Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Médico britânico Stephen Mac mata o câncer de forma simples: comendo frutas de estômago vazio #boato

Médico britânico Stephen Mac mata o câncer de forma simples: comendo frutas de estômago vazio #boato

Comer fruta de estômago vazio é a cura do câncer, diz Dr. Stephen Mak, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O médico britânico Stephen Mac descobriu uma forma simples de matar o câncer. É só comer frutas cruas de estômago vazio.

Com os casos de Covid-19 deixando de ser destaque no noticiário, a preocupação da população se volta a outras doenças. Isso também se aplica a fake news. A prova disso é essa história sobre a “cura do câncer” que voltou a circular com uma “nova roupagem”.

De acordo com textos que estão circulando online, um médico britânico chamado Stephen Mac teria descoberto que comer frutas cruas de estômago vazio “mataria” o câncer. Ele também diz que devemos evitar beber água fria após refeições. Leia o texto que circula por aí:

URGENTE Um médico britânico mata o câncer de forma simples, mesmo se a pessoa estiver em seus últimos dias! Espero que todos leiam e se beneficiem. Comer frutas com o estômago vazio Isso vai abrir seus olhos! Leia até o final. E depois envie para outras pessoas da sua lista como fiz hoje! Dr. Stephen Mac trata pacientes com câncer através de um método “não convencional” e resgata muitos pacientes. Antes, ele usava a energia solar para tratar doenças de seus pacientes e dizia: “Acredito na cura natural do corpo contra as doenças”. É uma das estratégias para tratar o câncer recentemente e a taxa de sucesso no tratamento do câncer é de cerca de 80%. Um paciente com câncer deve saber que a cura já foi encontrada e é na forma como comemos frutas.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Acredite ou não. Sinto pena das centenas de pacientes com câncer que morrem de tratamentos convencionais. Comer fruta. Todos nós pensamos que comer fruta significa: comprar fruta e cortá-la e depois simplesmente comê-la. Não é o que você pensa que é. É importante saber como e quando comer frutas. Qual é a maneira correta de comer frutas? Não coma frutas depois de uma refeição Isto deve ser comido com o estômago vazio Se você comer frutas com o estômago vazio, elas desempenharão um papel muito importante na desintoxicação do seu corpo e fornecerão muita energia para perda de peso e outras atividades da vida. […]

Se você controlar a forma correta de comer frutas, terá o segredo da longevidade da beleza… saúde, energia, felicidade e peso normal Quando quiser beber sumo de fruta * Beba apenas sumo de fruta fresco * e não de latas, sacos ou garrafas. Não beba suco que tenha sido aquecido. Não coma frutas cozidas, porque você não obterá os nutrientes mais benéficos. Cozinhar destrói vitaminas. Mas comer frutas inteiras é melhor do que beber suco. Se você quiser beber suco de frutas frescas, deixe o suco se misturar com sua saliva antes de engolir. Você pode comer frutas apenas por 3 dias para limpar ou desintoxicar o corpo. Apenas coma frutas e beba suco de frutas frescas ao longo de 3 dias e você ficará surpreso e seus amigos, quando virem você, impressionados. […]

* Surpresa * Beber água fria ou bebidas geladas depois de comer significa câncer? Você acredita nisso? Para quem gosta de beber água gelada ou bebidas geladas. Pode ser delicioso tomar uma tigela de água fria ou bebidas geladas após uma refeição. No entanto, água fria ou bebidas endurecem o óleo e retardam a digestão. Vai se transformar em gordura e causar câncer. É melhor beber sopa quente ou água morna após uma refeição. * Sejamos cuidadosos e conscientes. Quanto mais sabemos, mais podemos sobreviver * Um cardiologista diz:- Se todos que receberem esta mensagem a enviarem para 10 pessoas, tenha certeza que salvaremos pelo menos uma vida. Vamos fazer, agora.

Médico britânico Stephen Mac mata o câncer de forma simples: comendo frutas de estômago vazio?

Não demorou para a história viralizar com tudo (em pleno 2022) em redes sociais. Só que a história não só é falsa como também é velha (a única diferença era na grafia no nome do médico, descrito como “Stephen Mak”). Como o desmentido que fizemos há algum tempo vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Antes de mais nada, vamos esclarecer que a notícia (se é que podemos chamar assim) era muito maior. Editamos por motivos de seleção de baboseira, deixando apenas a parte mais relevante. É importante saber apenas que o restante do texto falava das propriedades de algumas frutas e colocava até a ingestão de água nas refeições no meio de tudo – resumindo, uma confusão.

Feito isso, agora é a hora de informar que essa história de que comer frutas com estômago vazio evita o câncer é mentira. “Ah, mas por quê?” Simples, não existe um estudo sequer que comprove essa afirmação.

Além disso, o que essa corrente traz é uma junção de nomes e versões de criadores de dietas que apareceram ao longo dos anos. O Dr. Hebert Shelton, por exemplo, é um famoso educador alimentar que morreu em 1985. Ele ficou bastante conhecido por defender a naturopatia (sistema baseado na cura pela natureza), mas nunca foi médico de fato. Inclusive foi preso várias vezes por atender sem licença médica.

E mais, conforme investigações feitas pelo site gringo de desmentidos Snopes, versões diversificadas desse mesmo e-mail aparecem na internet desde 2001, pelo menos. A origem do e-mail que circula desde então é um artigo chamado “O jeito correto de comer fruta” [tradução livre], escrito em 1998.

Sobre o Dr. Stephen Mak que alega ter 80% de sucesso no tratamento do câncer apenas com a ingestão de frutas, não encontramos nada além de menções a ele em republicações desse e-mail. Em diferentes idiomas, inclusive. Ou seja, muito provavelmente esse homem nem exista.

Por fim, apenas lembrando, câncer é um termo genérico que abrange dezenas de tipos diferentes da doença. É improvável que exista um método capaz de evitar todos os tipos de câncer. Aliás, é nesse fator (a multiplicidade) que reside um dos principais desafios para encontrar uma cura. É importante frisar que, de 2017 e 2022, não tivemos nenhuma novidade em relação ao assunto. A história continua sendo falsa e a corrente, que circula desde o século passado, continua circulando por aí.

Vale apontar que o final do texto, que relaciona água gelada a doenças também já foi fruto de um desmentido aqui no Boatos.org. Para ver mais detalhes sobre o assunto, clique e leia neste link.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o médico britânico Stephen Mac descobriu que comer frutas de estômago vazio mata o câncer. Trata-se de uma fake news que já desmentimos há algum tempo aqui no site.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: