Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT manda enterrar caixões vazios para dar golpe em Bolsonaro #boato

PT manda enterrar caixões vazios para dar golpe em Bolsonaro #boato

PT manda enterrar caixões vazios para dar golpe em Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Denunciaram hoje no Jornal da Band que o PT (Lula e José Dirceu) estão mandando enterrar caixões vazios no Amazonas para apavorar a população e dar um golpe em Bolsonaro.

Chegamos a uma fase das fake news sobre a Covid-19 em que denúncias falsas estão ficando repetitivas (será um indício na diminuição de fake news sobre o assunto?). A prova disso é que vamos ter que tratar novamente de uma história desmentida nesta semana.

Está circulando uma imagem aponta que o PT (Lula e José Dirceu) está mandando que caixões vazios sejam enterrados no Amazonas. A intenção seria dar um golpe em Bolsonaro e causar pânico na população do Amazonas. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo

Golpe. Tudo combinado PT manda enterrar caixões vazios. Estão enterrando caixões vazios para causa pânico a população do amazonas. Denunciaram hoje no jornal da Band. Covarde. “Aí nós vamos tomar o poder que é diferente de”

PT mandou enterrar caixões vazios para dar golpe em Bolsonaro?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente deve ter ficado “chocado” com o absurdo promovido por Lula e José Dirceu. Mas será mesmo que a informação que aponta que o PT mandou enterrar os tais caixões é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, não há muito o que explicar. Isso porque desmentimos o mesmo boato (a única diferença era que o PT não estava citado na história). Como boa parte do que foi desmentida na época vale para agora, relembre o que foi dito:

Assim como em tantos outros boatos na internet, a mensagem em questão tem características como ser vaga, alarmista e com erros de português. Para além disso, tentamos achar pela informação nas fontes citadas (Jornal da Band e Polícia Federal) e nada encontramos.

Não houve nenhuma matéria do Jornal da Band denunciando que caixões vazios estão sendo colocados nas covas de Manaus. Ao buscar por qualquer investigação da Polícia Federal, também não encontramos nada. É importante citar que não faz muito que desmentimos uma fake news que falava que a PF estaria investigando as mortes por Covid-19.

Ao tentar buscar mais detalhes sobre a suposta denúncia, descobrimos que, assim como outras fake news sobre o coronavírus, ela “brotou do nada” e não apresenta nenhuma prova (algo necessário quando falamos de uma denúncia tão grave). Mais do que isso: descobrimos que ela já foi, inclusive, desmentida.

A Agência Lupa, que também verifica informações na internet, falou com a direção da Band Amazonas, da Band nacional e com Prefeitura de Manaus. Todos citaram que a informação não procede.

Desmentido o grosso da história, vamos a mais um “detalhe”: não haveria como o PT mandar enterrar os tais caixões vazios no Amazonas. Isso porque o governador do Amazonas é Wilson Lima (PSC) e o prefeito de Manaus é Arthur Virgílio (PSDB). Ou seja: o partido não tem controle político no estado ou município.

Resumindo: a história que aponta que o PT mandou enterrar caixões vazios no Amazonas é falsa. Não passa de uma nova versão de um boato que acabamos de desmentir por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Otkv5l