Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Brasil não teve nenhuma morte por dengue registrada em 2021 #boato

Brasil não teve nenhuma morte por dengue registrada em 2021 #boato

Brasil não teve nenhuma morte por dengue registrada em 2021, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Brasil não teve nenhuma morte por dengue registrada em 2021. Isso porque somente mortes por Covid-19 estão sendo registradas para “inflar” os casos.

A Covid-19 e a dengue são as doenças que mais vêm assombrando a população no Brasil nos últimos tempos. E a história de hoje fala, justamente, sobre essas duas doenças.

Uma publicação que começou a circular principalmente no Facebook dá conta de que o Brasil não teve nenhuma morte por dengue registrada em 2021. A mensagem, em tom bastante sarcástico, está sendo compartilhada como forma de ironizar e tentar denunciar que não há casos de dengue registrados porque, em vez disso, há uma suposta supernotificação de casos de Covid-19, tudo para “enganar” a população. Confira, a seguir, as versões do texto original das publicações que estão rodando online, especialmente entre internautas bolsonaristas:

Versão 1: “Mosquito da Dengue entra na justiça contra o presidente da república Pela primeira vez, o verão acabou e não tivemos uma Morte por Dengue. Associação dos Pernilongos do Brasil, estão tomando as medidas cabíveis, o presidente terá que se explicar” Versão 2: “Precisamos comerar, estamos a mais de 1 ano sem nenhuma morte por dengue.”

Brasil não teve nenhuma morte por dengue registrada em 2021?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As publicações viralizaram e renderam uma série de comentários e reações em tom de deboche da situação. Porém, apesar de ter virado piada, a informação não procede.

E desconfiamos disso logo de cara pelas características da mensagem das publicações que estão sendo compartilhadas, que é vaga (sequer cita dados que possam comprovar as “zero mortes” por dengue no Brasil), alarmista (tem o intuito de causar debates políticos e minimizar a gravidade da pandemia), possui incontáveis erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis.

Em segundo lugar, boatos sobre “casos inflados de Covid-19” brotam aos montes na internet desde o início da pandemia, o que nos levou a mais um indício de que a história por trás disso tudo não passa de balela. Inclusive, nós já desmentimos vários fakes do tipo aqui no Boatos.org, como, por exemplo, aquele que dizia que o governador do Ceará, Camilo Santana, teria criado teatro da Covid-19 para assustar a população; outro que apontava que CPF cura Covid-19 e prova que há fraude na notificação de óbitos; e até aquele caso em que médicos do Hospital Beneficente Portuguesa, em Manaus (AM), teriam feito desabafo sobre a pandemia, denunciando que os casos estariam sendo inflados.

E foi aí que, ao buscarmos pelos registros de casos de dengue no Brasil, descobrimos que a realidade é completamente diferente do que aponta a tal publicação. Na página 5 do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Governo Federal, de março de 2021, é possível conferir os reais dados sobre a doença nos estados:

Até o momento, foram confirmados 19 óbitos por dengue, sendo 18 por critério laboratorial: Rondônia (1), Acre (1), Pará (1), Tocantins (1), Bahia (1), São Paulo (5), Paraná (4), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (2) e um por clínico-epidemiológico (Amazonas). Permanecem em investigação 17 óbitos

Ou seja, de fato, houve uma diminuição nos casos de dengue no país, mas não é verdade que estão “zerados”. De acordo com o mesmo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, a explicação para essa redução nos registros da doença estaria relacionada a vários fatores, desde a subnotificação ou atraso das notificações, devido à priorização e atenção das equipes de saúde aos casos de Covid-19, ou até mesmo à falta de procura da população por atendimento médico:

“Desde fevereiro de 2020, o Brasil enfrenta uma pandemia do covid-19 e, desde a confirmação dos primeiros casos, observou-se uma diminuição dos registros de casos prováveis e óbitos de dengue. Esta diminuição pode ser consequência de uma subnotificação ou atraso nas notificações das arboviroses associadas a mobilização das equipes de vigilância e assistência para o enfrentamento da pandemia e ao receio da população em procurar atendimento em uma unidade de saúde”.

Resumindo: A publicação que dá conta de que o Brasil não teve nenhuma morte por dengue registrada em 2021 é falsa. Apesar da redução de casos, vários estados apresentaram registros de infecção e mortes pela doença, como aponta o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, com dados de março de 2021.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy