Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Mamão é o “rei das frutas” de acordo com a OMS e cura o câncer #boato

Mamão é o “rei das frutas” de acordo com a OMS e cura o câncer #boato

Mamão é o rei das frutas de acordo com a OMS e cura o câncer, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Mamão é capaz de curar o câncer e foi considerado pela OMS como o rei das frutas por dois anos consecutivos

Diariamente, nos deparamos com promessas de cura de doenças de difícil tratamento, como o câncer. Esse tipo de publicação acaba chamando a atenção de muitas famílias desesperadas que querem ver seus entes queridos se recuperarem.

Com isso, muitas pessoas se deixam levar por essas orientações e adotam tratamento alternativos, que podem não só prejudicar os tratamentos convencionais como também não serem úteis para combater as doenças.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, o mamão foi considerado o “rei das frutas” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por dois anos consecutivos. Segundo a história, o mamão também seria capaz de curar o câncer e teria mais nutrientes do que qualquer outra fruta. Ainda segundo a história, um exercício simples também seria capaz de prevenir o aparecimento do Alzheimer. De acordo com a orientação, bastaria realizar alguns movimentos com a língua, logo ao acordar, para reduzir as chances de se ter Alzheimer e até para  controlar a doença. Confira:

“*[ Mamão é FC o Rei das Fruta ]* No futuro, o novo método de tratamento para tumores malignos não é mais Quimioterapia, Radioterapia ou Cirurgia, mas Mudar a Dieta para Melhorar os Novos Vasos Sanguíneos! Grande conhecimento médico! Uma dieta de alta qualidade é a quimioterapia natural três vezes ao dia. As informações a seguir devem ser levadas a sério, são simples e fáceis de implementar, e são muito boas! O que você talvez não saiba é: o *mamão*, que costumamos achar estranho e fácil de conseguir, é o *Rei das Frutas*! O tomate que o médico elogiou não era nada comparado ao mamão. O mamão foi eleito pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a fruta de maior valor nutricional por dois anos consecutivos, ou seja, o Rei das Frutas! O valor nutricional do mamão é: 1. *Cálcio*: O mamão é 2 vezes maior que o da maçã. 2. *Vitamina C*: O mamão é 13 vezes o da maçã, 7 vezes o da banana, 7 vezes o da melancia, 8 vezes o da cereja e 1,3 vezes o do abacaxi. 3. *Vitamina A*: O mamão é 10 vezes o do kiwi, 18 vezes o da maçã, 1,5 vezes o da goiaba, 15 vezes o da banana, 1,5 vezes o da melancia, 15 vezes o da cereja e 16 vezes o do abacaxi. 4. *Vitamina K*: O mamão é 5 vezes que a banana, 2,5 vezes que a melancia e 4 vezes que o abacaxi. Ótimo novamente! Relacionado a proteção ocular… 5. *Carotenóides, licopeno, B-caroteno, luteína e zeaxantina, etc. O mamão é 2.000 vezes maior que o kiwi! Kiwis, maçãs, cerejas, abacaxis, bananas, goiabas, nenhum desses possui esses ingredientes. Ótimo ! 

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A fonte de dados acima é do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) 2016. *[Nota]* Sofro de câncer há 16 anos. Eu fiz quimioterapia. Alguns médicos me disseram para comer mais mamão. O coração de gratidão é indescritível, só espero que mais pessoas possam se beneficiar disso! Quando você for visitar no futuro, se escolher fruta como presente, pode trazer *MAMÃO*! De acordo com um Médico dos EUA: Depois dos 50 anos alguém pode experimentar muitos tipos de doenças. Mas o que mais me preocupa é o Alzheimer. Não só eu não seria capaz de cuidar de mim mesmo, mas isso causaria muita inconveniência para os familiares Um dia, meu filho Sushil chegou em casa e me disse que um médico amigo ensinou-lhe um exercício de língua. O exercício da língua é eficaz para reduzir o aparecimento de Alzheimer e também é útil para reduzir/melhorar *1* Peso corporal *2* Hipertensão *3* Coágulo de Sangue no Cérebro *4* Asma *5* Miopia *6* Zumbido no ouvido *7* Infecção na garganta *8* Infecção no ombro/pescoço *9* Insônia Os movimentos são muito simples e fáceis de aprender

Todas as manhãs, ao lavar o rosto, em frente ao espelho, faça o seguinte exercício: *Estique a língua e mova-a para a direita e depois para a esquerda por 10 vezes* Desde que comecei a exercitar minha língua diariamente, houve melhora na minha Retenção Cerebral. Minha mente estava clara e fresca e houve outras melhorias também… 1 Visão distante 2 Sem vertigem 3. Bem-estar melhorado 4. Melhor digestão 5. Menor gripe/resfriado Estou mais forte e mais ágil. O exercício da língua ajuda a controlar e prevenir o Alzheimer… Pesquisas médicas descobriram que a língua tem conexão com o BIG Brain. Quando nosso corpo fica velho e fraco, o primeiro sinal que aparece é que nossa língua fica rígida e muitas vezes tendemos a nos morder. Exercite sua língua com frequência vai estimular o cérebro, ajudar a reduzir o encolhimento de nossos pensamentos e, assim, alcançar um corpo mais saudável. *Idosos, por favor, encaminhe!* Encorajo cada pessoa que recebe este boletim a encaminhá-lo para seus amigos, com certeza pelo menos uma vida será salva. Eu fiz a minha parte, espero que você possa fazer a sua. Obrigado”.

