Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Nervocure não é um medicamento e não curou doença de Raul Gil

Nervocure não é um medicamento e não curou doença de Raul Gil

Remédio Nervocure acaba com dores nos nervos e curou doença de Raul Gil, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – Remédio Nervocure promete acabar com dores nos nervos e foi responsável por curar doença de Raul Gil

Análise

Diariamente, nos deparamos com diversas promessas de cura na internet. Seja qual for a doença ou o problema, o que não faltam são pessoas tentando vender produtos duvidosos com a promessa de resolver a sua dor. Exemplo disso é a história de hoje.

De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o apresentador Raul Gil teria curado seu problema no nervo ciático com o remédio Nervocure. Segundo a publicação, a história foi supostamente noticiada pelo g1, que explicou que o apresentador Raul Gil teria ido parar diversas vezes no hospital com dor e até teria sido submetido a uma cirurgia para aliviar as dores.

Ainda segundo a publicação, Raul Gil teria procurado pelo médico Lair Ribeiro, que indicou o remédio Nervocure. De acordo com a história, Raul Gil teria se livrado das dores ciáticas e da neuropatia diabética após iniciar o tratamento. A história também traz um vídeo falando sobre o assunto e, em todos os canais, há a indicação de um site de venda para comprar o tal Nervocure. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

“Apresentador do SBT é destaque em todo o Brasil, após revelar a fórmula que curou suas dores nos nervos. Raul Gil conta que não conseguia dormir por causa de dores, fincadas e choques insuportáveis nas pernas, pés e mãos, mas através de especialistas ele descobriu a nova fórmula que está ajudando milhares de pessoas a eliminar as dores do nervo ciático e neuropatias, sem exercícios e até eliminando a necessidade de tomar medicamentos. […]

Num episódio grave, o amado apresentador enfrentou um momento de crise intensa, onde as dores no corpo todo se tornaram tão fortes e insuportáveis que ele teve de ir ao hospital para tomar morfina. Ao ser levado às pressas para o hospital, os médicos constataram que seu quadro era crítico e que um procedimento de emergência seria necessário, devido a descoberta de que seus nervos estavam completamente inflamados e comprimidos. […]

Foi ao discutir com o Dr. Lair Ribeiro, que Raul Gil descobriu que outros portadores da doença estavam tendo benefícios surpreendentes com o novo tratamento que ainda não estava disponível no Brasil. Descobrindo esse novo tratamento baseado nas descobertas do Dr. Lair Ribeiro e desenvolvido por pesquisadores Americanos e Europeus, foi demonstrado que o composto tinha o poder extraordinário de regenerar nervos danificados de maneira totalmente natural e sem efeitos colaterais adversos […]”.

A história viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Facebook e trouxe esperança para muitas pessoas. Apesar disso, a narrativa apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

A partir daí, resolvemos investigar um pouco mais essa história e, agora, vamos te contar os motivos para não acreditar nela: 1) O remédio Nervocure curou as dores nos nervos de Raul Gil e foi notícia no g1? 2) O Nervocure é aprovado pela Anvisa e recomendada por Lair Ribeiro? 3) O que acontece com quem compra o suplemento?

Checagem

O remédio Nervocure curou as dores nos nervos de Raul Gil e foi notícia no g1?

Não. Ao entrar na página indicada, logo de cara é possível perceber que se trata de uma página clone do g1. E ainda que o site tente imitar o site original, é possível perceber diversas diferenças, como a formatação do texto e a falta de acesso aos botões da página. Além disso, o apresentador Raul Gil não está sofrendo de dores no nervo ciático. Em 2023, ele chegou a reclamar de dores no joelho e precisou passar por uma cirurgia programada para corrigir uma hiperplasia na próstata, mas agora está totalmente recuperado.

Inclusive, algumas das fotos de Raul Gil usadas na página em questão mostram o apresentador após a cirurgia de próstata. Se isso não bastasse, descobrimos que o tal Nervocure não é um medicamento, mas sim um suplemento que está sendo divulgado de maneira incorreta.

O Nervocure é aprovado pela Anvisa e recomendada por Lair Ribeiro?

Definitivamente não. Na página que divulga o produto, o texto afirma que o Nervocure tem dispensa por se tratar de um suplemento. Porém, por ser anunciado como um produto que cura doenças, se torna obrigatória a licença de venda e a avaliação por parte da Anvisa. Essa não é a primeira vez que esse tipo de história circula na internet.

Em 2023, a equipe do Boatos.org chegou a desmentir duas histórias que seguiam o mesmo roteiro da história de hoje (aqui e aqui). Na oportunidade, explicamos que alguns produtos podem ser dispensados do registro sanitário. Entretanto, quando o produto se propõe a curar ou tratar algum problema, ele é obrigado a passar pela avaliação da Anvisa.

Já em relação ao médico Lair Ribeiro, essa também não é a primeira vez que o nome do profissional de saúde é envolvido em histórias falsas. Aqui no Boatos.org, já desmentimos dois textos que citavam o nome de Lair Ribeiro, como o que dizia que ele estaria patrocinando o remédio Rx20, que poderia prevenir a catarata, e o que apontava que o médico teria afirmado que o suplemento Gota Trizen poderia curar a depressão. Desde que as primeiras fake news envolvendo Lair Ribeiro começaram a circular na internet, o próprio médico fez questão de vir a público e informar seus pacientes e seguidores que não faz esse tipo de propaganda ou anúncio.

O que acontece com quem compra o suplemento?

Para começo de história, vai pagar caro. Cada frasco anunciado no site custa R$200. Não só isso: vai pagar caro por um produto suspeito que é anunciado por meio de propaganda enganosa. E se isso não fosse o suficiente, vai pagar caro por um produto que não é recomendado para “curar dores” (um termo bem genérico e suspeito, até porque sabemos que os remédios para dores são prescritos de acordo com o tipo da dor). E por fim, ainda existe grandes chances da pessoa comprar e não receber o produto. Inclusive, existem diversos relatos na plataforma Reclame Aqui, afirmando que pagaram pelo produto, mas não receberam.

Conclusão

Golpe ⚠️

Nervocure não é um medicamento e não curou as dores de Raul Gil. Para começo de história, Raul Gil não tem dores no nervo ciático. Em 2023, ele chegou a ser internado e passou por uma cirurgia, mas para corrigir uma hiperplasia na próstata (e o procedimento já estava agendado). No máximo, o apresentador sentiu dores no joelho, mas que passaram sem o uso do Nervocure. A

Além disso, Lair Ribeiro não divulgou e nem apresentou nada para Raul Gil. O médico já disse que não faz esse tipo de propaganda ou anúncio. Depois, o suposto medicamento, na realidade, é um suplemento. E como está sendo anunciado como um produto para curar dores, precisa sim do registro na Anvisa. Dessa forma, ele está sendo vendido de maneira ilegal. Por fim, o valor de cada frasco do produto é caro e existem relatos na internet de pessoas que compraram, mas não receberam o frasco.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).