Pfizer colocará microchips da Microsoft na próxima leva de vacinas #boato

Boato – A Pfizer admitiu que colocará microchips da Microsoft na próxima leva de vacinas contra a Covid-19. Eles serão utilizados para aumentar a eficácia.

Uma das fake news mais recorrentes sobre vacinas é a que aponta que elas vêm com “chips”. Esse tipo de boato é ligado diretamente a questões religiosas por, para alguns, ter ligação com o chamado “chip da besta” descrito no livro Apocalipse da Bíblia e também com questões ligadas a grupos conspiracionistas que falam sobre domínio da população por uma “Nova Ordem Mundial”.

Muitas dessas pessoas estão alvoroçadas com uma notícia que aponta que a Pfizer anunciou que a “nova leva” de vacinas contra a Covid-19 vão vir com microchips da Microsoft (empresa de Bill Gates, figura carimbada em fake news). Leia o texto que circula online e aponta para um site em inglês:

A Pfizer admitiu que a “próxima leva” de vacinas contará com microchips da Microsoft, após terem feito um “acordo” com a mesma. Ou seja , agora admitem que existe nano tecnologia similar a um microchip nas vacinas. Venho falando há 1 ano. https://t.co/HIlBhvKX1n

Pfizer colocará microchips da Microsoft na próxima leva de vacinas?

Apesar de a teoria ser um tanto quanto maluca, não demorou para vermos ela circular em perfis de redes sociais no Brasil e outros países. Porém, não é verdade que a Pfizer anunciou que vai colocar um microchip na próxima leva de vacinas.

O próprio histórico deste tipo de boato já nos deixou muito desconfiados. Desde o início da pandemia da Covid-19 já desmentimos histórias como, por exemplo, de que a vacina contra a Covid-19 (desde a primeira leva) iria vir com chips para colher identidade, que Bill Gates estaria planejando coloca um chip na vacina da Moderna, que a Austrália havia aprovado o chip na vacina e até uma suposta foto do chip da “vacina da China”.

Ao buscar por quaisquer informações sobre a Pfizer ter anunciado um microchip na vacina (o que não tem qualquer lógica), nada encontramos a respeito do assunto. Se a história fosse real, o que não iriam faltar era notícias repercutindo a decisão.

Nos restou buscar pela “fonte da informação”. Descobrimos que o site apontou outro site como fonte. E ao olhar o “sobre” da página, vimos que ele não passava (como se autodescrevia) de um site sobre “sátiras do mundo financeiro”. Ou seja: um site de notícias fictícias.

Resumindo: as pessoas estão indignadas por aqui por causa de uma notícia de um site que publica notícias irreais. Ou seja: não é verdade que Pfizer vai colocar um “microchip” da Microsoft na “próxima leva” de vacinas contra a Covid-19.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet