Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Exame de mamografia causa câncer de tireoide #boato

Exame de mamografia causa câncer de tireoide #boato

Exame de mamografia causa câncer de tireoide, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Dr. Dráuzio Varela alertou que o exame de mamografia é responsável por causar câncer de tireoide em mulheres.

Desde quando criamos o Boatos.org, há dez anos, boatos sobre saúde costumam ser insistentes e reincidentes. É o caso da história de hoje, que aponta para o que seria um alerta do “Dr. Dráuzio Varela”.

No vídeo, uma mulher narra o que seria um relato de uma pessoa que iria fazer a mamografia. Ela aponta que o médico teria alertado que o exame (e também radiografias dentárias) causam câncer de tireoide. Ao final, ela aponta que é preciso pedir um protetor para não ter a doença. Leia a transcrição do arquivo:

Oi amigos, olha que história absurda, eu peço que cês compartilhem com todas as mulheres. A quarta-feira, doutor Drauzio Varella, fez um programa mostrando o porquê do câncer na tireoide. Eu tive um probleminha na tireoide há pouco tempo atrás, subiu meu peso, fiquei muito ligada no e ele explicou porque o câncer da tireoide tá se expandindo rapidamente entre as mulheres. Ele afirmou que possivelmente possa ser o resultado das radiografias dentárias e das mamografias eu vou explicar no avental que protege os radiologistas odontológicos há uma pequena pestana e pode ser levantada e encostada ao pescoço cobrindo a glândula tireoide Normalmente não é usada. Há também um protetor de tireoide para o uso durante as mamografias. Mas é necessário pedi-lo ao radiologista. Agora vem um comentário. Olha só gente ó ontem por coincidência

Fazer uma mamografia de rotina e perguntei pro técnico pelo protetor tireoide e completamente seguros de si ele tirou da gaveta e me entregou. Aí eu perguntei pra ele, ué, mas por que que você não me ofereceu espontaneamente? Ele teve ainda cara de pau de me dizer, eu não sei. Eh você sempre tem que pedir. Eu achei isso um absurdo, gente. Eles sabem o risco que nós corremos mas são orientados pelos patrões da máfia médica a não oferecerem para diminuir custos. Olha que absurdo. Agora eu me pergunto aqui, como é que eu me lembraria de pedir

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Se eu não tivesse visto essa reportagem com Drauzio Varella. Agora você que tá assistindo esse vídeo já sabe, né? Contando aí o meu relato, compartilha esse vídeo gente. Mulheres, exijam o seu direito a vida, amigas e amigos peçam pra que eles também ajudem, compartilhem esse vídeo. Eh é porque vocês tem mães, irmãs, primas, irmãs, esposas, vizinhos, amigas, vizinhas e pra que todos façam isso. Compartilhem esse vídeo e alertem da importância. Quanto maior o número de mulheres informadas, muitas vidas serão poupadas, gente

Vamos proteger as mulheres. Um grupo considerável das mulheres que são assunto primordial e ninguém fala sobre isso, gente. A mídia aberta não fala. Cuidado com os patrões da máfia médica eles são obrigados, obrigados a entregar pra gente esse protetor de tireoide, eles sabem disso. Então se você for fazer uma mamografia essa semana não se esqueça de pedir, de perguntar, compartilhe esse vídeo, se a utilidade pública. Muito obrigada, gente. Absurdo esse Brasil, né? Compartilhe

Análise da mensagem que circula online

Se formos analisar o vídeo em si, ele é um tanto quanto convincente. Ele cita uma fonte confiável, a mulher do vídeo é um tanto quanto articulada (e até convincente) e fala com detalhes do tal mal “da mamografia”. Por outro lado, ele tem ingredientes que são inerentes a um viral falso: ele tem pedido de compartilhamento e é, principalmente, muito alarmista (principalmente em se tratando de algo vendido como um “spin-off” da saúde).

Exame de mamografia causa câncer de tireoide?

A grande questão é a seguinte: apesar de estar viralizando agora em 2023, a tal história falsa já circula há anos na internet. Primeiro, circulou em inglês e citou o “Dr. Oz”. Depois foi traduzido ainda com a referência norte-americana. Em algum momento, as pessoas mudaram o “Dr.” e começaram a citar Dráuzio Varella. Por fim, a história ganhou uma “narradora.

Já fazem alguns anos que a mulher em questão (responsável, em algum momento, por muitas fake news que circulavam online) gravou o vídeo com a informação falsa. O Boatos.org desmentiu esta fake news lá em 2016. Como o desmentido da época vale para hoje, relembre o que escrevemos:

A pessoa que estava no vídeo mostrou ter bastante coragem de mostrar o rosto. Normalmente, quem espalha este tipo de informação (mesmo com boas intenções) se esconde atrás de áudios no WhatsApp. Apesar da coragem e da convicção (que chega a dar impressão que se trata de uma experiência pessoal) a história é falsa.

Como falamos anteriormente, este mesmo texto circulava como do Dr. Oz e há muito tempo. Então, não há como uma pessoa ter visto o Dr. Dráuzio falar sobre isso. Até porque ele fala o oposto disso quando se trata de mamografia. Assiste o vídeo aí:

Varella aponta que o exame é uma das grandes armas contra o câncer de mama já que consegue verificar tumores em tamanho bem menos do que um exame de toque. Ele recomendou que o exame deve ser feito a partir dos 40 anos. Se a mulher tem casos na família, a partir dos 30.

Ok. Dráuzio não disse nada sobre câncer e mamografia. Mas afinal, há riscos? A resposta é não. Para solucionar o caso de fato, releia o nosso desmentido lá de 2013. Está logo abaixo:

Após o boato se tornar popular na web, o Instituto Oncoguia lançou uma nota falando sobre a relação mamografia e câncer de tireoide. De acordo com o instituto, os níveis de radiação no exame são ínfimos e não chegam a expor paciente ao risco de câncer. Além disso, o Oncoguia explicou que o uso do protetor de tireoide não é recomendado para o exame, pois poderia atrapalhar no diagnóstico. Se isso acontecesse, a paciente teria de fazer um novo exame e ficaria exposta por duas vezes à radiação.

O site News-Medical endossa o argumento de que a mamografia não causa câncer de tireoide. Para o site, a radiação exposta no exame é equivalente à meia hora de exposição ao sol. Sendo assim, um exame anual não causaria riscos às mulheres. Por fim, o próprio NY Times também tocou no assunto neste artigo. O resultado é tranquilizador.

Deu para se convencer que a história é definitivamente falsa. Não importa se com o Dr. Oz ou com Dráuzio Varella como “fonte”. Por isso, aproveite o Outubro Rosa e vai fazer o seu exame. Só cuidado com os boatos de exames gratuitos.

Ainda em 2016, o próprio Dráuzio Varella desmentiu a fake news. Por meio do canal do YouTube, ele classificou a história como “lixo da internet”. Assista:

Resumindo: é falso que o exame de mamografia cause câncer de tireoide. Também é falso que o médico Dráuzio Varella tenha falado algo sobre isso. Pelo contrário, ele já fez questão de desmentir o fake.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm