Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Pessoas que usam maconha estão imunes ao novo coronavírus (Covid-19) #boato

Pessoas que usam maconha estão imunes ao novo coronavírus (Covid-19) #boato

Pessoas que usam maconha estão imunes ao novo coronavírus (Covid-19), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Estudo realizado nos EUA confirma que pessoas que usam maconha estão imunes ao novo coronavírus (Covid-19). Os usuários apresentaram maior resistência ao vírus, além de melhora do humor durante o período de quarentena.

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e os vários casos de infecção e mortes pelo vírus no último mês, em todos os países, inclusive o Brasil, vira a mexe, surgem na internet boatos de possíveis formas de cura ou prevenção da doença, que vão desde remédios, receitas caseiras e até, acredite, maconha. É isso mesmo.

Uma publicação que começou a circular principalmente no WhatsApp, em forma de print supostamente tirado do site de notícias G1, dá conta de que pessoas que usam maconha estariam imunes ao novo coronavírus. A informação é de um suposto estudo realizado nos Estados Unidos, em que pesquisadores teriam notado que os usuários da droga demonstraram maior resistência ao vírus, além de melhora do humor durante a quarentena.

Ainda de acordo com a mensagem que está sendo compartilhada, o mesmo estudo também teria indicado que os fumantes de nicotina (cigarro) apresentaram os piores resultados. Confira, a seguir, o texto original da publicação que está rodando online:

Atenção! Não acredite em cura milagrosa do novo coronavírus

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Coronavírus: Após estudo realizado nos Estados Unidos, pesquisadores afirmam: “Pessoas que fazem uso da maconha, estão imunes ao Covid-19.”. Fumantes de nicotina apresentaram os piores resultados, como era de se esperar. A surpresa apareceu com quem fumava a maconha, eles demonstraram resistência contra o vírus Covid-19, além da melhora do humor durante o período de quarentena.

Pessoas que usam maconha estão imunes ao novo coronavírus (Covid-19)?

Obviamente, assim como outras supostas formas de “cura” ou prevenção do vírus causador da pandemia, a notícia também viralizou rapidamente. Mas será mesmo que pessoas que usam maconha estão imunes ao novo coronavírus (Covid-19)? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, a mensagem da publicação que está se espalhando entre os internautas carrega todas as características de fake news: é vaga (não indica quando o estudo foi realizado), alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo noticiado.

Em segundo lugar, é impossível contar nos dedos os vários boatos que “brotaram” na internet nos últimos dias sobre uma suposta cura do novo coronavírus. Aqui mesmo no Boatos.org, nós já desmentimos muitos deles, inclusive, o que dizia que cientistas teriam descoberto que a cocaína mata o novo coronavírus, o de que supostamente uísque e mel ajudam a combater o Covid-19 e, ainda, daquele que ensinava uma receita caseira falsa de água morna, vinagre e sal para curar a doença.

Além disso, ao buscarmos pela tal notícia no site de notícias G1, de onde supostamente foi tirado o tal print, nada encontramos, bem como também não achamos nada sobre o tal estudo sobre a maconha.

Por fim, vale ressaltar que tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Ministério da Saúde apontam que ainda não há vacina ou cura para o novo coronavírus. Um estudo realizado pelo Instituto Flamenco de Biotecnologia (VIB), na Bélgica, está chegando mais perto de encontrar o tratamento para a infecção pelo Covid-19. Os cientistas descobriram um anticorpo capaz de neutralizar o vírus. Não é a cura, mas um passo a mais em direção ao tratamento contra o vírus.

Além dos belgas, Estados Unidos e China também anunciaram na última terça-feira (17/03) o início de testes de vacinas em humanos para tentar chegar à cura do novo coronavírus. Outros países também estão estudando remédios, vacinas e testes para combater a pandemia. Em nenhum deles, há menções à maconha.

Resumindo: A publicação que dá conta de que pessoas que fazem uso de maconha estão imunes ao novo coronavírus não é verdadeira. A suposta matéria do site G1 que teria divulgado o tal estudo nem mesmo existe, além de que a OMS e Ministério da Saúde já afirmaram que ainda não foi encontrada a cura para a contaminação pelo Covid-19.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MF7olM