Biscoito Nesfit pega fogo porque é feito de plástico, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo compartilhado nas redes sociais aponta que o biscoito “Nesfit” da Nestlé é feito de plástico porque pega fogo facilmente.

Não importa se você fala biscoito ou bolacha. O fato é que o quitute já é uma presença quase unânime na mesa dos brasileiros – está no cardápio de 99,7% da população, segundo pesquisa realizada pela Kantar WoldPanel. Mas há quem diga que esse é um verdadeiro veneno para a saúde. É o caso de um vídeo que circula na internet.

Segundo o vídeo que viralizou no Facebook e WhatsApp (e que está revoltando muita gente por aí) o biscoito “Nesfit” da Nestlé é feito de plástico. As imagens mostram o momento em que o biscoito pega fogo. No vídeo, uma mulher alerta que o biscoito contém plástico e diz que “se fosse farinha de trigo, cacau integral ou aveia, ela (bolacha) não entraria em combustão”. Leia o que diz o vídeo:

Pessoal, esta é uma bolacha da Nestlé, a Nesfit. Vejam bem o que é que nos estamos comendo. Ela entra em combustão. Se fosse farinha de trigo, cacau integral ou aveia, ela não entraria em combustão. Vejam bem é isso que o poder está dando para o povo comer. A população está sendo envenenada. Aqui deve ter plástico. É isso que eles põem. Colocam isso para a nossa alimentação. Na mesa deles é proibido qualquer tipo de alimento que não seja orgânico comprovadamente. Tudo é proibido. Vejam bem aqui está Nesfit. Quem acha que Nesfit é qualidade. Nesfit é um alimento fitness, né? Para atletas, para quem quer emagrecer e se manter saudável. É isso aqui que todo mundo está comendo. Estou mostrando para vocês e espero que vocês me sigam nesse sentido de que evitem abrir pacotes.

Biscoito Nesfit pega fogo porque é feito de plástico?

À primeira vista, as imagens chocam. Mas, em seguida, temos aquela sensação “acho que te conheço de algum lugar”. Se você teve a mesma impressão, não está errado. Só no Boatos.org, já apareceram histórias envolvendo miojo, alface, ovos, arroz e salgadinho ” de plástico. E sim, essa é mais uma balela sobre alimentos de plásticos. Entenda o porquê.

Para começar, o alerta possui o enredo clássico de boatos online (alarmista, cheio de informações vagas, pedidos de compartilhamento, com erros de português e sem citar fontes confiáveis). Com isso, já ficamos com a pulga atrás da orelha.

Também achamos estranho que os testes de controle de qualidade e a fiscalização não tenham chegado a essa “incrível conclusão” da mulher que gravou o vídeo e jogou em redes sociais e no WhatsApp. Detalhe: não achamos nenhuma fonte confiável que falasse em “plástico no Nesfit”.

As coisas começaram a se clarificar quando resolvemos checar a informação nutricional do biscoito e chegamos à informação de que cinco biscoitos (cerca de 30g) possuem 21g de carboidratos, dos quais 4,9g são de gordura (o fit nem é tão fit assim). É aí que matamos a charada: o “segredo do fogo” está justamente na quantidade de gordura presente no alimento e não no plástico.

Esta matéria da The Times Of India, produzida quando o boato sobre o salgadinho Cheetos circulou por lá, responde à pergunta. Segundo a especialista em microbiologia alimentar e industrial, Deepa Bhajekar, esses alimentos pegam fogo porque são alimentos ricos em carboidratos e têm baixa umidade (são sequinhos). Neste vídeo (que está no link), a especialista realiza testes com alimentos semelhantes (não só industrializados) e os produtos têm a mesma reação quando entram em contato com o fogo. Logo, se o produto é seco e possui gordura, o resultado será o mesmo.

Também questionamos a Nestlé sobre a veracidade das informações. Em resposta, a empresa informou que “todos os alimentos são compostos orgânicos, sejam estes de origem vegetal ou de animal e, quando em sua forma sólida, em presença de fogo, são combustíveis naturais”. Confira:

Todos os alimentos são compostos orgânicos, sejam estes de origem vegetal ou de animal e, quando em sua forma sólida, em presença de fogo, são combustíveis naturais. Portanto, a questão mostrada por essa consumidora ocorre em todos os alimentos, inclusive no nosso Biscoito Nesfit. […] Quaisquer produtos de nossas marcas são fabricados com ingredientes devidamente selecionados e fabricados sob rigoroso controle de qualidade.

Resumindo: o biscoito Nesfit não é de plástico, o produto pega fogo por causa dos carboidratos e o vídeo é mais uma balela sobre alimentos de plásticos que circula por aí. Não acredite e, se quiser, pode comer o seu biscoitinho (ou bolachinha) por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

8 comentários em “Biscoito Nesfit pega fogo porque é feito de plástico, mostra vídeo #boato

  • 26/10/2018 em 13:14
    Permalink

    Boa tarde, como este biscoito netfit de cereais todos os dias, e agora fiquei com medo?

    Resposta
  • 07/08/2018 em 17:40
    Permalink

    “21 carboidratos, dos quais 4,9 são gorduras…” Dar uma revisada em química e no texto depois, galera.

    Resposta
  • 07/08/2018 em 16:48
    Permalink

    Adoro esse biscoito,de plastico ou não eu só sei que é um adelicia.

    Resposta
  • 06/08/2018 em 17:53
    Permalink

    Esta resposta em relação a qualidade dos componentes do biscoito não me convenceu…e continuo acreditando que nós ingerimos muito veneno sim…não só nos biscoitos Nestlé…mas em quase tudo que consumimos…principalmente se tratando de embutidos…

    Resposta
    • 08/08/2018 em 16:55
      Permalink

      sim, vc consome venenos: açúcar, conservante, acidulante…mas plástico não consta.

      Resposta
  • 02/08/2018 em 23:00
    Permalink

    “Esta matéria da The Times Of Índia, produzida”… nos remete para uma matéria sobre o filho de Cabral!…Fazendo isso, o site só faz colocar fogo, e dúvidas, na matéria sobre o biscoito da Nestlé.

    Resposta
  • 02/08/2018 em 19:50
    Permalink

    Ou é carboidrato ou é gordura… Vocês fizeram alguma confusão aí.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)