Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Olímpia (SP) está sob surto de meningite viral #boato

Olímpia (SP) está sob surto de meningite viral #boato

Boato – Há um surto de meningite viral na cidade de Olímpia (SP). Não viajem para lá porque já morreram três crianças e há quatro casos suspeitos.

Quando uma notícia real sobre um caso de morte por causa de uma doença é veiculada na mídia, há grandes chances de notícias falsas (e bem alarmistas) virem no reboque dela. Isso já aconteceu com doenças como gripe “comum”, gripe H1N1, sarampo e até conjuntivite. A eleita de hoje é outra doença: a meningite.

Circula na internet uma mensagem que aponta que a cidade de Olímpia (localizada no interior de São Paulo) passa por um surto de meningite viral. A mensagem (que circulou por WhatsApp e Facebook) aponta que não é recomendável ir até a cidade (que tem como principal atividade o turismo) e que já morreram três crianças. Leia a mensagem:

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA: OLÍMPIA-SP “ ATENÇÃO Pessoal, se alguém tiver intenção ou conhecer alguém que estar pensando em ir para Olímpia-SP, avisa para não ir, estar tendo surto viral de meningite já faleceu 3 crianças e 4 estão internadas. Fica o Alerta. “

Cidade de Olímpia (SP) está sob surto de meningite viral?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem se espalhou em muitos locais na internet e já deixou muita gente que programou as suas férias de verão preocupada. Mas será mesmo que as informações sobre o “surto de meningite em Olímpia (SP)” que circulam por aí são reais? Tecnicamente, não são. Vamos aos fatos.

Antes de falar do texto em si, é importante fazer uma ressalva. É fato que as autoridades do município paulista adotaram medidas por causa da morte de um garoto com suspeita da doença (como o cancelamento das aulas e de um evento público). Porém, a informação dos números e de que a cidade está sob surto são falsas.

Como vocês viram no link anterior, o número de mortes da mensagem não procede. De acordo com dados da Prefeitura, há dois casos de óbito com suspeita da doença e um caso suspeito no qual o paciente se recupera bem. Ou seja, os números na mensagem estão, digamos, inflados.

Não para por aí. A informação de recomendação para que não se viaje para a cidade e que há um surto de meningite viral também são falsas. Como, de acordo com a própria Prefeitura, os casos ocorreram em locais diferentes e em meses diferentes, não se trata de um surto. Leia nota:

A Prefeitura de Olímpia esclarece que não há nenhum surto de meningite no município. O surto ocorre apenas quando os casos da doença são registrados num mesmo espaço, o que não aconteceu no município, uma vez que os dois pacientes que vieram a óbito não possuíam nenhum vínculo de bairro, escola, idade, além não terem ocorrido no mesmo mês, tratando-se de casos isolados. Ressalta ainda que uma única criança estava internada, mas recebeu alta médica no início da noite desta sexta-feira (7).

A Saúde volta a reforçar que não há motivos para pânico e que a cidade está preparada para atender a população e os visitantes. O município solicita a colaboração da sociedade para não compartilhar informações inverídicas e de alarmismo e acrescenta que algumas medidas anunciadas foram adotadas, por precaução, atendendo pedido dos próprios moradores como forma de tranquilizar a população.

Vale dizer, ainda, que a cidade de Olímpia não é a única do estado de São Paulo a ter casos da doença em 2018. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, de janeiro a setembro deste ano, o estado teve 4727 casos da doença e 294 mortes. O número não indica surto ou epidemia pois segue a média dos últimos anos.

Resumindo: a história que aponta que há um surto de meningite na cidade de Olímpia (SP) é falsa. Apesar de a cidade ter dois casos suspeitos da doença e as aulas (por precaução) terem sido suspensas, o alerta que circula online não procede.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.