Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Nelson Teich pediu demissão no Ministério da Saúde por ter recebido ameaças de morte #boato

Nelson Teich pediu demissão no Ministério da Saúde por ter recebido ameaças de morte #boato

Nelson Teich pediu demissão no Ministério da Saúde por ter recebido ameaças de morte, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-ministro da Saúde Nelson Teich pediu demissão do cargo por ter recebido ameaças de morte por parte de máfias ligadas ao tráfico de drogas que estavam desviando dinheiro da saúde.

É sempre assim. Mais ou menos 48 horas depois de um acontecimento bombástico, fake news acabam sendo desmentidas na internet. Esse é o tempo entre o impacto da notícia real, a criação do fake, a viralização e a produção do desmentido. É isso que está acontecendo com as fake news que envolvem a demissão do ex-ministro da Saúde Nelson Teich.

A última das histórias que circula online dá conta de que Nelson Teich deixou o cargo de ministro porque sofreu ameaças de morte (ou teve ameaças de morte direcionadas a membros da família). As mensagens apontam, ainda, que as ameaças acabaram vindo de “máfias” ligadas ao tráfico de drogas que estavam desviando dinheiro da saúde. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: FAZ TODO SENTIDO pois, quando o ex ministro esteve no estado do AMAZONAS, (MANAUS) repentinamente as mortes de Covid-19 por lá cessaram, e logo a seguir o MINISTRO esteve no RIO DE JANEIRO e pouco depois pediu demissão.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: JÁ HÁ RUMORES QUE O EX MINISTRO NELSON TEICH PEDIU DEMISSÃO POR TER RECEBIDO AMEAÇA DE MORTE, POIS EM VISITAS EM MANAUS E NO RIO DE JANEIRO DESCOBRIU FRAUDES E DESVIOS E OS NÚMEROS DE MORTOS NÃO SÃO OQUE A MÍDIA MOSTRA. Versão 3: Sentem… Dr Teich pediu demissão: ameaça de morte de membro na família: máfia da corrupção no Rio ligado ao tráfico!!!

Versão 4: Um super passarinho voador me contou: Bolsonaro assumiu levar a “meia culpa” e liberar o Teich, deixar todos achando que ele pediu demissão por conta da Cloroquina, isolamento, etc. A verdade é que o Dr Teich + PF desvendaram muitas falcatruas! Inclusive de procedimentos até mesmo “assassinos”, caso em Manaus… O rio seria a próxima grande investida com a grande possibilidade de intervenção no estado. As empresas envolvidas nas vendas de EPIs e respiradores estão ligadas ao tráfio de Drogas!! Witzel “pôs” na justiça o sigilo de compras até 1bilhão durante a Covid!!!

Nelson Teich pediu demissão no Ministério da Saúde por ter recebido ameaças de morte?

A mensagem circulou com muita força na internet e deixou algumas pessoas curiosas sobre as tais ameaças. Mas será mesmo que Nelson Teich pediu demissão por ter recebido ameaças? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos causou muitas desconfianças. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis (não, um “passarinho” não é uma fonte confiável).

Para além disso, temos visto uma tendência recente de informações falsas relacionadas ao ex-ministro da Saúde. Já desmentimos a história que aponta que a esposa de Nelson Teich seria representante do Remdesivir no Brasil e o e-Farsas já desmentiu a história que apontava que ele assumiria a Secretaria de Saúde em São Paulo.

Com esse histórico, resolvemos buscar por mais detalhes a respeito do assunto. Foi aí que descobrimos duas coisas. A primeira delas é que a tal história de “ameaças” não estava em nenhuma fonte confiável. A segunda é que a tal mensagem só circulou em mensagens em redes sociais (nenhuma apresentando provas das tais ameaças).

Para além de a história ter “brotado do nada”, a mensagem ainda tem informações falsas e/ou absurdas. Vamos listá-las. 1) Não é verdade que as mortes “cessaram” quando Teich foi para Amazonas. 2) Teich não “descobriu nada de desvios”. Quem faz investigações é a polícia e não o Ministério da Saúde. E aí, não teria muita lógica “ameaçar Teich” achando que as investigações cessariam. 3) Não há nenhuma prova de que o tráfico de drogas esteja ligado a fraudes na saúde e que haveria intervenção federal no Rio.

Dada a “fonte” (ou falta de), informações erradas na mensagem e falta de provas (ou lógica), podemos dizer que a tese que aponta que Nelson Teich saiu do Ministério da Saúde por causa de ameaças não passa de mais um boato relacionado ao acontecimento que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B