Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Polícia Federal desenterra 26 caixões com pedras de vítimas da Covid-19 #boato

Polícia Federal desenterra 26 caixões com pedras de vítimas da Covid-19 #boato

Polícia Federal desenterra 26 caixões com pedras de vítimas da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Polícia Federal do Amazonas desenterrou 26 caixões com pedras de vítimas da Covid-19. Vídeo é a prova da fraude.

Passados quase um ano e meio da primeira morte por Covid-19 no Brasil, os boatos lá do início da pandemia começam a ter que receber uma “dose de reforço” em termos de desmentidos (no caso do Boatos.org, acabam indo para a categoria “Clássico”). É o caso da história de hoje, que ressuscita uma notícia falsa de abril/maio de 2020.

Uma mensagem acompanhada de um vídeo de um caixão sendo retirado de um túmulo e encontrado cheio de pedras aponta que a Polícia Federal encontrou 26 caixões cheio de pedras que seriam de vítimas da Covid-19. “POLÍCIA FEDERAL DO AMAZONAS, DESENTERROU 26 CAIXÕES CHEIOS DE PEDRAS! AS PEDRAS MORRERAM DE COVID-19!”, diz a mensagem que circula online.

Confira o desmentido em vídeo

Polícia Federal desenterra 26 caixões com pedras de vítimas da Covid-19?

A história voltou a ser compartilhada em 2021, muito provavelmente como forma de ataque a políticos do Amazonas (como Omar Aziz e Marcelo Ramos, que se colocaram recentemente contra o presidente Jair Bolsonaro). Porém, é falsa a informação que aponta para a tal história do caixão com pedras.

No ano passado, tivemos que desmentir algumas vezes a tal informação falsa. Tudo começou quando a primeira onda de mortes por Covid-19 atingiu o estado do Amazonas (isso ocorreu lá em 2020 de abril) e houve um colapso funerário que resultou em enterros coletivos. À época, negacionistas começaram a espalhar mensagens que apontavam que caixões vazios estariam sendo colocados nas covas só para “apavorar a população”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação em questão era falsa (tanto que não foi comprovada e, inclusive, houve casos de infecções de pessoas que abriram túmulos de parentes), mas não parou por aí. Foi aí que surgiu a tese dos “caixões com pedras”. A tese surgiu porque as pessoas precisavam da “tal prova” de que havia fraude nos enterros. Foi neste contexto que o vídeo surgiu. Só havia um “probleminha”: o vídeo nada tinha a ver com a situação do Amazonas. Relembre o que escrevemos em um desmentido sobre o assunto:

Assim como em outros casos, a história nada tem a ver com fraude nos números do coronavírus. Isso porque as imagens foram registradas no dia 30 de maio de 2017, em São Carlos (SP). Na verdade, as imagens fazem parte de uma investigação da Polícia Civil sobre uma suspeita de fraude em seguros de vida no município. Na época, desenterraram o caixão vazio para ajudar a comprovar a fraude.

Não satisfeitos com a informação falsa, houve, ainda mais dois boatos criados com base nas histórias do caixão com pedras. Um foi por meio de um vídeo gravado por uma mulher em Minas Gerais (que, inclusive, teve que responder processo e se retratar publicamente). Outro foi uma tese que as mortes caíram porque Bolsonaro havia trocado o ministro da Saúde (o que também não tem lógica).

Vale apontar que, passado mais de um ano desde o primeiro boato sobre o assunto, não temos nenhum caso confirmado de “falso enterro” por causa de vítimas da Covid-19. Infelizmente, dados apontam que há mais chances de subnotificação de mortos do que, como tentam sugerir esses boatos, de supernotificação de mortes por Covid-19.

Resumindo: é falso que a Polícia Federal descobriu 26 caixões com pedras de mortos por Covid-19. O vídeo que está circulando não é relacionado à pandemia, não é do Amazonas e não há qualquer prova (mesmo depois de um ano após o início da fake news) que caixões de vítimas das Covid-19 estão sendo enterrados com pedras, serragens ou mesmo vazios.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso