Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Link que pede CEP para saber onde se vacinar (subpav.org) clona o seu celular #boato

Link que pede CEP para saber onde se vacinar (subpav.org) clona o seu celular #boato

Link do CEP para saber onde se vacinar (subpav.org) clona o seu celular, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Se você receber um link de um site chamado subpav.org, que pede o seu CEP para saber onde se vacinar, delete. É uma estratégia de hackers para clonar o seu celular.

Com a vacinação sendo iniciada no Brasil, muitas cidades e estados estão adotando ferramentas para (tentar) facilitar o processo. O grande problema é que algumas dessas ferramentas estão gerando desconfianças das pessoas. Desconfianças reforçadas, em alguns casos, por notícias falsas.

Outro dia, desmentimos a história falsa que aponta para um site chamado “Vacina Já” (que é, de fato, um serviço do governo de São Paulo). Hoje, a história é relacionada a um serviço chamado subpav.org. De acordo com mensagens que circulam online, o serviço que pede o seu CEP para saber onde você deve se vacinar “clonaria o seu celular”.

“Se vocês receberem um link para colocar seu CEP e saber onde se vacinar não abra. Delete! Várias pessoas tiveram o celular clonado. Tá mole não!!! Essa bandidagem tá na pista!”, diz a mensagem que circula online.

Link do CEP para saber onde se vacinar (subpav.org) clona o seu celular?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

É claro que é preciso ficar atento com os sites antes de sair clicando por aí. Mas, pelo menos neste caso, a informação que circula na internet sobre o tal site que pede o CEP para se vacinar é falsa.

Apesar de a mensagem não citar o site em questão, vimos outra mensagem viral no WhatsApp com o seguinte teor: “https://subpav.org/ondeseratendido/ Digite o CEP de sua residência e saiba onde vc será vacinado”. E, neste caso (pelo menos), podemos dizer que o serviço em questão não clona o seu celular.

O link em questão é de uma página da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) do município do Rio de Janeiro. E, de fato, você pode colocar o seu endereço ou CEP no sistema que o mapa interativo vai localizar o ponto de vacinação mais próximo de sua residência.

Essa matéria do próprio site da prefeitura do Rio de Janeiro tem o link em questão inserido no trecho “Para descobrir o local onde deve se vacinar, a pessoa deve acessar aqui ou ir aos pontos especiais de vacinação”. Ou seja: o link https://subpav.org/ondeseratendido/ é oficial.

Antes de acabar, temos apenas uma ressalva: neste caso, o alerta é falso. Porém, nada impede que algum golpista realmente venha a criar um site falso com o tema vacinação. Por isso, o nosso conselho é que você desconfie sempre, procure em fontes oficiais e dê uma olhada aqui no Boatos.org.

Resumindo: apesar de sempre ser bom estar atento com os links que circulam por aí, a denúncia de que o site Subpav.org clona o seu celular ao pedir o CEP de sua residência é falsa. O site em questão é, de fato, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK