Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Gerson Camarotti pediu cassação do registro de médicos que receitam “antivirais” contra Covid-19 #boato

Gerson Camarotti pediu cassação do registro de médicos que receitam “antivirais” contra Covid-19 #boato

Gerson Camarotti pediu cassação do registro de médicos que receitam “antivirais” contra Covid, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O jornalista Gerson Camarotti, da Globo News, pediu para que os conselhos de medicina cassem do registro de médicos que receitam “antivirais” contra a Covid-19.

O Brasil está cada vez mais próximo de uma vacina contra a Covid-19, mas ainda há pessoas que insistem que a “cura” está em medicações sem comprovação científica de eficácia contra a doença. Muitas dessas pessoas estão compartilhando uma acusação contra o jornalista Gerson Camarotti, da Globo News.

Mensagens que começaram a circular no final do ano passado e ganharam força na primeira semana de 2021 apontam que Camarotti teria “exigido”, durante comentário no Em Pauta (programa da Globo News), que os conselhos de medicina cassem o mandato de médicos que receitam “antivirais” para o combate da Covid-19.

Uma das mensagens vai além. Ela aponta que a nitazoxanida é um antiviral eficaz, que os remédios em questão “salvam vidas”, acusou a mídia (em especial, a Globo) de “mentir contra Bolsonaro” e apontou que há “excesso de críticas” em relação à vacinação no Brasil. Leia as mensagens que circulam online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: ESTE SAFADO ESTA PEDINDO PARA OS CONSELHOS TIRAREM OS CRMS DOS MÉDICOS QUE ESTÃO SALVANDO VIDAS. ESTE FDP É DA GLOBO É O GERSON CAMAROTTI. BOCA MALDITA

Versão 2: “PRECISO DEIXAR REGISTRADO AQUI, QUE NO PROGRAMA “EM PAUTA” DESTA NOITE, O JORNALISTA GÉRSON CAMAROTTI DA GLOBO NEWS EXIGIU QUE, OS CONSELHOS DE MEDICINA CASSEM OS REGISTROS DOS MÉDICOS QUE, ESTÃO TRATANDO PACIENTES COM COVID, COM DROGAS ANTIVIRAIS, PORQUE ELAS NÃO CURAM! HÁ MAIS DE 20 ANOS OS PEDIATRAS USAM NITAZOXANIDA VERMÍFUGO, PARA TRATAR AS DIARRÉIAS PELO ROTAVÍRUS, PORQUE ELA TEM AÇÃO ANTIVIRAL E ÊSTE ANO TRABALHOS PROVARAM QUE INIBE A ENTRADA DO VÍRUS COVID 19 NAS CÉLULAS HUMANAS.

OS ANTIVIRAIS TAMBÉM SÃO USADOS NO HIV, APESAR DE NÃO CURAR O AIDS. *NÓS MÉDICOS NÃO SOMOS CHARLATÃES, E NÃO SERÃO OS JORNALISTAS DA GLOBO NEWS QUE DARÃO ORDENS NO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA! NÓS, MÉDICOS, CONTINUAREMOS A TRATAR SINTOMATICAMENTE TODAS AS VIROSES, REDUZINDO A CARGA VIRAL NO ORGANISMO COM ESTAS DROGAS, E ISTO NÃO É UM ATO POLÍTICO BOLSONARISTA, COMO DISSE CAMAROTTI E SIM UM ATO MÉDICO!

ACREDITO QUE CHARLATÃO PARA SER CASSADO O REGISTRO SE ENQUADRA BEM EM JORNALISTAS QUE SÃO PAGOS PARA SEREM FRANCO ATIRADORES DE FAKE NEWS E INFLUENCIAREM POLITICAMENTE AS MASSAS ATRAVÉS DA MÍDIA! EM RELAÇÃO ÀS VACINAS,VEICULAM AS MAIORES BARBARIDADES SEMPRE USANDO FAKES CONTRA O GOVERNO. POR QUE NÃO SE DIRIGEM À ANVISA E OS LABORATÓRIOS?

PORQUE A INTENÇÃO DA GLOBO É APENAS DE USAR O GOVERNO COMO BODE EXPIATÓRIO PARA TUDO, INCLUSIVE COLOCANDO O MÉXICO ACIMA DO BRASIL PORQUE JÁ ESTÁ “VACINANDO”, APESAR DE ELES ESTAREM NA FASE 1 COM 1300 VOLUNTÁRIOS E O BRASIL TER TERMINADO A FASE 3 ESTA SEMANA COM 13000 VOLUNTÁRIOS. […]

Gerson Camarotti pediu cassação do registro de médicos que receitam “antivirais” contra Covid-19?

Como vocês viram, os textos em questão se espalharam com muita força na internet e suscitaram muitas críticas ao jornalista da Globo News. Só há “um detalhe”: além de a mensagem ter diversos erros de informação, não é verdade que Gerson Camarotti tenha pedido a cassação do registro de médicos que receitam “remédios contra a Covid-19”.

As mensagens por si só, já nos deixam muito desconfiados da veracidade. Além de terem características de fake news como serem vagas (sequer dizem o dia da tal declaração), alarmistas (com viés político pró-Bolsonaro e incitação de ódio contra a imprensa) e terem erros de português, elas carecem de um elemento comprobatório muito importante: o vídeo da tal declaração.

Ao buscar pelo vídeo da suposta declaração de Gerson Camarotti no Em Pauta, nada encontramos. O único registro que temos sobre o episódio é o texto raivoso que viralizou por aí. Sem mais respostas, resolvemos consultar as redes sociais do próprio jornalista. Via Twitter, ele escreveu o seguinte: 

Boa noite! Recebi agora um post publicado nas redes sociais distorcendo completamente uma fala minha. Não é a primeira vez que isso acontece. Tudo o que falo esta gravado na GloboNews. Tudo o que escrevo está na minha coluna no G1. Fora desses veículos, não me manifesto. Obrigado

Já deu para ver que Gerson Camarotti não deu a declaração sobre cassação de registro de médicos. Mas há mais alguns erros nos textos que merecem ser pontuados antes de terminarmos.

O primeiro e mais elementar erro está em “cravar” que médicos que receitam nitazoxanida, hidroxicloroquina, ivermectina ou outros “remédios da moda” contra a Covid-19 estão salvando vidas. Como já falamos algumas vezes, não há comprovação científica de que tais medicações sejam eficazes no combate à Covid-19. Como aponta a microbiologista Natalia Pasternak nesta entrevista, essas “receitas” são baseadas em “medicina fantasiosa.

Outro erro está em classificar os remédios em questão como “antivirais” (e chegar a compará-los com o coquetel de antivirais contra o HIV). A nitazoxanida e a ivermectina são medicações contra vermes e parasitas. Já a hidroxicloroquina é um antimalárico (contra a malária, doença causa por um protozoário).

As críticas contra a imprensa e a relativização do atraso na vacinação no Brasil também estão erradas. Qualquer tergiversação (inclusive com erros de informação como o número de pessoas vacinadas no México) é tentar encobrir um fato: de que o governo errou e a vacinação no Brasil está, sim, atrasada.

Resumindo: a história que aponta que o jornalista Gerson Camarotti afirmou que os conselhos de medicina teriam que cassar registros de médicos que receitam remédios sem comprovação científica contra a Covid-19 é falsa. Além de as mensagens terem diversos erros, o jornalista em questão nunca falou isso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy