Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vacinação contra gripe em idosos será por ordem alfabética em todo Brasil #boato

Vacinação contra gripe em idosos será por ordem alfabética em todo Brasil #boato

Vacinação contra gripe em idosos será por ordem alfabética em todo Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vacinação contra gripe em idosos será feita por ordem alfabética até o dia 22/05 em todo o Brasil. Profissionais de saúde só se vacinam em 30/03.

A vacinação contra a gripe mobiliza, anualmente, diversas pessoas, entre elas, idosos, grávidas e pessoas que atuam na área da saúde. Mas, em 2020, a campanha de vacinação ganhou uma atenção especial. O surto da Covid-19 fez com que a corrida aos postos de saúde se intensificasse.

No entanto, uma história que começou a circular nas redes sociais fez com que muitos idosos permanecessem em casa. De acordo com a publicação, neste ano, a vacinação nacional contra a gripe será feita por ordem alfabética. Segundo a mensagem, a campanha começou no dia 23/03 com idosos que possuem nomes começando com as letras A, B, C, D e E. O calendário seguiria dessa forma até o dia 22/05. Confira:

“Calendário de vacinação contra gripe. Divulgue para parentes e amigos: Primeira fase: IDOSOS (60 anos e mais) – Período 23/03 a 22/05 Primeira semana exclusiva para IDOSOS de acordo com a letra inicial do nome do Registro da Certidão de Nascimento – 23/03 IDOSOS – letras A, B, C, D e E 24/03 IDOSOS letras F, G, H, I e J 25/03 IDOSOS letras K, L, M, N e O 26/03 IDOSOS letras P, Q, R, S e T 27/03 IDOSOS letras U, V, W, X, Y e Z… Próximos grupo a iniciar: trabalhadores da saúde a partir do dia 30/03”.

Vacinação contra gripe em idosos será por ordem alfabética em todo Brasil?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A informação se espalhou nas redes sociais e fez com que muitos idosos não fossem aos postos de saúde no primeiro dia de vacinação. Mas será que essa história de que o calendário de vacinação de 2020 será feito por ordem alfabética é real? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Para começo de história, a publicação apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, fake news sobre campanhas de vacinação, infelizmente, não são raridade. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a história que dizia que o Rio iria realizar uma campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, de 6 a 31 de agosto de 2019. Também a que indicava que o Dia D de vacinação contra o sarampo seria feito no dia 16 de fevereiro de 2019 e, por fim, a que indicava que, em 2018, todos os adultos deveriam se vacinar contra o sarampo, mesmo já tendo se vacinado durante a infância (vale ressaltar que essa orientação mudou de rumo em 2019 com o surto de sarampo em todo o país).

Voltando à nossa pauta, toda a confusão começou após um anúncio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal nas redes sociais. O Distrito Federal é o único lugar do país que adotou a escala de vacinação por ordem alfabética. Por lá, a campanha começou no dia 23/03 com a vacinação de idosos que possuem os nomes com as iniciais A, B, C, D e E.

O grande problema é que a informação se espalhou por todo o país, inclusive nos estados que não adotaram a tal escala. Mesmo não sendo de âmbito nacional, a informação da escala chegou a diversos idosos (fora do Distrito Federal) que acreditaram na história.

Com isso, as secretarias de Saúde de vários estados tiveram bastante trabalho para desmentir a informação. Em São Paulo, a página do governo estadual ressaltou que todos os idosos e profissionais da saúde podem se vacinar já no primeiro dia. No Rio de Janeiro, a mesma coisa: idosos e profissionais de saúde começam a ser vacinados no dia 23/03.

Por fim, vale destacar que, no Distrito Federal, a vacinação dos profissionais de saúde começa apenas no dia 30 de março. Nos outros estados, a classe já pode se vacinar a partir do dia 23/03.

Em resumo: a história que diz que a Campanha Nacional de Vacinação para Idosos será feita por ordem alfabética é falsa! A história surgiu após um anúncio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Lá, os idosos serão vacinados primeiro e atendendo a ordem alfabética. Porém, em todos os outros estados do país, a vacinação começa dia 23/03 para todos os idosos e profissionais de saúde, sem ordem alfabética. Ou seja, o texto vago fez com que a boa intenção se tornasse um desserviço para a população. Tudo não passou de boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MF7olM