Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vacina sem agulha está sendo aplicada no mundo todo, mostra vídeo #boato

Vacina sem agulha está sendo aplicada no mundo todo, mostra vídeo #boato

Vacina sem agulha está sendo aplicada no mundo todo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra pessoas sendo vacinadas com uma vacina sem agulha e denuncia grande farsa da vacinação contra a Covid-19.

O início da vacinação contra a Covid-19 conseguiu reacender as esperanças dos brasileiros (perdidas há muito tempo). Mas como a alegria do pobre dura pouco, logo a informação de que, talvez, a campanha de vacinação precise ser interrompida veio à tona. E é claro que toda essa situação não passaria de forma discreta pelos disseminadores de fake news (e nem pelos negacionistas). Prova disso é a história de hoje.

Segundo um vídeo que está circulando nas redes sociais, tanto os imunizantes contra a Covid-19 desenvolvidos pelas farmacêuticas quanto a vacinação em massa ao redor do mundo não passam de uma farsa. O vídeo mostra diversas imagens e supostas provas da farsa. De acordo com elas, pessoas estariam sendo vacinadas com seringas sem agulhas. Ou seja: a vacina, de acordo com vídeo, está sem agulha. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

“Aí tá a vacina da Pfizer feita pela China. As pessoas não tão se vacinando. É tudo mentira. Essa aí, por exemplo, não tinha agulha. Dá pra ver. Esse outro também não tem agulha, dá pra ver bem. Tudo uma farsa. Nego não sabe nem mentir, né? Essa aí, por exemplo, ele coloca a agulha, a agulha vai pra dentro da seringa. Dá uma olhada. Tá vendo? A agulha vai pra dentro da seringa, não vai pra dentro da pele. Esse outro aí dá pra ver bem que eles nem apertam, eu acho, a agulha vai pra dentro da seringa e ele coloca o dedo em cima da… tá vendo? Ele põe o dedo que não aperta nada.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Ah, lá. Essa aí, a Kamala. Dá uma olhadinha bem assim, é… a agulha vira, ela tira da… ela não mostra, né? Eles vão mostrar em câmera lenta aí. Dá uma olhada na parte ali, ó… Na cadeira, dá uma olhada na mão direita dela, quando ela tira a seringa e ela coloca na cadeira pra virar, porque ela não tá tomando nada. É tudo mentira. Todo esse pessoal, ó lá… Virou. Todo esse pessoal aí, o Obama, Clinton, esse pessoal que foi, que ia receber a vacina, tudo mentira. Tudo mentira! Ah, lá, sem agulha também. Essa outra aí que ela recebeu a vacina com dedo. Pessoal pensa que a gente é tudo besta. Ó lá o dedo, ó, como se tivesse vacinando. Todo mundo aplaudindo, ó lá o dedo dela. Ó, dá pra ver.

Tá vendo? Coloca o dedo em vez da vacina. São muito ruim mesmo de… O Fauci, por exemplo, que é o Mandetta aí do Brasil, ele tomou a vacina no lado esquerdo. Depois, ele disse na imprensa que ficou com dor no braço direito. Mentira tem perna curta. E aí, tem esse outro que recebeu a vacina em cima da camisa. E tem vários, né? Ninguém tá tomando nada. Os médicos daqui, eles se recusam a tomar. A Alemanha já fechou quase todos os lugares para receber vacina, porque ninguém aparece. Tudo porque ninguém é bobo, né?”.

Vacina sem agulha está sendo aplicada em uma grande farsa, mostra vídeo?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais e viralizou no WhatsApp. Apesar disso, a história não tem nada de real.

Há alguns dias, o mesmo vídeo andou circulando pela internet e acabou desmentido pela equipe do Boatos.org. Naquela oportunidade, o vídeo mostrava apenas as imagens com algumas legendas em espanhol.

No caso de hoje, além do vídeo mostrar as imagens, alguém ainda acrescentou uma “bela” (ironia, tá) narração em português ao som da música tema de “… E o vento levou”. No início da semana, a equipe do Boatos.org já cantou a bola sobre o aumento de fake news relacionadas à vacina e também à vacinação no Brasil. E não deu outra.

O que a história de hoje tem de absurda, também tem de falsa. Assim como já desmentimos na primeira vez, o primeiro equívoco é sobre a suposta vacina da Pfizer “made in China”. Na verdade, a embalagem possui diversas informações que denunciam o caráter falso da suposta vacina (“vaporizador”, “dose única” etc). Trata-se de uma montagem e não da vacina original da Pfizer. O próprio fabricante do produto falso confirmou que não se trata de um produto real.

Além disso, o vídeo ainda apresenta imagens antigas como se fossem das vacinações contra a Covid-19. Se isso não fosse o suficiente, muitas pessoas que aparecem sendo “vacinadas” com seringas sem agulha, na realidade, apenas posavam para a imprensa. Isto é, elas já haviam sido vacinadas e apenas simularam o momento para que a mídia registrasse o evento.

No caso da agulha que, misteriosamente, entra dentro da seringa, não existe nada de errado. Trata-se de um modelo chamado “safety syringe” (seringa segura). Nesse caso, depois que a agulha penetra a pele da pessoa, ela entra na seringa, evitando que os profissionais da saúde e os funcionários da limpeza se machuquem ou contaminem posteriormente.

Além de tudo isso, a equipe do Boatos.org também desmentiu separadamente algumas acusações presentes no vídeo, como a do oficial israelense fingir tomar a vacina, a vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris tomar a vacina com uma seringa falsa e outras que podem ser lidas aqui.

Outros serviços de checagem também já desmentiram diversas das histórias falsas citadas no vídeo, como o site AFP. Por fim, a informação de que a Alemanha fechou centros de vacinação porque ninguém quer se vacinar é completamente falso! O país já vacinou mais de 1 milhão de pessoas e, agora, está enfrentando problemas com a redução no número de doses entregues à União Europeia.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostraria a farsa da vacinação contra a Covid-19 ao redor do mundo é falsa! A equipe do Boatos.org já desmentiu o vídeo há alguns dias. Entretanto, hoje, ele apareceu com uma narração em português e mais informações falsas. Na realidade, o vídeo mostra imagens antigas, encenações de vacinação para registro da mídia (após as pessoas terem se vacinado) e modelos de seringas seguras. Não existe farsa, apenas teorias da conspiração. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK