Mortes em Manaus caíram depois que Bolsonaro mandou Teich visitar hospitais e PF do Amazonas descobrir 26 caixões com pedras #boato

Boato – Foi só o presidente Jair Bolsonaro enviar o ministro Nelson Teich visitar os hospitais de Manaus e a Polícia Federal do Amazonas descobrir 26 caixões com pedras para o número de mortes por Covid-19 cair. 

Infelizmente, o número de infectados e mortos por decorrência da Covid-19 só tem crescido nos últimos dias (isso deve acontecer até o Brasil atingir o chamado “pico” da curva de infecção). Mesmo assim, ainda há pessoas que acreditam que a Covid-19 não é tudo isso e que não passa de uma “grande farsa”. A prova disso está na tese de que “bastou fiscalização” para o número de mortos cair.

De acordo com um texto que circula online, o número de mortos em Manaus caiu drasticamente após Bolsonaro enviar o ministro da Saúde, Nelson Teich, para o Amazonas e a Polícia Federal do estado descobrir 26 caixões com pedras. Leia as duas mensagens que circulam online (a segunda delas é acompanha por um vídeo):

Versão 1: BOMBA, SEGUNDO O GOVERNO DE MANAUS, TODO DIA ESTAVA MORRENDO 140 PESSOAS NO AMAZONAS, SÓ FOI BOLSONARO MANDAR O MINISTRO DA SAÚDE IR PARA MANAUS VISITAR OS HOSPITAIS , QUE ONTEM MORREU 46 PESSOAS NO ESTADO TODO, SENDO QUE 2 DE COVID 19 E HOJE MORREU 39 PESSOAS NO ESTADO TODO, SENDO QUE 1 DE COVID 19, MAIS AONDE ESTAVA AQUELAS MORTES TODAS ???? BOLSONARO ESTÁ DE OLHO NA SAFADEZA DE CAIXÕES VAZIOS QUE ESTÃO SENDO ENTERRADOS COM PEDRAS E PAUS NO AMAZONAS , EM 2 DIAS HOUVE REDUÇÃO DE 1000% DE MORTES NO ESTADO PQ SERÁ??? PQ O MINISTRO DA SAÚDE ESTÁ NO AMAZONAS!!! Versão 2: POLÍCIA federal do Amazonas desenterrou 26 caixões cheio de pedras. É envolve muita gente do PSDB. Olha só ISSO

Mortes em Manaus caíram depois que Bolsonaro mandou Teich visitar hospitais e PF do Amazonas descobrir 26 caixões com pedras?

A mensagem foi muito compartilhada, principalmente pelas pessoas que acreditam que a economia está acima da saúde e que o coronavírus é uma “tática para derrubar Bolsonaro”. Mas será mesmo que a informação em questão procede? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vamos começar pela segunda parte da balela: a que aponta que a Polícia Federal desenterrou 26 caixões com pedras no Amazonas. As imagens que estão sendo utilizadas para “embasar as provas” já foram desmentidas em outra oportunidade aqui no Boatos.org. Na realidade, as imagens são de 2017 em São Carlos (SP) e nada tem a ver com o coronavírus.

Vale dizer que essa história de “caixões vazios” ou “caixões com pedras” já foram desmentidas em algumas oportunidades aqui no Boatos.org. Falamos de fake news relacionadas a caixões vazios em Minas Gerais, Amazonas e até uma acusação direta ao “PT”. Desmentimos a informação, também, em vídeo: 

Já deu para ver que a história de caixões não existe, mas a coisa não para por aí. Também não é verdade que o número de mortes em Manaus por Covid-19 “caiu” após a visita de Nelson Teich (que, por sinal, não foi ao estado para “fiscalizar mortes” e sim para acompanhar como está a estrutura hospitalar da cidade).

Em nenhum dia, Manaus registrou “140” mortes por Covid-19. Mais do que isso, o estado teve o recorde de mortes por Covid-19 no dia 5 de maio de 2020: 65 óbitos. Ou seja: nem havia morrido tantas pessoas com coronavírus como a mensagem aponta nem parou de morrer “pessoas” só por causa de Nelson Teich e a Polícia Federal do Amazonas.

Resumindo: a história que aponta que Manaus teve uma queda drástica de mortes por causa da visita de Nelson Teich e fiscalização da Polícia Federal do Amazonas é falsa. Não passa de mais um boato que circula online sobre a Covid-19 no estado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2AryYtw

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet