Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Camilo Santana, governador do Ceará, cria teatro da Covid-19 para assustar população #boato

Camilo Santana, governador do Ceará, cria teatro da Covid-19 para assustar população #boato

Camilo Santana, governador do Ceará, cria teatro da Covid-19 para assustar população, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Camilo Santana, governador do Ceará, criou teatro da Covid-19 para assustar a população. Em vídeo, é possível ver o cenário montado para simular o caos na saúde do estado.

O Brasil vive agora a segunda onda de Covid-19, quando há um novo aumento de casos após o período de queda. E mesmo após atingir a triste marca de mais de 292 mil mortes, isso em meio à vacinação, ainda tem gente duvidando da gravidade da pandemia e suas consequências. E na internet, infelizmente, continuam “brotando” aos montes boatos que visam deturpar a realidade da emergência de saúde nos estados, como é o caso do nosso desmentido de hoje.

Uma publicação que começou a circular no Facebook dá conta de que Camilo Santana, governador do Ceará, teria criado um teatro da Covid-19 para assustar a população. Em vídeo, é possível ver o governador em meio a leitos hospitalares falando sobre as novas medidas restritivas que serão implantadas no estado para conter a contaminação pelo coronavírus e, em seguida, a montagem do suposto cenário usado para gravar o vídeo, com os bastidores do set completo de filmagem, em que aparecem cinegrafistas e fotógrafos, leitos e pessoas vestindo macacões de proteção, tudo para, supostamente, enganar a população. Confira, a seguir, o vídeo que está rodando online e as versões do texto original das publicações que estão o compartilhando:

Versão 1: Tire suas conclusões e procura saber se isso está acontecendo na sua cidade! OLHA O Sr. CAMILO SANTANA FAZENDO TEATRO PARA ARRANCAR MAIS DINHEIRO E AO MESMO TEMPO FAZER TERRRORISMO COM O POVO !!!!! Versão 2: Camilo Santana monta estúdio cinematográfico pra simular caos na saúde do Estado,veja a bandidagem do governador do Ceará.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Camilo Santana, governador do Ceará, criou teatro da Covid-19 para assustar população?

O vídeo supostamente “desmascarando” Camilo Santana e a situação da saúde do Ceará viralizou rapidamente e deixou muitos internautas revoltados. No entanto, a história não procede.

E desconfiamos disso, para começar, por conta das características da mensagem, semelhantes às que vimos frequentemente em fake news: ela é vaga (não diz quando o vídeo foi gravado e onde), alarmista (tem o intuito de minimizar a gravidade da pandemia), possui erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis de notícia que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, como diz aquele velho ditado, já estamos “carecas de saber” que boatos contra governadores vêm surgindo com bastante força desde o início da pandemia, o que nos levou a mais um indício de que a história está mal contada. Aqui mesmo no Boatos.org, por exemplo, nossa equipe já desmentiu vários fakes do tipo, como é o caso daquele que dizia que governadores prefeitos estariam jogando respiradores no mato para prejudicar Bolsonaro; aquele que denunciava que o irmão de Wilson Lima, governador do Amazonas, teria sido flagrado ameaçando uma médica; e até aquela história de que estaria faltando oxigênio em Manaus porque o governador não queria comprar da oposição e teria dívida com fornecedores.

Mais que isso, confirmamos que o Ceará, assim como a maioria dos estados, de fato, está passando por um colapso na rede de saúde por conta da Covid-19. De acordo com dados do sistema IntegraSUS, da Secretaria estadual da Saúde (Sesa), atualizados nesse último sábado, às 8h50, o estado acumula quase meio milhão de casos da doença (mais especificamente, 497.030) e mais de 12 mil mortes.

Além do mais, a taxa de ocupação das UTIs e enfermarias cearenses é de 91,52% e 81,61%, respectivamente (com 491 pacientes na fila de espera por leitos). Portanto, temos que concordar que não haveria motivos para Camilo Santana “encenar” a situação na saúde do estado, certo?

E foi aí que, ao buscarmos pelo tal vídeo que está sendo compartilhado, encontramos uma versão completa, sem sonoplastia, que claramente comprova que o vídeo sequer foi gravado no Brasil. Apesar de não termos achado a origem do vídeo, pelas inscrições em hebraico no uniforme do profissional e pelos diálogos que aparecem nas imagens, podemos cravar que o vídeo é de Israel, e não do Ceará. Isto é, tudo não passou de uma montagem para deturpar a imagem do governador cearense e minimizar a gravidade da pandemia no estado.

Resumindo: A publicação que dá conta de que Camilo Santana, governador do Ceará, criou teatro da Covid-19 para assustar a população não é verdadeira. O vídeo que está sendo compartilhado sequer foi gravado no Brasil (na verdade, é de Israel) e está sendo usado em montagem para enganar os internautas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy