Pare com o açúcar, beba limão e óleo de coco e o câncer já era #boato

Boato – Dr. Gupta, dos EUA, dá dicas sobre como evitar o câncer e afirma que, na atualidade, só morre de câncer quem é descuidado.

Dicas sobre saúde sempre circularam na internet (e parece que não vão parar de circular tão cedo). E um dos temas mais abordados nesse tipo de postagem, com certeza, é o câncer. E o fato é que muita gente acredita nos conselhos que são dados na internet por pessoas que, muitas vezes, nem são da área da saúde.

Para piorar, essas pessoas, de vez em sempre, conseguem ter um bom alcance com esse tipo de história. Nos últimos dias, mais uma postagem sobre dicas de saúde começou a circular na rede. E se não bastasse isso, a postagem afirmava que o “Dr. Gupta” teria encontrado a solução para o câncer. Segundo ele, as dicas garantem o fim da doença e só morre de câncer quem é descuidado. Confira:

O CÂNCER JÁ ERA. O Dr. Gupta diz: Ninguém deve morrer de câncer, exceto por descuido; (1). O primeiro passo é parar toda a ingestão de açúcar, sem açúcar no seu corpo, células cancerígenas morreriam de morte natural. (2). O segundo passo é misturar uma fruta inteira de limão com uma xícara de água quente e beber por cerca de 1-3 meses antes DE SE ALIMENTAR e as células cancerígenas desaparecem, segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de Maryland, é 1000 vezes melhor do que a quimioterapia. (3). O terceiro passo é beber 3 colheres de óleo de coco orgânico, de manhã e de noite e o câncer desaparecerá, você pode escolher qualquer uma das duas terapias depois de evitar o açúcar. A ignorância não é desculpa; Tenho compartilhado esta informação há mais de 5 anos. Deixar que todos ao seu redor saibam, é um sacrilégio para quem este dia morra de câncer; Deus abençoe. Reencaminhado como recebido.

Pare com o açúcar, beba limão e óleo de coco e o câncer já era?

Bom, nem tudo o que reluz é ouro. E, apesar dessas postagens com dicas de saúde circularem bastante na internet, é necessário refletir um pouquinho sobre o que elas dizem. Porque nem toda informação que você lê na internet é verdadeira. E caros leitores, essa história de cura do câncer é pura balela. Quer mais detalhes? Continua lendo.

A história usa o nome de um médico muito famoso nos EUA, o Dr. Sanjay Gupta. Entretanto, ao buscar pelo texto na versão em inglês, só encontramos “correntes” como essa em português. Não identificamos nenhuma declaração do Dr. Sanjay Gupta confirmando a história. O que faz sentido, afinal de contas, ele é um neurocirurgião sem nenhuma especialidade em oncologia.

O conteúdo das dicas também não é muito confiável. Sobre o uso do açúcar, é impossível (hoje) afirmar que ele seja a causa da doença. Não há consenso entre os pesquisadores sobre a relação do açúcar com o câncer. Além disso, é certo que somente deixar de comer açúcar não vai te deixar livre da doença, até porque, existem diversas causas para o câncer.

Sobre o uso do limão, bem, essa história é antiga. Ela existe desde antes a criação desse site e foi um dos primeiros boatos que desmentimos no Boatos.org. Ou seja, tomar água com limão não vai impedir que você desenvolva câncer no futuro ou se cure da doença.

Já falar sobre o uso do óleo de coco na cura do câncer é uma história tão sem pé nem cabeça, que nem deveria estar sendo dado como dica por aí. Desde que o óleo de coco se tornou a nova sensação do mundo fitness e das blogueiras de beleza, muitas pessoas passaram a usar o óleo de coco em diversas coisas, como substituto do óleo comum e para hidratar o cabelo. Mas o fato é que curar o câncer não é uma das suas funções. É o mesmo que dizer para a pessoa abandonar a quimioterapia e começar a beber só água.

Por fim, o texto ainda tem aquele pedido clássico de compartilhamento, que evidencia ainda mais a mentira. Sendo assim, a postagem não passa de balela. Deixar de consumir açúcar, beber todo dia água com limão e passar a consumir óleo de coco não vai evitar ou curar o câncer. Não acredite em tudo o que lê por aí, especialmente nessa história que é só mais um #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

7 comentários em “Pare com o açúcar, beba limão e óleo de coco e o câncer já era #boato

  • 16/08/2018 em 16:28
    Permalink

    É melhor tirarem esse “Boatos.org” do ar. Como disse o cidadão acima (Mauro Costa), com que embasamento o site afirma que é tudo “balela”? As declarações de vocês (Boatos.com) é que são sem credibilidade alguma. Vocês deveriam era trazer declarações de pessoas (especialistas) em Oncologia que tratam de problemas dessa natureza.
    Todas as postagens dessa página enaltecem as matérias publicadas, e eu já fiz cirurgias para retiradas de CA e acredito nelas.

    Resposta
  • 27/04/2018 em 02:48
    Permalink

    Tem momentos que precisamos ajudar, ser generoso é muito bom. Realmente precisamos pesquisar um certo tema que achamos importante, mas as coisas parecem tão evidente que acabamos acreditando. Erramos em acreditar e querer ajudar. Mas gostaria de atentar para um pequeno detalhe, têm pessoas que criticam, falam o que bem parece entender e acham que são donos da razão. Essa pessoa do Boato.org que escreveu o que achou que era a sua verdade, deveria colocar o seu nome e assumir as suas colocações. Não sei se é um profissional gabaritado ou uma pessoa qualquer. Assuma, coloque o seu nome. Eu sou o Mauro Costa.

    Resposta
  • 17/04/2018 em 00:49
    Permalink

    Acredito que faltou pesquisa sobre Dr. Gupta. Sumati V. Gupta, MD. é médica Oncologista em Utah, USA.
    Trabalha há muitos anos no Huntsman Câncer Institut.

    Resposta
  • 09/04/2018 em 19:51
    Permalink

    Corroboro com as observações do Rafael, as dicas são de suma importância para a saúde de todos!!!
    A própria OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE em março/2015 fez recomendações sérias para a redução do açúcar no consumo diário!
    Entre os benefícios de se controlar a ingestão diária de açúcares estão a melhoria do controle do peso corporal, prevenção do sobrepeso e obesidade, doenças crônicas não-transmissíveis, em especial o diabetes e a diminuição de cáries dentárias.
    Quanto ao limão e o côco, também há comprovações que atestam benefícios à saúde.

    Resposta
  • 01/04/2018 em 01:59
    Permalink

    Meu Deus! Quanta besteira eu li nessa postagem de vocês. Até pode ser que essas dicas não seja dele, mas essas dicas são verdadeiras e dizer que o açúcar não tem relação com a doença? Estão de sacanagem. Existem muitos, mas muitos, artigos científicos que dão fundamentação pra isso, vou citar alguns doutores brasileiros que afirmam isso, Dr. Souto, Dr. Victor Sorrentino e Dr. Lair Ribeiro. Pesquisem esses doutores e vão ver que não é só isso que eles recomendam.

    Resposta
    • 16/07/2018 em 22:20
      Permalink

      Mas o artigo não afirma que não tem relação, afirma que não há consenso entre os especialistas. Assim como inúmeros artigos informando que existe, há outros que dizem o contrário. É isso que diz nesse texto.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)