Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Drauzio Varella não incentivou crianças a fumarem maconha e usarem drogas; vídeo foi manipulado

Drauzio Varella não incentivou crianças a fumarem maconha e usarem drogas; vídeo foi manipulado

Drauzio Varella disse que devemos ensinar as crianças que droga (maconha) faz bem, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Em vídeo, o médico Drauzio Varella disse que crianças devem usar drogas porque fumar maconha é bom. Ele disse que drogas fazem bem.  

  Introdução

Periodicamente, o médico oncologista Drauzio Varella entra na mira da desinformação. Em muitos casos, frases que o próprio falou acabam sendo manipuladas. A mais nova aponta para algo relacionado a drogas.

Depois de uma entrevista ao podcast PodPah em julho de 2022 em que citou questões das drogas, mensagens em redes sociais começaram a apontar que ao dizer que “droga é bom” que ele estaria incentivando crianças a fumarem maconha.

Vídeo: é falso que Alexandre de Moraes disse que quer corroer a democracia

As mensagens voltaram a circular com um corte do vídeo agora em 2023. Leia algumas das mensagens que circulam por aí, a transcrição do vídeo:

Versão 1: Vamos fazer esse comunista DR DRAUZIO VARELLA quem vem fazendo “apologia as drogas” com crianças. CANALHA! Vamos fazer o salario desse sujeito asqueroso se resumir apenas ao da Globo!

Versão 2: Vejam vejam o Dr. DRAUZIO VARELA APOIA QUEM USA MACONHA 👋👋👋👋👋👋 Versão 3: Parabéns, pra VC que é a FAVOR do SOCIALISMO e COMUNISMO… DEPOIS, NÃO RECLAME SEU FILHO(A) NA SALA DA SUA CASA FUMAR MACONHA, PQ VOCÊ VOTOU NO PT!! 😉 Versão 4: Drauzio Varella diz que dr0g a é bom e que deve falar isso as crianças

Transcrição Locutor: Uma coisa. Então um médico que é comentarista de uma rede com uma Globo despublicamente. Tem que dizer pras crianças que a droga faz bem. É esse o país que esta raça que acabar, quer esculhambar

Transcrição Drauzio Varella: Você tem que ensinar a criança, dizendo assim: “Droga é bom. É bom! Se não desse prazer, ninguém usava”. Pra que que você ia jogar fumaça no pulmão se não tivesse prazer com ela? Pra que você ia cheirar um pó se não te desse prazer? Você vai cheirar pó de giz? Não vai, né?

  Análise

Vimos a história circulando por mensagens soltas e também pelo vídeo em que um locutor afirma que Drauzio Varella disse que devemos ensinar as crianças que drogas “faz bem”.

As mensagens têm algumas características de fake news como o tom alarmista e os erros de português. Há, sim, uma citação a uma fonte confiável (o próprio Drauzio Varella), algo que não é comum em fake news.

Um ponto que nos deixa desconfiados é o histórico de fake news sobre o médico. Já desmentimos fake news que apontam que ele teria falado que mamografia causa câncer de tireoide, que água gelada faz mal ou, ainda, que teria criado uma dieta da banana.

Na parte da checagem, vamos responder se, de fato, Drauzio Varella disse que devemos dizer a crianças que “drogas fazem bem”, se ele defendeu que crianças usem drogas e qual o pensamento dele em relação ao assunto (com base no que vimos no vídeo).

Checagem

Drauzio Varella disse que devemos dizer a crianças que “drogas fazem bem”?

Não disse. Ao acessar o trecho inteiro da fala do médico, podemos ver, claramente, que ao dizer que devemos dizer que “droga é bom”, ele se referiu ao fato de que elas causam sensações boas. No mesmo vídeo (que pode ser visto mais abaixo), ele ressaltou, no mínimo, dois males das drogas. 1) Que ela atrapalha o desenvolvimento do lobo frontal de crianças e adolescentes. 2) Que ela, em qualquer idade, vicia.

Drauzio Varella defendeu que crianças usem drogas?

Não. Ele, de fato, se mostrou liberal em relação à legalização da maconha. Lá em 2014, inclusive, ele escreveu um artigo em que aponta que a principal razão é o “fracasso retumbante de guerra às drogas”. Por outro lado, ele já gravou, inclusive, um vídeo ressaltando que crianças não devem experimentar maconha.

Qual o pensamento dele em relação ao assunto (com base no que vimos no vídeo)?

Você pode ver o vídeo do assunto inteiro logo abaixo, mas a nossa interpretação é a seguinte: 1) Drauzio Varella reconheceu que as drogas causam sensações boas. 2) Ele apontou que, na hora de educar, não devemos esconder isso das crianças. 3) Apesar disso, ele apontou que as drogas têm questões como do desenvolvimento do lobo frontal e do vídeo. 4) Ele falou que a maconha não, necessariamente, é porta de entrada para outras drogas. 5) Por fim, ele disse que a maconha não deve ser utilizada por adolescentes.

Conclusão

Enganoso 😈

É fato que Drauzio Varella deu a declaração em questão. Porém, ele nem disse que “maconha faz bem” (pelo contrário) tampouco incentivou que crianças e adolescentes usem drogas. No nosso conceito, esta história entra como “enganosa”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm