Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Máscara baixa imunidade, causa água no pulmão e pneumonia #boato

Máscara baixa imunidade, causa água no pulmão e pneumonia #boato

Máscara baixa imunidade, causa água no pulmão e pneumonia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uso de máscara pode baixar a imunidade e congestionar os pulmões, ocasionando acúmulo de líquido e levando à morte.

Mesmo após 8 meses depois do primeiro caso de Covid-19 registrado no Brasil, as fake news sobre o assunto seguem firmes e fortes. Mesmo aquelas que já foram desmentidas ao longo do tempo.

Infelizmente, muita gente maldosa ainda segue espalhando desinformação por aí e colocando a vida de diversas pessoas em risco, especialmente, quando se trata de medidas de proteção contra o SARS-CoV-2 (o novo coronavírus).

Nos últimos dias, uma história tem feito sucesso nas redes sociais. De acordo com a publicação, o uso de máscaras pode baixar a imunidade e congestionar os pulmões. Ainda segundo a publicação, o acúmulo de líquido ocasionado pelo uso da máscara pode ser de difícil tratamento e até levar à morte. “Máscaras podem baixar imunidade e congestionar pulmões, alertam médicos: O acúmulo de líquido nos pulmões pode ser muito difícil de tratar e pode resultar em morte em casos graves de pneumonia e outras doenças”, alerta a mensagem.

Máscara baixa imunidade, causa água no pulmão e pneumonia?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais e tem sido amplamente compartilhada no Facebook e no WhatsApp. Apesar disso, a história não passa de balela.

Basta olhar para a publicação para perceber que ela apresenta diversas características de fake news, como o caráter vago, bastante alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, desde o início da pandemia da Covid-19, diversas informações falsas sobre o uso da máscara têm circulado na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que o uso prolongado de máscaras de proteção pode causar hipóxia (baixa oxigenação). Também a que indicava que uma menina de 13 anos teria morrido na Alemanha, após usar máscara e respirar o próprio CO2 e, por fim, a que apontava que a máscara ajudaria o coronavírus a se espalhar por causa do gás carbônico.

Pois bem, esse papo de que a máscara pode baixar a imunidade, além de ser antigo, também não tem nada de verdade. A história, inclusive, já foi desmentida pelo Projeto Comprova. De acordo com os especialistas consultados pelo serviço de checagem, todas as máscaras permitem a respiração. Além disso, as máscaras impedem a passagem de gotículas maiores, mas não impedem a troca do ar.

Se isso não bastasse, a teoria de que as máscaras poderiam baixar a imunidade também não faz o menor sentido. Não existe nenhuma comprovação científica de que isso aconteça. Segundo os especialistas consultados pelo Projeto Comprova, a imunidade é composta por anticorpos e que eles não são afetados pelo uso de um objeto na frente do rosto.

Já a teoria de que a máscara poderia causar “acúmulo de líquido no pulmão”, isto é, um edema, também não tem nenhuma comprovação científica. A informação, inclusive, já foi desmentida por um serviço de checagem dos Estados Unidos. Se a teoria realmente fosse verdade, todos os médicos e enfermeiros já teriam desenvolvido edemas pulmonares.

Por fim, temos a teoria de que as máscaras poderiam causar pneumonia. A verdade é que essa história não faz o menor sentido e é um tanto quanto absurda! A pneumonia, aliás, é um dos problemas desenvolvidos após a contaminação pela Covid-19. Dessa forma, usar máscara ajudaria na proteção e no não-desenvolvimento desse problema. Logo, na realidade, é o ato de não usar a máscara que pode causar o aparecimento de pneumonia em decorrência da Covid-19.

Em resumo: a história que diz que usar máscaras de proteção pode baixar a imunidade, causar acúmulo de líquido no pulmão e pneumonia é falsa! Nenhuma das teorias citadas na história possui comprovação científica. A imunidade não tem nada a ver com o uso da máscara, mas sim com a produção de anticorpos. Edemas e pneumonia também não possuem relação com o equipamento de segurança. Se isso fosse verdade, todos os profissionais da saúde já teriam desenvolvido problemas como esse. Por fim, diversos serviços de checagem já desmentiram a informação e especialistas no assunto já afirmaram se tratar de balela. Ou seja, a história não passa de boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK