Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Esposa do ex-ministro Nelson Teich é representante do Remdesivir no Brasil #boato

Esposa do ex-ministro Nelson Teich é representante do Remdesivir no Brasil #boato

Esposa do ex-ministro Nelson Teich é representante do Remdesivir no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Está explicada a razão pela qual Nelson Teich saiu do Ministério da Saúde. A sua esposa é representante do Remdesivir no Brasil e o dono do laboratório é George Soros.

Na última sexta-feira (15), Nelson Teich deixou, antes de completar um mês no cargo, o Ministério da Saúde. A saída de Nelson Teich se deu após o presidente Jair Bolsonaro insistir no uso da hidroxicloroquina (que ainda não tem a eficácia comprovada) no tratamento contra o coronavírus e considerar atividades como academias e salões de beleza como essenciais. No meio disso, algumas “acusações” contra o ex-ministro surgiram na internet.

Uma delas aponta, por meio de mensagens soltas em redes sociais, que a “esposa de Nelson Teich” seria a representante do Remdesivir (medicamento que, assim como a hidroxicloroquina, é candidata a ser utilizada no tratamento contra o coronavírus, mas ainda não tem eficácia comprovada) no Brasil. A mensagem aponta, ainda, que George Soros seria o dono do laboratório. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: BOMBA !!! MULHER DO EX MINIST. TEICH, É REPRESENTANTE DO (REDEMSIVIR) . O DONO DO LABORATÓRIO É GEORGE SOROS. NÃO QUEREM A CLOROQUINA. PASMEM!! Versão 2: O REMÉDIO Q O EX MINISTRO TEICH TAVA RECOMENDO CUSTA R$1.146 E A ESPOSA DELE TRABALHA COM ESSE MEDICAMENTO, ENTENDEU?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 3: O LABORATÓRIO DREMÉDIO REDENSEVIR PERTENCE AO GEORGE SOROS NARCOTESFICANTE. ( patrocinador comunista mundial) NO BRASIL A MULHER DE TEICH REPRESENTA ESTE LABORATÓRIO. CUSTA O TRATAMENTO DE CADA PACIENTE 5 MIL DÓLARES. A CLOROQUINA ASSOCIADA A AZITROMICINA CUSTA DEZ REAIS. E NINGUÉM MORRE E NEM PRECISA DE RESPIRADOR. ENTENDERAM PORQUE O TEICH ERA CONTRA A CLOROQUINA?

Esposa do ex-ministro Nelson Teich é representante do Remdesivir no Brasil?

A mensagem se espalhou com muita força na internet e deixou muita gente irritada com o ex-ministro da Saúde. Mas será mesmo que a esposa de Nelson Teich é representante do Remdesivir no Brasil? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem, por si só, já nos deixa desconfiados. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga (sequer diz o nome da tal “esposa de Nelson Teich”), alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Para além disso, boatos contra “ex-ministros de Bolsonaro” são comuns na web (vide os casos de Moro e Mandetta, que sofreram ataques em redes sociais após saírem do governo).

Com esse histórico e características, resolvemos buscar por mais detalhes em relação ao assunto. Como era de se esperar, descobrimos que as tais informações contidas na mensagem não procedem. Vamos começar com a parte que cita George Soros.

Ao contrário do que apontam algumas das mensagens, George Soros não é “dono do laboratório” que fabrica o Remdesivir. Essa tese já foi desmentida em sites de checagem nos Estados Unidos. A história foi desmentida pelo Snopes e pelo Politifact.

A parte da mensagem que fala da esposa de Nelson Teich também não procede. Resolvemos buscar sobre informações relacionadas à “esposa” e chegamos ao nome de Danny Teich. Ela é uma socialite e empresária. Em 2011, chegou a abrir uma grife com o seu nome e é sócia do marido na Teich Health Care, uma consultoria médica. Não achamos nada sobre ela ser “representante do Remdesivir (medicação que sequer é autorizada pela Anvisa no país) no Brasil”.

Vale pensar em uma questão lógica. Não é de hoje que se fala no Remdesivir como candidato a curar a Covid-19 (frisamos que ainda não há comprovação científica da eficácia). Se, de fato, a esposa de Nelson Teich fosse “representante do medicamento” isso viraria notícia na ocasião da posse do ministro (quando ele assumiu, fizeram uma devassa na sua história).

Resumindo: a história que aponta que a esposa de Nelson Teich é sócia do Remdesivir no Brasil é falsa. Além de a história ter informações erradas (como as que ligam George Soros ao fabricante do remédio), ela, assim como tantas outras, “brotou do nada” e não é balizada por fontes confiáveis.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B