Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Leite Ninho e outros alimentos vão te matar e te dar câncer em 25 anos por causa do nitrito e nitrato #boato

Leite Ninho e outros alimentos vão te matar e te dar câncer em 25 anos por causa do nitrito e nitrato #boato

Leite Ninho e outros alimentos vão te matar e te dar câncer em 25 anos por causa do nitrito e nitrato, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Vídeo mostra que o leite Ninho, suco Tang, salsicha Sadia, leite Parmalat e Coca-Cola vão te dar câncer e te matar em 10, 15, 25 e 30 anos. Isso ocorre por causa do nitrito e nitrato.

Um tipo de preocupação é sempre válida: a com a alimentação. Tanto que boa parte das doenças e mortes precoces são causadas por maus hábitos. Porém, há quem, digamos, exagere, e espalhe informações alarmistas sobre alimentos.

Na história de hoje, vamos falar de um vídeo no qual, de forma genérica, um homem aponta que alguns alimentos, como o leite Ninho, suco Tang, salsicha Sadia, leite Parmalat e a Coca-Cola vão matar quem os consumir em um certo período de tempo (que varia de 15 a 25 anos).

Isso ocorreria porque estes alimentos têm substâncias como nitrito, nitrato, formol e outras coisas como o pH ácido. Leia a transcrição do vídeo que está circulando na internet:

Eu estou aqui pra mais um vídeo. Eu sou cientista e eu não sou maluco. Então é isso aí. Vamos aqui mostrar alguns alimentos que a gente conversou. Lembrando aqui que a gente trabalha com criogenia. Isso aqui é nitrogênio e oxigênio, são duas coisas que nós trabalhamos, nitrogênio, oxigênio, nitrato de potássio e nitrito de sódio.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Tá aqui (Leite ninho) vai te matar e vai te dar câncer em vinte e cinco anos. (Suco Tang) Está aqui, vai te matar e vai te dar câncer em quinze anos. (Salsicha Sadia) Está aqui, vai te matar e vai te dar câncer no máximo em vinte e cinco anos. E outra, que você comeu uma vez demora cerca de trinta anos pra sair do teu corpo. O nitrato e o nitrito, está bom? (Leite Parmalat desnatado) Isto aqui contém solda cáustica, vai te matar com certeza em cerca de vinte e cinco, trinta anos.

(Beterraba em conserva Hemmer) aqui tem nitrato e nitrito naturalmente ele já vem com nitrato e nitrito só que vem em em concentrações muito baixas. Por isso quando você come beterraba você vai fazer cocô e faz cocô vermelho porque a beterraba não dissolve no teu estômago. Tô mentindo? Qual que é a verdade nisso? É verdade ou mentira? Que sai coisinha vermelha lá no seu bumbum.

(Leite Ninho) Está aqui. Isso aqui também contém sódio e é muito ruim pra sua saúde. Está bom (Coca-Cola) isso aqui tem um caramelo V quatro cancerígeno, vai te matar de certeza, vai te ajudar na digestão, mas depois vai criar pólipos no teu intestino e vai te dar até hemorroida, você cuidado com isto.

O PH disso aqui é dois e meio, o PH do seu sangue é sete ponto trinta e cinco, você vai se ferrar de certeza. E agora, pra você que diz que eu tô mentindo, eu vou colocar um vídeo.

Análise da mensagem que está circulando online

A história circulou por meio de um vídeo de uma pessoa que diz vender um produto chamado água “hidrogenada”. A mensagem tem algumas características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a informação (não há qualquer citação de estudos ou algo que apontem para o tal tempo).

Além disso, o que mais tem na internet é informação falsa e alarmista sobre alimentos e saúde. Já desmentimos, por exemplo, fake news sobre comer frutas curar câncer, sobre casca de maçã causar câncer ou mesmo sobre água de abacaxi curar câncer.

Leite Ninho e outros alimentos vão te matar e te dar câncer em 25 anos por causa do nitrito e nitrato?

Havemos de reconhecer que todos os produtos citados (chamados de ultraprocessados) não são um exemplo em termos de saúde e que o consumo exagerado deles, de fato, pode acarretar problemas de saúde. Porém, falar sobre tempo em que você vai ter câncer e morrer é, no mínimo, um exagero.

Sempre falamos que doenças como o câncer são causados por diversos fatores que perpassam por genética, estilo de vida e, também alimentação. Porém, não há como apontar que A ou B vai te dar câncer ou te matar em XX anos.

Inclusive, a questão dos nitritos e nitratos não são tão decisivas assim. Essa matéria da BBC é clara ao dizer que a relação é muito mais complexa e que não é possível dizer “simplesmente que faz mal”. Também dito, inclusive, que os nitritos não são de todo ruim (há até benefícios).

Para além disso, há algo a se esclarecer: não é porque vai comer uma vez um destes produtos que vai ter câncer em 25 anos (tanto que crianças comem muitos destes produtos e nem por isso estão com câncer).

Por fim, é importante citar que o produto “vendido” por quem fez o vídeo como algo que faz bem a saúde (a tal água hidrogenada) é controverso. Não há (como apontam estas fontes aqui e aqui) qualquer evidência científica de que tais produtos fazem bem para a saúde. Ou seja: a questão do “câncer certo em x anos” não é a única informação controversa no vídeo.

Resumindo: é claro que os produtos apresentados não devem ser consumidos exageradamente. Mas falar que vão dar câncer certo em alguns anos é (conforme falamos), no mínimo, um exagero.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm