Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hoax: Cuiabá possui surto de H1N1 e governo não divulga por causa da Copa

Hoax: Cuiabá possui surto de H1N1 e governo não divulga por causa da Copa

Boato diz que Cuiabá sofre com surte de gripe suína
Boato diz que Cuiabá sofre com surte de gripe suína

Boato – mensagem divulgada no WhatsApp afirma que a cidade de Cuiabá está com surto de H1N1. Governo não estaria divulgando por causa da Copa do Mundo

A pandemia do vírus H1N1 que assustou o mundo surgiu em 2009, quando a doença ainda era conhecida como gripe suína. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia foi decretada por ter existido em mais de 75 países e em diferentes continentes. O vírus original, conhecido como Influenza A, após uma mutação foi o responsável pela gripe espanhola e pela gripe suína.

A doença que deixou inúmeras pessoas sem ir para o trabalho e crianças fora da escola no Brasil já foi vítima de boatos na internet. Em 2010, circulou por e-mail que a vacina anti-H1N1 teria substâncias tóxicas que serviriam para diminuir a população mundial.

Atualmente, a doença voltou a aparecer em uma história suspeita. O texto, divulgado no aplicativo WhatsApp, aponta que Cuiabá (MT) estaria com um surto de H1N1 e que o fato foi confirmado por um atendente de um posto de saúde. O autor do texto é desconhecido. Confira o texto na íntegra abaixo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Pessoal bom dia venho trazer uma notícia não muito boa, o governo não está deixando espalhar por causa da Copa, mais há um surto de H1N1, o bairro do porto está em quarentena. Já morreu muita gente, inclusive um gerente de um banco no porto,  então ‘procurem vacinas, usar álcool em gel, cuidado com bancos, shopping, ônibus  lugares com muita rotação  ontem 03/06/14, teve vacinação para os servidores públicos do palácio, por aí vocês  tirem suas conclusões.

Acabo de chegar do posto de saúde, e pela atendente foi confirmado: surto de H1N1… Não está sendo divulgado por causa da COPA, evitando assim um CAOS SOCIAL! Ps. Porto em quarentena; CPA e diversos outros bairros em estado de alerta! Repassem aos seus amigos e familiares! Ps. Os postos de saúde estao vacinado qualquer Pessoa, independente da idade!!!”

Se você é mato-grossense, não precisa se assustar. Felizmente não há indício nenhum de que possa existir um surto de H1N1 no estado. Não passa de uma mensagem escrita com péssimas intenções e que não deixa dúvida sobre sua falsidade. A ausência de pontuação correta e erros de ortografia já demonstram que o texto pode ser falso.

O Estado já negou que exista qualquer surto e esclareceu dados por meio de um texto que assume que houve 12 óbitos por H1N1 no ano. Assim como não está sendo aplicada quarentena em nenhum bairro da capital Cuiabá, conforme aponta reportagem do Globo. Vale lembrar que a gripe comum mata tanto ou mais do que esse número por ano. As mortes normalmente se dão por pessoas que já estão debilitadas.

O site ExtraMT também já desmentiu o boato. Novamente, um boato envolvendo a doença é divulgado de forma infeliz por tratar de um assunto tão sério. O Governo do Mato Grosso fez questão de esclarecer que não há surto de H1N1 e dar dicas de prevenção da doença.