Datas da vacinação para idosos em março: “1º de março – 74 anos”, “2 de março – 73 anos” etc. #boato

Boato – Calendário de vacinação de março foi divulgado. No dia 1º de março, idosos de 74 anos serão imunizados. No dia 2, pessoas de 73 anos e assim sucessivamente.

Na semana passada, um boato causou muita confusão, principalmente, entre grupos de WhatsApp de pessoas do Rio de Janeiro. Um suposto “calendário de vacinação” de março começou a se espalhar na internet e a Secretaria Municipal de Saúde teve que desmenti-lo. Agora, parece que o “calendário” se espalhou por outras localidades.

O tal calendário de vacinação, que seria do mês de março e imunizaria pessoas de 74 a 55 anos (74 anos no dia 1º, 73 anos no dia 2 etc.), começou a ser divulgado como se fosse de diversas cidades brasileiras. Vimos versões sobre Cametá (PA), Jequié (BA), Santa Maria (RS), estados do Espirito Santo, Minas Gerais (incluindo Belo Horizonte) e Distrito Federal. Leia a versão “genérica” que circula online:

Prestem atenção nas datas das vacinas para os nossos idosos a partir do dia 1° de março *Repassando Calendário de Março Atualizado- Previsão Primeira fase de Imunização dos Idosos* 01 de março – 74 anos 02 de março – 73 anos 03 de março – 72 anos 04 de março – 71 anos 05 de março – 70 anos 08 de março – 69 anos 09 de março – 68 anos 10 de março – 67 anos 11 de março – 66 anos 12 de março – 65 anos 15 de março – 64 anos 16 de março – 63 anos 17 de março – 62 anos 18 de março – 61 anos 19 de março – 60 anos 22 de março – 59 anos 23 de março – 58 anos 24 de março – 57 anos 25 de março – 56 anos 26 de março – 55 anos Um abraço e que todos vão ao posto de saúde tomar a vacina.

Datas da vacinação de idosos em março são “1º de março – 74 anos”, “2 de março – 73 anos” etc.?

Como vocês viram o “tal calendário de vacinação de março” se espalhou com muita força em redes sociais de diversas localidades brasileiras. Porém e assim como no caso do Rio de Janeiro, o tal calendário para pessoas entre 74 e 55 anos é falso.

O contexto da vacinação no Brasil já nos deixa um tanto quanto desconfiados da veracidade do tal calendário. Se você está por fora da quantidade de vacinas disponíveis, saiba que hoje há cerca de 11,8 milhões de doses entregues no Brasil. Isso é o suficiente para vacinar (com duas doses) 5,9 milhões de pessoas (menos pessoas do que os grupos prioritários que estão sendo vacinados). Não precisa ser um gênio para saber que, se não há vacina suficiente para vacinar os grupos atuais, não faz sentido planejar vacinar outras pessoas antes da chegada de mais imunizantes.

Não bastasse isso, a tabela em questão erra ao classificar “como idosos” pessoas entre 55 e 59 anos. Ao contrário do que sugere o “calendário”, pessoas dessa faixa etária não se enquadram nos grupos prioritários. Eles serão vacinados junto com toda população considerada adulta (com exceção, claro, dos que estão nos grupos prioritários).

Para além disso, a mensagem tem características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis) e faz parte de uma tônica recente: notícias falsas sobre o processo de vacinação. Recentemente, desmentimos histórias falsas sobre vacinas sendo desviadas e vendidas no mercado negrodenúncias falsas sobre ferramentas eletrônicas para agendamento das vacinas. E, como falamos lá no início do texto, a Prefeitura do Rio de Janeiro já havia desmentido o mesmo boato.

Com todos esses indícios, não demorou muito para confirmarmos que o calendário de março para idosos se vacinarem era falso. A prova disso é que diversas secretarias estaduais e municipais de saúde tiveram que desmentir a história. Vamos citar apenas alguns que encontramos via Facebook: São José dos Pinhais (PR), Paraty (RJ), Porto Velho (RO), Distrito Federal, Jundiaí, Rio Grande do Sul e assim vai.

E como surgiu o fake? Como falamos, a primeira versão do boato surgiu no Rio de Janeiro. Muito provavelmente, algum “jênio” se baseou no calendário de fevereiro (que vacina pessoas de 99 a 75 anos reduzindo um ano por dia do mês) e continuou o cálculo. Ou seja: a tal ideia “brotou” de uma mente brilhante.

Resumindo: a história que aponta que há um calendário de vacinação para idosos em março com pessoas de 74 a 55 anos é falsa. Tratam-se de novas versões de um boato que começou no Rio de Janeiro e se espalhou pelo Brasil todo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet