Falso paciente com Covid-19 é colocado em maca de ambulância no Brasil, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra falso paciente com Covid-19 forjando atendimento com socorristas em ambulância do Samu para causar pânico e inflar números de casos de coronavírus. 

No Brasil, a pandemia da Covid-19 tem aumentado o número de vítimas a cada dia. No dia 21 de maio de 2020, o número de mortes já ultrapassava as 19 mil pessoas, de acordo com as secretarias estaduais de Saúde. Com o alto índice de vítimas, alguns problemas têm sido registrados. Em Caraguatatuba (SP), o corpo de uma vítima de Covid-19 foi trocado pelo de outra pessoa. Na Bahia, a família de outra vítima de Covid-19 abriu o caixão durante o velório e cinco pessoas acabaram infectadas.

Mas na internet, histórias de que os números da Covid-19 estão sendo inflados no Brasil não param de crescer. E a história de hoje fala exatamente sobre isso. De acordo com publicações nas redes sociais, um vídeo mostraria a armação de socorristas do Samu para causar pânico na população. Segundo as imagens, um homem aparentemente saudável teria se deitado na maca da ambulância do atendimento móvel, com a ajuda dos socorristas, para forjar um atendimento falso. Os homens que narram o vídeo afirmam que tudo não passa de uma conspiração da China e o que ocorre no vídeo é apenas um teatro para jornalistas que estão esperando em frente ao Hospital. Um deles chega a dizer que o novo coronavírus sequer existe. Confira:

Versão 1: “SERÁ VERDADE. OLHA A SAFADEZA PRA DIZER QUE O NÚMERO DE INFECTADO ESTA AUMENTANDO”. Versão 2: “Ambulância para antes do hospital, Para o paciente na maca se deitar, Acho que Eu não entendo bem, Mas porque ele estava de pé sem reclamar!”.

Falso paciente com Covid-19 é colocado em maca de ambulância no Brasil, mostra vídeo?

As imagens caíram como uma bomba na internet e causaram indignação em muitos internautas, especialmente aqueles que acreditam na teoria difundida pela publicação. Mas será que essa história de que um homem forjou um falso socorro por Covid-19 no Brasil é verdade? A resposta é não!

Vamos aos fatos! A publicação segue aquele velho roteiro de fake news na internet. Ela é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, informações sobre supostas fraudes para inflar números da Covid-19 no Brasil não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras história parecidas, como a que dizia que um borracheiro teria morrido em um acidente com um pneu, mas sua certidão de óbito teria o registro de morte por Covid-19. Também a que indicava que um homem teria sido enterrado vivo para aumentar o número de mortes por Covid-19 e, por fim, a que apontava que o governador de São Paulo João Doria teria obrigado o Samu a atestar mortes por outras doenças como sendo por Covid-19.

Nem foi preciso ir muito longe para descobrir que a história se tratava de um boato. Em uma das versões da história, é possível ver o alerta de fake news que informa que a Agência Lupa já havia checado a informação e a classificado como mentira.

De acordo com a Agência Lupa, o vídeo foi gravado em Tuxpan, no México. O homem que aparece nas imagens é funcionário de uma empresa local e, de fato, estava com suspeita de Covid-19. Ele estava em isolamento em um hotel, no centro da cidade, quando apresentou os sintomas e foi encaminhado, pela ambulância, ao hospital.

Segundo o site Versiones, do México, horas depois que o homem foi transferido ao hospital, a região central da cidade foi fechada e as três pessoas que o acompanhavam foram isoladas. Já o site Imagen de Veracruz (região onde o caso aconteceu) e Imagen del Golfo também noticiaram o ocorrido. Nas matérias de ambos os sites, é possível ver que o vídeo circulava como um registro do acontecimento.

Como se a história falsa no Brasil não bastasse, o boato também circulou na Polônia e na Croácia. O site polonês Konkret 24 desmentiu a história e ainda comparou a rua que aparece nas imagens com o serviço do Google Street View. Por meio da comparação, o site chegou às imagens usadas para ilustrar a notícia sobre o fato.

Em resumo: a história que diz que um falso paciente com Covid-19 teria forjado um atendimento com o Samu para aumentar os números da doença no Brasil é falsa! O vídeo, na verdade, foi gravado no México e mostra um homem, que estava em isolamento, sendo encaminhado a um hospital. Horas depois do ocorrido, autoridades locais fecharam o centro da cidade, onde o homem se encontrava. Ou seja, nem as imagens foram gravadas no Brasil e muito menos o homem está fingindo estar doente. A história não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B

 

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)