Vinagre de álcool repele o mosquito da dengue #boato

Boato – Usar vinagre de álcool em uma vasilha e deixar nos cômodos ou borrifar em pias e ralos pode repelir o mosquito da dengue

Após a redução dos casos de Covid-19 no Brasil, o país enfrenta uma nova preocupação: o aumento de casos de dengue em todo o território brasileiro. Segundo um boletim do Ministério da Saúde, divulgado no dia 27 de abril de 2022, o número de casos de dengue dobrou em todo o país de janeiro de 2022 a abril de 2022, comparado ao mesmo período de 2021.

A situação tem preocupado agentes de saúde e diversos mutirões contra a dengue têm sido realizados ao longo do Brasil. Além de ações cata-treco e de eliminação de possíveis criadouros de mosquitos, algumas equipes também têm realizado a aplicação de inseticidas.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que o problema pode ser resolvido de maneira mais simples. Segundo uma publicação, o vinagre de álcool seria capaz de repelir o mosquito da dengue. Ainda segundo a história, bastaria colocar um pouco de vinagre de álcool em uma pequena vasilha e deixá-la dentro dos cômodos ou ainda borrifar o vinagre de maçã em pias e ralos. Confira:

Versão 1: “HOJE RECEBI UM VÍDEO QUE ENSINA USAR VINAGRE DE ÁLCOOL , PÕE NUMA VASILHA PEQUENA , UM POTE OU PARECIDO UM POUCO DO VINAGRE E COLOCA NO QUARTO E EM OUTRAS PEÇAS DA CASA . SIMPLES , NÉ ?”. Versão 2: “Passar vinagre de álcool no piso e borrifar nas pias e ralos espanta mosquito…DENGUE MATA , e prevenir é o melhor REMÉDIO…”. Versão 3: “Oba!!!!Vinagre de álcool num recipiente repele mosquito da dengue”.

Vinagre de álcool repele o mosquito da dengue?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente animada com a notícia. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Ao ler a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque a mensagem apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, informações falsas sobre a dengue não são novidade por aqui. Aqui no Boatos.org já desmentimos diversas delas, como a que dizia que o Brasil não registrou nenhuma morte por dengue, em 2021. Também a que indicava que o própolis poderia afastar o mosquito da dengue e da febre amarela e, por fim, a que apontava que o inhame poderia curar a dengue.

Se isso não bastasse, as formas de prevenção da dengue já são bem claras e conhecidas. A principal delas é evitar o acúmulo de água parada, especialmente, em jardins ou lugares abandonados. Além disso, prestar atenção nas orientações dos agentes de saúde e sempre recebê-los em casa. Outras formas de proteção que poderiam servir como recomendações adicionais é o uso do repelente e das telas em janelas.

Como é possível ver, o vinagre de álcool não é citado em nenhum momento. Vale ressaltar que, no passado, muita gente falou sobre o uso do vinagre para repelir o mosquito da dengue. Entretanto, não existe comprovação científica sobre isso (e muito menos estudos). O coordenador de Ações de Combate à Dengue de São Paulo ressaltou que o mosquito da dengue é bastante insistente e apenas o cheiro do vinagre não é o suficiente para afastar o mosquito.

Em resumo: a história que diz que o vinagre de álcool pode repelir o mosquito da dengue é falsa! A história surgiu do nada e não possui comprovação científica. Além disso, sequer existem estudos que estejam analisando essa relação. Se isso não bastasse, o assunto já foi desmentido por agentes de saúde, que explicaram que o mosquito da dengue é bastante insistente e o cheiro do vinagre não é suficiente para afastá-los. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso