há bastante tempo nas redes sociais, Bill Gates deixou alunos e funcionários de uma escola secundária muito surpresos com sua palestra. Segundo a publicação, em 5 minutos, Gates ensinou 11 regras que não se aprendem na escola, emocionou a todos, foi aplaudido por mais de 10 minutos e foi embora de helicóptero. Confira parte do texto que circula online:

Bill Gates foi convidado por uma escola secundária para uma palestra. Chegou de helicóptero, tirou o papel do bolso onde havia escrito onze itens. Leu tudo em menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero. O que estava escrito é muito interessante, leiam: 1. A vida não é fácil — acostume-se com isso. 2. O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

3. Você não ganhará R$20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone. 4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você. 5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade. […]

Bill Gates ensina 11 regras que não se aprende na escola durante palestra?

A postagem deixou bastante gente surpresa também e foi compartilhada muitas vezes! Mas será que Bill Gates realmente teria proferido esse discurso inspirador? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

A história já começa estranha quando você não encontra muitos detalhes sobre a tal palestra. Para completar, a mensagem apresenta as principais características de boatos online: é vaga (não diz quando, nem onde e muito menos em qual situação Bill Gates teria dito isso), não cita fontes confiáveis e, por fim, conselhos atribuídos a uma personalidade sempre são um clássico no mundo dos boatos (há pouco tempo, tivemos o caso da lista de Steve Jobs em seu leito de morte e da gorjeta do próprio Bill Gates).

Ao buscarmos pelo caso na internet, não encontramos nada que pudesse comprovar que o texto pertence a Bill Gates. Resolvemos, então, fazer uma busca em inglês e para nossa (não) surpresa, encontramos diversos desmentidos sobre a mensagem.

De acordo com o site de fact-checking norte-americano Snopes, a lista também chegou a ser atribuída a Kurt Vonnegut. Ainda segundo o site, a lista foi publicada diversas vezes por veículos de comunicação sem o devido crédito, o que acabou contribuindo para que a lista viralizasse como sendo de personalidades famosas.

Na realidade, a lista foi escrita pelo comentarista político Charles J. Sykes, que já se manifestou, afirmando que a lista foi atribuída erroneamente a Bill Gates. Ela foi escrita em 1996 e publicada em seu livro, de 2007, intitulado “50 regras que as crianças não aprenderão na escola: Antídotos do mundo real a sentir – Boa educação”. A lista original ainda apresenta mais 3 regras que, geralmente, são omitidas nas publicações das redes sociais.

Em resumo: a história que diz que Bill Gates fez um discurso empoderador de 5 minutos falando sobre ensinamentos que não aprendemos na escola, é falsa. A lista, na realidade, é um trabalho do escritor Charles J. Sykes e foi atribuída erroneamente a Bill Gates e Kurt Vonnegut (em outra versão da história). Sendo assim, não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.