Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > EUA anunciam vacina da Roche Medical Company que cura o coronavírus em três horas #boato

EUA anunciam vacina da Roche Medical Company que cura o coronavírus em três horas #boato

EUA anunciou vacina da Roche Medical Company que cura o coronavírus em três horas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Os Estados Unidos anunciaram vacina da Roche Medical Company que cura o coronavírus em três horas. Trump anunciou que a vacina será lançada no domingo e que milhões de doses já estão prontas.

Em meio à pandemia do novo coronavírus e a corrida das autoridades de saúde mundiais para descobrir como conter o avanço do Covid-19, volta e meia, surgem notícias sobre a possível descoberta da cura do vírus, que, é claro, em um momento como esse, deixam os internautas cheios de esperança.

Uma delas começou a circular recentemente, principalmente no Facebook, alegando que os Estados Unidos teriam anunciado uma vacina da Roche Medical Company que cura o coronavírus dentro de três horas após a injeção.

De acordo com a publicação, o presidente Donald Trump supostamente anunciou que a vacina será lançada no próximo domingo (29/03) e que, inclusive, milhões de doses já estão prontas. Confira, a seguir, o texto original da postagem que está sendo compartilhada nas redes sociais:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Boas notícias! Vacina contra o vírus Carona pronta. Capaz de curar o paciente dentro de 3 horas após a injeção. Tiremos o chapéu para os cientistas dos EUA. No momento, Trump anunciou que a Roche Medical Company lançará a vacina no próximo domingo e milhões de doses estão prontas! Obg senhor 

EUA anunciaram vacina da Roche Medical Company que cura o coronavírus em três horas?

A notícia de que finalmente criaram uma vacina que pode dar um basta nesta pandemia, um triste capítulo da história mundial, sem dúvidas, viralizou rapidamente. Mas será mesmo que os EUA anunciaram a vacina da Roche Medical Company que cura o coronavírus em três horas? A resposta é não! E o porquê dessa história não passar de um boato nós explicamos a seguir.

Para começo de conversa, a mensagem da publicação carrega quase todas as características de fake news: é vaga (não diz quando e onde o anúncio da vacina teria sido feito), alarmista, possui erros de português (com destaque para o trecho “vírus carona”) e não cita fontes confiáveis que possam confirmar a notícia.

Além disso, se você já acompanha as postagens aqui no Boatos.org, já deve saber que esse não é o primeiro boato que surge sobre a “descoberta da cura do coronavírus”. Alguns dos desmentidos que já mostramos aqui incluem o de que os Estados Unidos teriam encontrado a cura para o coronavírus após tratar, de forma definitiva, 40 pacientes em estado grave no Hospital de Stanforf; o de que, em vez dos EUA, Israel é que teria achado a cura para o Covid-19 e que a vacina estaria disponível a partir de maio; ou, ainda, de receitas caseiras falsas que teriam esse poder de eliminar o vírus, como a de gargarejo com água quente, vinagre e sal ou de alho com água fervida.

Além disso, como apontam a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, ainda não há uma cura ou tratamento específico para o novo coronavírus. O que existem são tentativas, inclusive dos Estados Unidos, de encontrá-los.

Mesmo assim, ao procurarmos mais detalhes sobre a tal vacina que cura em três horas (o que não faz muito sentido, uma vez que vacinas previnem e não curam), nada encontramos em anúncios de Trump ou da Roche Medical Company.

Aliás, não encontramos nenhum laboratório com o nome Roche Medical Company. Chegamos somente a um anúncio da empresa Roche, que apenas divulgou que irá iniciar, junto com a Food & Drug Administration (FDA), um estudo sobre o uso do medicamento tocilizumab no tratamento de pacientes com pneumonia grave causada pelo Covid-19. Ou seja, nada sobre vacina que cura o coronavírus em três horas.

Sobre o presidente Donald Trump, não há nada sobre anúncios de remédios em três dias. A última notícia neste sentido é apenas a de que Trump pediu para agilizar a liberação de medicamentos com potencial para curar o coronavírus, determinando que a Food and Drug Administration (FDA), agência que supervisiona os remédios no país, inicie de imediato os protocolos de regulamentação.

Por fim, a foto usada na publicação sobre a falsa vacina que cura o coronavírus em três horas nada tem a ver com a Roche ou com os Estados Unidos. Trata-se da imagem de um kit de testagem rápida utilizado na Coreia do Sul, desenvolvido pela Suzentech, que está sendo exportado para países europeus e é capaz de detectar a infecção pelo Covid-19 em apenas 10 minutos.

Resumindo: A publicação que dá conta de que os Estados Unidos teriam anunciado uma vacina da Roche Medical Company que cura o coronavírus em três horas não é verdadeira. Não existe um laboratório com este nome, nenhum anúncio do presidente Trump e a imagem, na verdade, é de um kit de testagem para detectar o Covid-19 usado na Coreia do Sul.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MF7olM