Análise da mensagem que está circulando online

O texto não é completamente novo e já o vimos circular em diversas redes sociais, como no Facebook (onde tem enganado muitas pessoas atualmente) e no WhatsApp. Além disso, assim como outras histórias que já desmentimos por aqui, o texto de hoje apresenta características marcantes, como o caráter vago, o tom extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis para confirmar a informação.

Como já citamos anteriormente, não é de hoje que histórias falsas com supostas curas de doenças complexas e sem cura atualmente circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu muitas delas, inclusive, sobre a cura do câncer (aqui, aqui e aqui).

Checagem do conteúdo e questões a serem feitas

O conteúdo levanta diversas questões a serem respondidas. A principal é se, de fato, o mamão foi considerado o rei das frutas pela OMS. Além disso, temos a questão de que o mamão realmente seria capaz de curar o câncer e, por fim, se os exercícios com a língua citados no texto poderiam mesmo evitar o Alzheimer.

Mamão é, de fato, o “rei das frutas” de acordo com a OMS?

Não! O mamão, de fato, possui muitas qualidades nutricionais. Porém, é um exagero completo dizer que é a fruta com mais nutrientes. Na realidade, não existe uma fruta melhor que a outra e elas se complementam quando o assunto é saúde (uma vez que uma apresenta um determinado nutriente ou vitamina em maior quantidade que outra). O mesmo vale para outras categorias de alimentos: uma boa alimentação vem de combinações saudáveis e inteligentes. Nenhum alimento é autossuficiente.

Se isso não bastasse, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desmentiu a história. O conteúdo chegou a circular até na Tailândia e foi desmentido pelo serviço de checagem da AFP. Em entrevista à AFP, um porta-voz da OMS informou que não recomenda nenhum alimento em específico, mas que incentiva o consumo de frutas e vegetais em geral. Além disso, o porta-voz da OMS também destacou que o órgão nunca recomendou o consumo isolado de mamão. Se isso não fosse o suficiente, não existe nenhum comunicado ou documento no site da OMS que sustente a história.

Mamão cura o câncer?

A resposta é simples: não! Em 2010, um estudo da Universidade da Flórida identificou propriedades que poderiam combater o câncer no chá do extrato e das folhas do mamão papaia. Porém, os testes foram feitos apenas em laboratório. Já em 2021, uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP) descobriu que a pectina, um tipo de fibra solúvel presente no mamão maduro, poderia inibir o surgimento de lesões pré-neoplásicas a (células que apresentam uma alteração mais ainda não se desenvolveram para um câncer).

Os testes foram realizados em ratos de laboratório com lesões pré-neoplásicas no intestino e mostraram a ação positiva da pectina na redução das lesões. O estudo também mapeou a ação das fibras do mamão em células humanas de câncer. A pesquisa mostrou que as fibras do mamão maduro foram capazes de impedir a migração das células cancerígenas. Ou seja, estudos promissores, mas que não confirmaram a cura do câncer. Aliás, ainda não temos uma cura certeira para a doença. Cada caso pode reagir de uma forma diferente. Se isso não bastasse, essa informação também acabou desmentida na Índia.

Exercícios com a língua ao acordar previnem o Alzheimer?

Não. E essa história já respondemos há algum tempo aqui no Boatos.org. Desmentimos pela primeira vez essa história em 2018. Na época, uma publicação afirmava que os exercícios poderiam curar o Alzheimer, a asma e regular a pressão. Porém, a história voltou em 2021. E nesse ano, uma publicação afirmava que os exercícios foram recomendados pelo dr. Roberto Klaus. Entretanto, ao procurar pela história na internet, descobrimos que o conteúdo surgiu em inglês. Mais do que isso, o texto foi publicado no dia 1º de abril. Porém, o blog que fez a publicação não foi o criador da história. Ela já havia sido desmentida por outros sites de fact-checking. Por fim, não existem estudos ou mesmo orientações de que esses exercícios com a língua possam prevenir ou curar  o Alzheimer.

Em resumo: a história que diz que o mamão foi considerado o rei das frutas pela OMS e pode curar o câncer é falsa! Não existem evidências científicas de que o consumo do mamão possa evitar o aparecimento do câncer. Além disso, a OMS nunca disse que o mamão era o rei das frutas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm