Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ciro Nogueira e Firmino Filho falam em “quebrar Bolsonaro” com Covid-19 no Piauí #boato

Ciro Nogueira e Firmino Filho falam em “quebrar Bolsonaro” com Covid-19 no Piauí #boato

Ciro Nogueira e Firmino Filho falam em quebrar Bolsonaro com Covid-19 no Piauí, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – No Piauí, senador Ciro Nogueira e prefeito de Teresina Firmino Filho dizem que vão “terminar de quebrar Bolsonaro” com Covid-19. 

Desde que a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, as críticas ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro têm se intensificado. Em grande parte, por sua posição contrária às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo modo como vem (ou não) gerenciando a crise da doença no país. Com isso, Bolsonaro e seus apoiadores passaram a reclamar e até atacar quem se posicionasse contra o seu pensamento.

A partir disso, histórias descabidas sobre supostas perseguições por parte de políticos brasileiros começaram a circular nas redes sociais. Hoje, por exemplo, a situação não foi diferente. De acordo com a história de hoje, o senador Ciro Nogueira (PP/PI) e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), teriam trocado mensagens onde estariam tramando para derrubar o presidente Jair Bolsonaro.

Nos prints da conversa, é possível ver que o prefeito Firmino Filho teria dito que já teria instaurado o estado de calamidade pública, o isolamento obrigatório e mandado fazer novas covas no valor total de R$1 milhão. O senador Ciro Nogueira teria dito que tudo estaria bem se Filho continuasse colocando medo na população. Dessa forma, de acordo com a história, os dois poderiam “terminar de quebrar Bolsonaro”. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “Olha o golpe do FDP do Ciro Nogueira junto com o prefeito Firmino para derrubar Bolsonaro. Vamos compartilhar com força”. Versão 2: “Vazamento da conversa do prefeito de Terezina, Firmino Filho(PSDB) com o senador Ciro Nogueira (PSDB). Canalhas #BOLSONAROTEMRAZÃO”.

Transcrição da conversa: “- vi a noticia que seu teste de coronavirus deu negativo. Ótimo. – Bom dia, senador Ciro. Pois é, tudo certo. – aliás, tá tudo bem tranquilo por aqui. – Coronavirus veio na hora certa, povo já esqueceu das broncas da cidade, agora só se fala de máscara, de lavar mão…. – Há males que vem para o bem… dos votos kkk – você já mandou fechar tudo? – Ah tudo fechado. Estado de emergência, de calamidade pública, tudo. Botei pra fiscalizar na rua, quase mil lugares notificados, hahaha! – Só 8 pessoas morreram aqui, mas tem que tocar o terror, na mídia é foto de caixão, de vale sendo aberta… Fiz um contrato de mais de 1 milhão para abertura de covas. – Eita cova cara… tá ótimo! – isso mesmo, aperta eles, que o governo federal já soltou o dinheiro. Mete medo que fica todo mundo em casa e a gente termina de quebrar Bolsonaro. 2022 tá aí. – Num é isso? E aqui mesmo eu vou botar pra torar nos gastos, depois eu mando a conta pro Bolsonaro, hahaha! – essa Eleição 2020, que eu achava que tava perdida, agora tá no papo. – de doido agora to virando herói! – hahaha, isso mesmo. – vamos aproveitar essa dispensa de licitação aí pra gente voltar a faturar. Desde que a Lava Jato tá no meu pé, tá ficando difícil, já já vai faltar caviar lá em casa, poxa!”.

Ciro Nogueira e Firmino Filho falaram em “quebrar Bolsonaro” com Covid-19 no Piauí?

A história caiu como uma bomba nas redes sociais e deixou muita gente revoltada, especialmente os apoiadores de Bolsonaro. Mas será que essa informação de que Ciro Nogueira e Firmino Filho teriam falado em quebrar Bolsonaro, usando o surto da Covid-19 no Piauí é real? Não é!

A gente já te explica o porquê! As mensagens que estão circulando nas redes sociais seguem aquele velho roteiro de fake news na internet. Elas são vagas, alarmistas, possuem erros de português (em algumas, por exemplo, o nome da capital do Piauí aparece escrita como “Terezina”), pedido de compartilhamento e não citam fontes confiáveis.

Além disso, histórias envolvendo prints falsos não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que o suposto grupo do WhatsApp Resistência Pará estaria planejando infectar diversas pessoas com o novo coronavírus. Também a que indicava que o governador da Bahia Rui Costa teria sido flagrado conversando com dois deputados sobre a proposta da Reforma da Previdência e, por fim, a que apontava que o General Heleno teria afirmado que ministro que abandona o governo Bolsonaro é canalha frouxo.

Ao olhar a imagem, achamos alguns detalhes bastante suspeitos: as mensagens sequer possuem o “tique” de recebido/lido e muito menos o horário. Sabemos que no Whatsapp essas informações fazem parte da mensagem. Ao procurar notícias sobre o assunto, não encontramos nenhuma informação. Muito pelo contrário, achamos desmentidos.

Em sua página oficial no Facebook, o senador Ciro Nogueira classificou a imagem como montagem e fake news. Ele elogiou o trabalhos realizado pelos gestores estaduais e criticou a disseminação de histórias falsas não só no Piauí, mas também no país todo. Por fim, algumas histórias conseguiram ir além! Em algumas versões, encontramos o nome do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (o que também não é verdade e faz menos sentido ainda!).

Em resumo: a história que diz que o senador Ciro Nogueira (PP/PI) e o prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho, teriam sido flagrados tramando a queda de Bolsonaro é falsa! A imagem do suposto print (que seria a prova da conversa) é uma montagem mal feita. O “toque” que indica se a mensagem foi enviada/recebida/lida não aparece no suposto print, muito menos o horário da mensagem. Além disso, o próprio senador Ciro Nogueira desmentiu toda a informação, classificando a história como fake news. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2AryYtw