Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Roberto Klaus ensina exercício com a língua que serve para prevenir Alzheimer #boato

Roberto Klaus ensina exercício com a língua que serve para prevenir Alzheimer #boato

Exercício com a língua cura doença de Alzheimer, diz Dr. Roberto Klaus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O médico virologista Roberto Klaus publicou um texto no qual ensina um exercício com a língua que serve para prevenir o Alzheimer.

Não importa qual é o principal assunto da mídia. Sempre haverá alguns tipos de fake news que vão insistir em circular com força por aí. Hoje vamos falar de mais uma destas histórias, que cita um suposto “super médico”.

De acordo com mensagens que voltaram a viralizar na internet, Roberto Klaus, que seria um virologista do hospital Albert Einstein, teria dado uma dica de ouro para os idosos prevenirem o Alzheimer: fazer um exercício com a língua em frente ao espelho. Leia o texto que circula por aí:

Dr Roberto  Klaus Virologista. Médico do Albert Einstein de São Paulo. Depois dos 60 anos, pode-se experimentar muitos tipos de doenças. – Mas, o que mais me preocupa é a doença de Alzheimer. – Não apenas porque eu não poderia cuidar de mim mesmo, mas,  porque isso causaria muitos inconvenientes para os membros da minha família …

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

– Um amigo médico, ensinou a outro amigo, um exercício com a língua que é eficaz para reduzir o aparecimento da doença de Alzheimer, e esse exercício também é útil para reduzir e melhorar:

* 1 – Peso corporal * 2 – Hipertensão * 3 – Coágulo sanguíneo no cérebro * 4 – Asma * 5 – Miopia * 6 – Zumbido no ouvido * 7 – Infecção na garganta * 8 – Infecção do ombro / pescoço * 9 – Insônia – Os movimentos são muito simples e fáceis de aprender.. – Todas as manhãs, quando você lavar o rosto, na frente de um espelho, faça o seguinte exercício: – Estique a língua e mova-a para a direita e depois para a esquerda por 10 vezes seguidas. – Desde que ele começou a exercitar sua língua diariamente, houve uma melhora na retenção de seu cérebro.

– Sua mente ficou clara e produtiva, e outras melhorias aconteceram … – 1 Ver melhor de longe – 2 Sem tonturas – 3 Maior bem-estar geral – 4 Melhor digestão – 5 Pouca gripe – 6 Ele se sente mais forte e mais ágil.

Notas: – O exercício da língua ajuda a controlar e prevenir a doença de Alzheimer. A pesquisa médica descobriu que o exercício tem uma conexão com o grande cérebro. Quando nosso corpo se torna velho e fraco, o primeiro sinal que aparece é que a nossa língua fica rígida, por isso tendemos a mordê-la.

– Ao exercitar a sua língua, você estimulará o seu cérebro. Cada pessoa que recebe este boletim informativo deve repassar, para  ajudar a combater a doença de Alzheimer e melhorar qualidade de vida das pessoas… Acabar com tremores nas mãos, pernas…Vivendo e aprendendo. Compartilhe! Copiado na íntegra para o compartilhamento com 5 contatos por vez.

Roberto Klaus ensina exercício com a língua que serve para prevenir Alzheimer?

A história não demorou a se espalhar na internet. Porém, é falso que Roberto Klaus deu as tais dicas para evitar o Alzheimer e que as tais dicas sejam validade. Como já desmentimos esta fake news em 2021, relembre o que escrevemos sobre o assunto:

Vamos começar com a parte do “crédito”. Desde quando começou a circular um áudio com diversas informações falsas sobre vacinas e Covid-19 atribuído ao “Roberto Klaus do Albert Einstein” que o nome do suposto médico circula com mensagens falsas (outro dia desmentimos a informação falsa que falava de creolina para Covid-19). Detalhe: como já apontamos nos dois desmentidos, não existe nenhum médico com esse nome registrado no CFM ou no quadro de funcionários do hospital. Veja o que escrevemos:

O crédito de toda a história é atribuído ao suposto “médico virologista” Roberto Klaus, do Hospital Albert Einstein. Para começo de história, a virologia não é uma área da Medicina, mas sim da Biologia. Logo, a formação de médico virologista não existe. O especialista da área na parte médica seria o infectologista. Além disso, ao buscar na lista de profissionais do Hospital Albert Einstein (que aparece escrito de forma errada nas versões da história), não encontramos ninguém com o nome Roberto Klaus.

Ao procurar por mais informações sobre o tal médico, também não encontramos nenhuma menção a ele no site do Conselho Federal de Medicina (CFM). Na internet, não achamos nenhum médico com esse nome. O máximo que conseguimos encontrar foi um perfil fake, no Facebook, com o mesmo nome (que, por sinal, usa a foto do médico ortopedista e traumatologista português João Gamelas). Por meio de sua assessoria, o hospital Albert Einstein foi taxativo: “Não há registro desse médico em nossa base de dados”. Não é preciso dizer mais nada.

A informação que fala o tal “exercício com a língua” também já foi desmentida pelo Boatos.org. Em 2018, escrevemos um texto falando sobre o assunto. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito:

O texto, na verdade, é uma tradução de um outro artigo em inglês. E, por coincidência ou não, o artigo em inglês foi publicado no dia 1º de abril. Porém, o blog que fez a postagem não é o autor da história. Também descobrimos que a história em inglês já havia sido desmentida em alguns sites de fact-checking no exterior.

E, bem, ao procurar estudos científicos sobre a relação do exercício com a língua e a prevenção do Alzheimer, nada encontramos sobre o assunto. Por exemplo, um estudo da Universidade de Harvard indica que algumas práticas podem contribuir para a prevenção, como o exercício físico e uma dieta rica em legumes e frutas frescas, grãos integrais e a diminuição do consumo de carne vermelha. Porém, não fala nada sobre língua para a esquerda e direita.

Vale lembrar que o mal de Alzheimer ainda é uma doença não totalmente compreendida e as causas da doença englobam causas genéticas, de desenvolvimento e estilo de vida. Ou seja: mesmo seguindo práticas recomendadas para se evitar a doença, ninguém (por enquanto) no mundo científico garante que você estará livre da doença.

Ok, nenhum estudo ou site menciona benefícios da técnica para prevenir o mal de Alzheimer, mas e para as outras doenças (como a asma)? Também não e o site da Organização Mundial da Saúde é bem enfático sobre isso. E para não dizer que não nos esforçamos, acabamos descobrindo que o tal exercício com a língua pode ser benéfico para tratamento de alguns casos fonoaudiológicos (o que faz mais lógica).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que haja um médico chamado Roberto Klaus que sugeriu um exercício com a língua para prevenir o Alzheimer. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular nos últimos dias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso