Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hospital John Hopkins publicou lista de 19 dicas sobre a Covid-19 (coronavírus) #boato

Hospital John Hopkins publicou lista de 19 dicas sobre a Covid-19 (coronavírus) #boato

Hospital John Hopkins publicou lista de 19 dicas sobre a Covid-19 (coronavírus), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O hospital John Hopkins divulgou uma lista de 19 informações para você se prevenir da Covid-19. Entre elas, está a de que o coronavírus é um DNA e que não sobrevive a mais de 25 ºC.

Desde quando a pandemia do novo coronavírus virou o principal assunto no mundo, o que não tem faltado são textos falsamente atribuídos a autoridades em saúde com supostas dicas de prevenção ao novo coronavírus. A última delas aponta para um suposto texto do hospital John Hopkins, ligado à universidade de mesmo nome.

De acordo com a mensagem, o hospital John Hopkins resolveu publicar uma lista de 19 dicas para as pessoas se prevenirem da Covid-19. Algumas das dicas são válidas (como cuidar da higiene das mãos e não recomendar bebidas alcoólicas). Outras nem tanto (que vamos falar mais para frente). Leia a mensagem que circula online (trechos, porque o texto é grande demais:

O hospital John Hopkins enviou o seguinte a respeito do COVID-19. Excelente artigo e recomendações: * O vírus não é um organismo vivo, mas uma molécula de proteína (DNA) coberta por uma camada protetora de lipídios (gordura) que, quando absorvida pelas células da mucosa ocular, nasal ou bucal, altera seu código genético. (mutação) e os converte em células agressoras e multiplicadoras. * Como o vírus não é um organismo vivo, mas uma molécula de proteína, ele não é morto, mas decai por si próprio. O tempo de desintegração depende da temperatura, umidade e tipo de material em que se encontra. […]

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

* CALOR derrete gordura; é por isso que é tão bom usar água acima de 25 graus Celsius para lavar as mãos, roupas e tudo. Além disso, a água quente produz mais espuma, o que a torna ainda mais útil. * Álcool ou qualquer mistura com álcool acima de 65% DISSOLVE QUALQUER GORDURA, especialmente a camada de gordura externa do vírus. * Qualquer mistura com 1 parte de alvejante e 5 partes de água dissolve diretamente a proteína, decompondo-a por dentro. * A água oxigenada ajuda muito tempo depois de sabão, álcool e cloro, porque o peróxido dissolve a proteína do vírus, mas você precisa usá-la pura e isso machuca a pele. […]

Hospital John Hopkins publicou lista de 19 dicas sobre a Covid-19 (coronavírus)?

Como falamos, algumas dicas são válidas e outras não. Mas o que estamos discutindo aqui é a autoria. E por isso que viemos aqui para lhe falar que o texto em questão não é do hospital John Hopkins. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem em si nos deixou desconfiados. Os motivos são três. O primeiro está nas características dela (alarmista, com erros de português e com pedido de compartilhamento). O segundo está no histórico de mensagens falsas atribuídas a instituições de saúde. Já teve texto atribuído ao “hospital de Stanford”, ao “governo do Canadá”, “Fiocruz” e outros.

O terceiro motivo está nos “escorregões do texto”. Temos, no mínimo, três. Um deles é falar que o coronavírus é um DNA. Na realidade, o vírus é de RNA (como aponta esse artigo, dessa vez sim, da Fiocruz). O segundo é apontar que o vírus não sobrevive a mais de 25 ºC. Já desmentimos algo do tipo aqui. O terceiro é falar que o Listerine (ou outros enxaguantes bucais) matam o vírus.

Com isso, resolvemos buscar por mais detalhes a respeito do assunto e descobrimos dois elementos que desmentem a história. O primeiro deles é esse texto da BBC. Lá, está bem claro que o texto não é da John Hopkins e tampouco tem informações totalmente corretas. O segundo está em um desmentido da própria universidade John Hopkins.

Em um post no Twitter, a instituição declarou o seguinte: “Vimos rumores sobre o # COVID19 circulando nas mídias sociais que citam um imunologista da Johns Hopkins e especialista em doenças infecciosas. Não sabemos a origem desses rumores. Obtenha informações confiáveis dos especialistas da Johns Hopkins University and Medicine”, diz a mensagem. Procuramos pelo tal texto no site e nada encontramos.

Resumindo: a história que aponta que o hospital (ou a universidade) John Hopkins publicou uma lista de 19 dicas sobre o coronavírus é falsa. A mensagem “brotou do nada” na internet, tem alguns erros (e alguns acertos) e já teve a autoria negada por parte da instituição.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2C0i08f