Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Juiz Marcelo Bretas escreve texto defendendo uso de hidroxicloroquina #boato

Juiz Marcelo Bretas escreve texto defendendo uso de hidroxicloroquina #boato

Juiz Marcelo Bretas escreve texto defendendo uso de hidroxicloroquina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Marcelo Bretas, juiz da Lava Jato no Rio de Janeiro, escreveu um texto falando que o “problema” da hidroxicloroquina é que ela torna desnecessários os milhões gastos com respiradores e hospitais de campanha.

Mesmo sem ter a eficácia ainda comprovada, o uso da hidroxicloroquina ainda é defendido por muitas pessoas no Brasil (incluindo o próprio presidente Jair Bolsonaro). No meio disso, uma suposta declaração do juiz Marcelo Bretas (responsável pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro) tem circulado na internet.

De acordo com a publicação, Marcelo Bretas teria falando que o “problema” da hidroxicloroquina é que ela torna desnecessários os milhões gastos com respiradores e hospitais no Brasil. Leia o conteúdo do print (que seria um post no Facebook) que circula na internet:

Marcelo Bretas: O “problema” com a hidroxicloroquina é que ela torna desnecessário os milhões gastos com compras de respiradores e construção de hospitais de campanha superfaturados. O resto é conversa fiada de psicopatas corruptos em busca de poder e que não estão preocupados em salvar vidas.

Juiz Marcelo Bretas escreveu texto defendendo uso de hidroxicloroquina?

O tal print circulou com muita força na internet e deixou muito dos “cloroquiners” empolgados. Mas será mesmo que o Marcelo Bretas escreveu a tal mensagem? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

De cara, a mensagem nos causou desconfianças. Além de o texto ter um tom que não condiz com o do juiz (e ter características de boatos online), fake news usando prints falsos têm sido comuns na internet. Só nos últimos meses, desmentimos histórias que falavam que publicações atribuídas ao general Heleno, Alexandre Ramagem e Ciro Nogueira (entre outros).

Assim como nos outros casos, resolvemos buscar mais detalhes a respeito do assunto. Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito da tal publicação do juiz Marcelo Bretas. Ao contrário, achamos desmentidos.

Nas nossas pesquisas, descobrimos que a tal fala atribuída a Marcelo Bretas circula na internet desde o meio de abril. Quando começou a circular, o próprio juiz veio às redes sociais para desmentir a autoria do texto. Leia o que ele escreveu no Twitter: “A publicação abaixo NÃO É AUTÊNTICA. A “conta” em questão não me pertence, apesar de ostentar minha fotografia”.

Vale dizer mais dois detalhes. 1) O próprio juiz acabou sendo infectado com a Covid-19 e ficou dez dias internados em um hospital particular até receber alta. Ou seja: Marcelo Bretas sabe o quão necessário é um hospital. 2) Já em abril, a Agência Lupa desmentiu a informação e também frisou que ainda não há comprovação da eficácia da medicação.

Resumindo: a história que aponta que o juiz Marcelo Bretas escreveu um texto defendendo o uso da hidroxicloroquina é falsa. A mensagem circula na internet há mais de um mês e o próprio juiz desmentiu a informação de que teria a escrito.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B