Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Coronavírus não causa pneumonia (causa problema de coagulação) e não necessita de respiradores e UTIs para tratamento #boato

Coronavírus não causa pneumonia (causa problema de coagulação) e não necessita de respiradores e UTIs para tratamento #boato

Coronavírus não causa pneumonia (causa problema de coagulação) e não necessita de respiradores e UTIs para tratamento, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Coronavírus causa trombose e não pneumonia. Infectados com Covid-19 não necessitam de respiradores, nem de UTI para se curar.

A Covid-19 chegou ao Brasil para causar um verdadeiro pânico. Isso porque os sintomas da nova doença se assemelham (e muito) aos da gripe comum. Para piorar, estamos no outono e as temperaturas estão começando a cair ou variar. A época é a mais propícia para a disseminação da influenza.

Mas além dos sintomas parecidos com os da gripe, a Covid-19 pode causar ainda perda de olfato, dor de cabeça e diarreia. Em casos graves, a doença pode causar infecções do trato respiratório inferior, como a pneumonia, podendo levar ao óbito.

Entretanto, nos últimos dias, publicações têm defendido que a Covid-19 não causa pneumonia. A negação não para por aí. De acordo com a mensagem, autópsias realizadas por médicos italianos teriam mostrado que a Covid-19 causaria a coagulação intravascular disseminada, isto é, a trombose. Segundo o texto, a solução para o problema seria o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e anticoagulantes. Ainda de acordo com as publicações, médicos italianos teriam afirmado que a ventilação mecânica nunca foi necessária, tampouco o uso das UTIs. Por fim, a mensagem ainda diz que, com a descoberta, seria possível retornar à vida normal e reabrir o comércio. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“* ÚLTIMO MINUTO * Sobre o Coronavírus: Parece que a doença está sendo atacada em todo o mundo. Graças às autópsias realizadas pelos italianos … foi demonstrado que * não é pneumonia * … mas é: * coagulação intravascular disseminada * (trombose). Portanto, a maneira de combatê-lo é com * antibióticos, anti-inflamatórios e anticoagulantes. * Os protocolos estão sendo alterados aqui desde o meio dia Segundo informações valiosas de patologistas italianos, nunca foram necessários ventiladores, nem a unidade de terapia intensiva. Se isso for verdade para todos os casos, estamos prestes a resolver mais cedo do que o previsto. Importante e novo sobre o Coranovírus: Em todo o mundo, o COVID-19 está sendo atacado devido a um grave erro de diagnóstico Ele filmou um vídeo de uma família mexicana nos Estados Unidos que afirmava que foram curados com um remédio caseiro: três aspirinas de 500 gr dissolvidas em suco de limão fervido com mel, são tomadas quentes e no dia seguinte, como se nada tivesse acontecido com elas! Bem, a informação científica que se segue prova que eles estão certos! 

Esta informação foi divulgada por um pesquisador médico da Itália: Bem, graças a 50 autópsias realizadas em pacientes que morreram de COVID-19, eles descobriram que NÃO É PNEUMONIA, estritamente falando, porque o vírus não mata apenas pneumócitos desse tipo, mas usa uma tempestade inflamatória para criar uma trombose vascular endotelial, com Na trombose difusa correspondente, o pulmão é o mais afetado porque é o mais inflamado, mas também produz um ataque cardíaco ou derrame e muitas outras doenças trombóticas. De fato, os protocolos deixaram as terapias antivirais inúteis e concentraram-se nas inflamatório e anti-coagulação. Essas terapias devem ser feitas imediatamente, mesmo em casa, nas quais o tratamento dos pacientes responde muito bem quanto mais tarde são realizados, são menos eficazes. Na ressuscitação, eles são quase inúteis. Se os chineses tivessem denunciado, teriam investido em terapia caseira, não em terapia intensiva!

COAGUALAÇÃO INTRAVASCUAL DISSEMINADA (TROMBOSE). Então, a maneira de combatê-lo é com antibióticos, anti-inflamatórios e anticougulados. […]. Essa é a principal razão pela qual as hospitalizações na Itália estão diminuindo e se tornando uma doença tratável em casa. Ao tratá-la bem em casa, não apenas a hospitalização é evitada, mas também o risco de trombose. Não foi fácil entender, porque os sinais de microembulismo desapareceram mesmo no ecocardiograma. Neste final de semana foi feita a comparação dos dados de 50 pacientes entre os que respiram mal e os que não respiram, e a situação parece muito clara. Com esse importante achado, é possível retornar à vida normal e abrir os negócios fechados devido à quarentena, não imedi”.

Coronavírus não causa pneumonia (causa problema de coagulação) e não necessita de respiradores e UTIs para tratamento?

A publicação, rapidamente, se espalhou pelas redes sociais e já fez muita gente acreditar na mensagem. Mas será que essa história de que o coronavírus não causa pneumonia, mas sim trombose e, por isso, não seriam necessários respiradores e uso da UTI é real? A resposta é um belo não!

Vamos aos detalhes! A publicação causou desconfiança logo de cara. Isso porque ela apresenta diversas características de boatos online, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, a equipe do Boatos.org já desmentiu dezenas de histórias falsas relacionadas ao novo coronavírus (SARS-CoV-2) e à Covid-19, como a que dizia que um borracheiro teria morrido em um acidente, mas teve atestado como causa da morte a Covid-19. Também a que indicava que a gripe suína (H1N1) mata muito mais do que a Covid-19 e, por fim, a que apontava que respirar profundamente por 10 segundos pode indicar se o coronavírus causou fibrose no pulmão.

No Brasil, o Hospital Sírio Libanês iniciou um tratamento de forma forma experimental com anticoagulantes. Uma das médicas da instituição afirmou que patologistas teriam descoberto, durante as necropsias de vítimas da Covid-19, pequenos coágulos nos vasos sanguíneos das vítimas, levando a crer que o uso da medicação poderia ser efetiva. Entretanto, ainda não existem estudos e muito menos comprovação de que o uso de anticoagulantes realmente funcione.

Apesar disso,o fato é que a história de hoje é pura balela. A mensagem começou a circular em italiano e chegou a ser atribuída a diversos médicos. Uma das versões mais famosas afirmava que o médico Sandro Giannini seria o responsável pela descoberta. A história chegou a ser compartilhada em sites de notícias. Porém, a fonte da informação foi uma publicação que, posteriormente, foi deletado da internet.

É importante ressaltar que todas as autoridades de saúde classificam a Covid-19 (a doença causada pelo novo coronavírus) como uma doença infecciosa com sintomas de doenças respiratórias. Ninguém identifica a Covid-19 como uma doença do sistema circulatório.

As análises encontradas no Hospital Sírio Libanês podem indicar algo importante. Entretanto, é necessário de um estudo detalhado que possa indicar a relação do coágulo com a doença e a partir de onde ele se desenvolve. Até o momento, o que se tem são observações que ainda não foram compartilhadas e a própria instituição caracterizou o tratamento como experimental. Ou seja, é preciso esperar até outras notícias.

Como se tudo isso não fosse suficiente, um site italiano desmentiu toda a informação. De acordo com o site Il Tempo, o virologista Roberto Birioni publicou em sua página de checagem de dados científicos médicos que todo o texto é feito com base em um voto de fé, já que não identifica (na maioria dos casos) o médico que teria afirmado tal absurdo e muito menos o estudo que demonstra o suposto fato.

Birioni também alertou que o texto mistura algumas informações verdadeiras com um monte de balela. Por fim, ele pontuou que informações sobre novos tratamentos contra a Covid-19 não vão chegar por meio de textos que a sua tia compartilhou no grupo da família no WhatsApp, mas sim em revistas científicas.

Em resumo: a história que diz que o coronavírus não causa pneumonia, mas sim trombose e, por isso, não necessita de respiradores e nem de UTI é falsa! A história começou a circular em italiano. E foi por lá mesmo que ela foi desmentida. De acordo com um virologista, a história não faz o menor sentido. Alguém pegou poucas informações reais, enfiou um monte de balela junto e começou a divulgar a informação por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Otkv5l