Bolacha Nesfit é feita de plástico e, por isso, pega fogo em vídeo #boato

Boato – A bolacha (biscoito) Nesfit pega fogo porque é feita de plástico. Tudo é comprovado por causa de vídeo compartilhado na internet.

O que não faltam na internet são denúncias relacionadas a alimentos do nosso cotidiano. Esse tipo de história faz tanto sucesso na internet que, em alguns casos (mesmo sendo falsas), continuam circulando por aí. O caso de hoje fala de uma denúncia relacionada à bolacha (ou biscoito, dependendo da região) Nesfit.

Um vídeo que circula online aponta que a bolacha Nesfit pega fogo por um motivo muito “simplório”: ela seria feita de plástico e distribuída para envenenar a população. Leia a transcrição da filmagem que circula online (e que não será exibida aqui):

Pessoal, esta é uma bolacha da Nestlé, a Nesfit. Vejam bem o que é que nos estamos comendo. Ela entra em combustão. Se fosse farinha de trigo, cacau integral ou aveia, ela não entraria em combustão. Vejam bem é isso que o poder está dando para o povo comer. A população está sendo envenenada. Aqui deve ter plástico. É isso que eles põem. Colocam isso para a nossa alimentação. Na mesa deles é proibido qualquer tipo de alimento que não seja orgânico comprovadamente. Tudo é proibido. Vejam bem aqui está Nesfit. Quem acha que Nesfit é qualidade. Nesfit é um alimento fitness, né? Para atletas, para quem quer emagrecer e se manter saudável. É isso aqui que todo mundo está comendo. Estou mostrando para vocês e espero que vocês me sigam nesse sentido de que evitem abrir pacotes.

Bolacha Nesfit é feita de plástico e, por isso, pega fogo em vídeo?

A história voltou a circular na internet em 2020. Porém, trata-se de uma informação falsa já desmentida aqui no Boatos.org. Mais exatamente, em 2018. Como a argumentação da época vale para hoje, relembre o que foi escrito.

Para começar, o alerta possui o enredo clássico de boatos online (alarmista, cheio de informações vagas, pedidos de compartilhamento, com erros de português e sem citar fontes confiáveis). Com isso, já ficamos com a pulga atrás da orelha.

Também achamos estranho que os testes de controle de qualidade e a fiscalização não tenham chegado a essa “incrível conclusão” da mulher que gravou o vídeo e jogou em redes sociais e no WhatsApp. Detalhe: não achamos nenhuma fonte confiável que falasse em “plástico no Nesfit”.

As coisas começaram a se clarificar quando resolvemos checar a informação nutricional do biscoito e chegamos à informação de que cinco biscoitos (cerca de 30g) possuem 21g de carboidratos, dos quais 4,9g são de gordura (o fit nem é tão fit assim). É aí que matamos a charada: o “segredo do fogo” está justamente na quantidade de gordura presente no alimento e não no plástico.

Esta matéria da The Times Of India, produzida quando o boato sobre o salgadinho Cheetos circulou por lá, responde à pergunta. Segundo a especialista em microbiologia alimentar e industrial, Deepa Bhajekar, esses alimentos pegam fogo porque são alimentos ricos em carboidratos e têm baixa umidade (são sequinhos). Neste vídeo (que está no link), a especialista realiza testes com alimentos semelhantes (não só industrializados) e os produtos têm a mesma reação quando entram em contato com o fogo. Logo, se o produto é seco e possui gordura, o resultado será o mesmo.

Também questionamos a Nestlé sobre a veracidade das informações. Em resposta, a empresa informou que “todos os alimentos são compostos orgânicos, sejam estes de origem vegetal ou de animal e, quando em sua forma sólida, em presença de fogo, são combustíveis naturais”. Confira:

Todos os alimentos são compostos orgânicos, sejam estes de origem vegetal ou de animal e, quando em sua forma sólida, em presença de fogo, são combustíveis naturais. Portanto, a questão mostrada por essa consumidora ocorre em todos os alimentos, inclusive no nosso Biscoito Nesfit. […] Quaisquer produtos de nossas marcas são fabricados com ingredientes devidamente selecionados e fabricados sob rigoroso controle de qualidade.

Resumindo: a história que aponta que a bolacha Nesfit entrou em combustão em um vídeo porque é feita de plástico é falsa. Trata-se de uma informação errada que já foi desmentida aqui no Boatos.org em 2018.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet