Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Cápsulas de remédios (Esoral e Enterofuryl) vem com pregos dentro #boato

Cápsulas de remédios (Esoral e Enterofuryl) vem com pregos dentro #boato

Cápsulas de remédios (Esoral e Enterofuryl) vem com pregos dentro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, pessoas mostram cápsulas dos medicamentos Esoral e Enterofuryl com diversos pregos dentro. 

Com o avanço da ciência, hoje temos uma diversidade muito grande de medicamentos contra os mais diferentes tipos de doenças. Isso não só garantiu uma qualidade de vida melhor, como também uma expectativa de vida maior.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que ao invés de curar, alguns medicamentos estão trazendo um grande risco à saúde da população. Isso porque algumas cápsulas de remédio estariam vindo com um objeto inusitado.

De acordo com uma publicação, os medicamentos Esoral e Enterofuryl estariam vindo com pregos dentro das cápsulas. A prova ficaria por conta de um vídeo internacional que mostraria as cápsulas sendo retiradas de cartelas novas e, após abertas, continham apenas pregos.

Cápsulas de remédios (Esoral e Enterofuryl) vem com pregos dentro?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As imagens fizeram grande sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e já acumulam diversos compartilhamentos. Entretanto, a história não passa de balela. A explicação fica por conta da origem do medicamento e dos desmentidos em diversos países.

Não é de hoje que fake news envolvendo histórias bizarras com medicamentos circulam nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a Maxalgina, a dipirona da Venezuela, estaria contaminada com um vírus mortal. Também a que indicava que a fenilpropanolamina, mesmo proibida no Brasil, estaria presente em diversos antigripais e, por fim, a que apontava que o Hospital Santa Casa de Cuiabá estaria distribuindo cápsulas vazias de ivermectina.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre incidentes envolvendo supostas cápsulas de medicamentos com pregos. Descobrimos que não existe um relato sequer de pessoas que morreram após usarem os medicamentos Esoral e Enterofuryl. Por sinal, nenhuma das duas medicações são vendidas no Brasil. O remédio Esoral é vendido no Paquistão, enquanto o Enterofuryl é comercializado na Bósnia.

Ao buscar por mais explicações, encontramos muitos desmentidos na internet dos mais variados países, como Índia, Grécia, Cazaquistão e Ucrânia. De acordo com o serviço de checagem Fact-Check, do Cazaquistão, a explicação mais provável seria que os homens que aparecem no vídeo teriam retirado a folha de alumínio da parte de trás do medicamento e substituído as cápsulas ou falsificado a própria embalagem, retirando as cápsulas pela frente e, posteriormente, colando (já que ela não é totalmente mostrada).

Em resumo: a história que diz que os medicamentos Esoral e Enterofuryl estariam vindo com pregos dentro das cápsulas é falsa! O vídeo usado como prova, na verdade, foi gravado, respectivamente, no Paquistão e na Bósnia (onde os medicamentos são comercializados). Além disso, encontramos diversos desmentidos na internet sobre o assunto. De acordo com eles, as pessoas que gravaram os vídeos, muito provavelmente, modificaram a embalagem (seja pela retirada da folha de alumínio ou pelo corte na parte da frente da embalagem, já que ela nunca é mostrada). Não existem provas de que existem pregos nos medicamentos e muito menos que alguém tenha morrido por isso. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1