Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Casca da maçã causa câncer, mostra pesquisa #boato

Casca da maçã causa câncer, mostra pesquisa #boato

Casca da maçã causa câncer, mostra pesquisa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) descobriram que comer maçã com casca causa câncer.

Todos os dias, milhares de brasileiros buscam por uma alimentação melhor. Seja por questões de saúde (para controlar alguma doença pré-existente ou para evitar a manifestação delas), seja por fins estéticos, os hábitos dos brasileiros têm mudado.

E se engana quem pensa que essa preocupação só diz respeito a escolher opções mais saudáveis para se alimentar. A preocupação, na verdade, está em todo o processo: desde onde o alimento foi produzido até o que foi usado nessa produção.

Com base nessa preocupação, uma história começou a circular nas redes sociais. De acordo com um vídeo que está sendo compartilhado na internet, pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) teriam descoberto que comer maçã com casca causaria câncer. Segundo a história, a pesquisa, inclusive, teria sido anunciada na TV Globo. Confira:

Versão 1: “Olha o que os agentes “fitossanitários” expressão aprovada como eufemismo dos terríveis agrotóxicos agrícolas estão fazendo em nossa saúde. O Brasil permite mas de 4 tipos de agrotóxicos que já foram banidos no mundo inteiro. São verdadeiros disruptores endócrinos, desregulam os receptores hormonais as fábricas celulares (mitocôndrias, retículo endoplasmatico rugoso e liso, lisossomo, núcleo).

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Nosso organismo é intoxicado todos os dias aliado com varios fatores externos (eletromagnético , biológico, metais pesados e outros ) incluindo as alterações de SNPs – polimorfismos e ativações dos nossos genes relacionados a doenças e câncer que deveriam permanecer desligados. O detox é uma intervenção dietética elaborada para eliminar toxinas do organismo e também estimular o sistema de desintoxicação natural do corpo. Os protocolos detox devem ser feitos periodicamente, já que o organismo está constantemente sendo sobrecarregado com toxinas de diversas fontes.

Essas toxinas, chamadas de xenobióticos ou toxinas ambientais, são provenientes de pesticidas e herbicidas presentes nos alimentos, produtos químicos, de limpeza e higiene pessoal, metais pesados, medicamentos, novos móveis, tintas, poluição ambiental, fumaça de veículos, produtos feitos de plásticos, enfim, são diversas fontes. Seria ótimo se pudéssemos evitar todas essas fontes de contaminação, mas infelizmente, isto não é possível no mundo moderno. Por isso, com grande número de toxinas a que estamos continuamente expostos, é essencial limpar o organismo para manter a saúde. Em nossa clínica utilizamos a SOROTERAPIA associada à ALIMENTAÇÃO para um DETOX METABÓLICO INTESTINAL adequado”. Versão 2: “CÂNCER E CASCA DA MAÇÃ. Pare de comer maçã com casca”.

Casca da maçã causa câncer?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e deixou muita gente preocupada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação está na origem da história e no próprio vídeo que acompanha a publicação.

Histórias falsas sobre saúde e coisas que fazem bem ou mal à ela não são novidade aqui na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o leite de caixinha faria mal à saúde, porque tem formol na fórmula. Também a que indicava que o dr. Dráuzio Varella teria dito que beber água gelada faria mal para o fígado, coração e causaria câncer e, por fim, a que apontava que tomar água quente com limão poderia curar e prevenir o câncer e outras doenças.

Diferente de outras fake news, a história de hoje cita uma fonte confiável: a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a emissora Globo. A reportagem citada na história foi uma matéria exibida no dia 16 de junho de 2019, na TV Anhanguera, afiliada da TV Globo em Goiás.

Na oportunidade, a reportagem citou um estudo desenvolvido pelo pesquisador Igor Ferreira que, na época, fazia parte de sua pesquisa de doutorado. Na matéria, Igor explicou que aplicou em maçãs orgânicas um produto comumente usado para preservar as maçãs durante seu transporte da indústria para as cidades. O pesquisador identificou que quanto mais tempo a maçã permanece em contato com o produto, mais o produto penetra na maçã (para além da casca do alimento). De acordo com o pesquisador, o rótulo do produto informa que o agrotóxico degradaria em contato com a luz e não teria possibilidade de permanecer nos hortifrutis. Porém, não foi o que Igor descobriu. Em suas pesquisas, ele constatou que a molécula do agrotóxico não se degradava e ainda penetrava na fruta.

Porém, a notícia não é motivo para alarde. Em nenhum momento a reportagem citada ou a matéria do site da UFG falam em parar de comer maçã e muito menos afirmam que comer maçã com casca pode causar câncer. O que existe é um achado científico que contesta o rótulo do produto (que deve ser adequado). Mais do que isso, a própria UFG cita uma forma de reduzir as chances de contaminação com a fruta e o agrotóxico: lavar a maçã com água e sabão logo após chegar em casa.

Por fim, não existe qualquer estudo que aponte que a casca da maçã cause câncer. Além disso, o próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza o monitoramento de resíduos de agrotóxicos nas produções de maçã. Desde 2016, os resultados mostram que mais de 97% dos frutos estão em conformidade com a lei (o que significa que o consumo da fruta é seguro, basta higienizá-la).

Em resumo: a história que diz que a casca da maçã causa câncer é falsa! A história usou uma reportagem da TV Anhanguera, afiliada da TV Globo em Goiás, como prova. Porém, a reportagem não cita nada sobre a casca da maçã causar câncer. Não existe qualquer pesquisa que afirme que a casca da maçã pode causar câncer. Além disso, pesquisadores orientam que as pessoas lavem os frutos logo após chegarem do mercado, para evitar que esse processo identificado na pesquisa ocorra.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: