Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marco Antônio Cabral, filho de Sérgio Cabral, mudou o sobrenome para as eleições #boato

Marco Antônio Cabral, filho de Sérgio Cabral, mudou o sobrenome para as eleições #boato

Boato – Filho do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, Marco Antônio Cabral tomou a decisão de mudar o sobrenome para não chamar atenção nas eleições de 2018.

Muita gente não se atenta, mas as eleições vão muito além da escolha do presidente da República. Em 2018, vamos às urnas para escolher governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Dentre os muitos candidatos, nomes de parentes de políticos conhecidos são uma constante. Hoje, vamos falar de um deles que, de acordo com uma mensagem que circula online, está fazendo “tudo” para se desligar do sobrenome.

O texto, que viralizou no WhatsApp e chegou a ser publicado em blogs, aponta que Marco Antônio, filho de Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, está tentando “mudar” o nome para concorrer nas eleições deste ano. O truque seria “retirar o Cabral”. Vimos algumas versões diferentes da mensagem. Leia algumas delas:

Versão 1: Para ser candidato, o filho de Sérgio Cabral mudou o sobrenome. Agora é só Marco Antônio, tirou o Cabral do nome para não chamar atenção. Se você passar para mais 10 pessoas e essas para mais 10, em minutos vai se espalhar pelas redes sociais. Faça sua parte divulgue agora vai. Versão 2: Filho Do Ex Governador Sérgio Cabral Tira O Cabral Do Nome Para Campanha Eleitoral ‘Agora É Marco Antônio’ Filho do ex governador é deputado estadual ele já começou campanha. Agora é Marco Antônio [..]

Marco Antônio Cabral, filho de Sérgio Cabral, mudou o sobrenome para as eleições?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A tal mensagem se espalhou muito pelos confins da web. Mas será mesmo que o filho do ex-governador do Rio de Janeiro resolveu “retirar” o sobrenome para concorrer nas eleições deste ano? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

De cara, já ficamos desconfiados da história. Para começar, que tipo de estratégia é essa de “tirar” o sobrenome do pai ex-governador para se eleger. A mensagem passa por uma premissa de que as pessoas começariam a “votar” no Marco Antônio (totalmente desconhecido) só porque não tem Cabral no nome. Das duas, uma: ou não entendemos a lógica ou não tem lógica mesmo.

Some isso a mais dois fatores. O primeiro é que o texto tem todas as principais características de boatos online: é vago, alarmista, com erros de português, não cita fontes confiáveis e pede (muito) compartilhamento. Só isso já seria motivo para pesquisarmos antes de compartilhar a informação.

Ao pesquisar, percebemos uma coisa que desmente a mensagem: todas as redes sociais do deputado continuam com o mesmo sobrenome. O Instagram e o Twitter dele são Marco Antônio Cabral. O Facebook é Marco Antônio Neves Cabral. Mesmo que ele “tivesse mudado o nome”, as redes sociais seriam modificadas.

Para terminar, o próprio político desmentiu a informação. Em entrevista para a Folha de S. Paulo, o deputado estadual negou que retirou o sobrenome Cabral para as eleições. No Instagram, ele declarou o seguinte:

Cuidado com as informações que recebem! Sempre confirmem antes de repassar. Nunca passou pela minha cabeça deixar de usar meu sobrenome, as pessoas não têm mais o que inventar! Reafirmo: não tenho vergonha do meu sobrenome. Meu pai teve grandes acertos na sua vida pública, mas cometeu erros que estão sendo reparados na Justiça. Quero ser julgado por quem eu sou e pelo meu trabalho! Seguimos na luta! [..]

Resumindo: a história que aponta que o filho de Sérgio Cabral, Marco Antônio Cabral, retirou o sobrenome do pai para poder se desligar da família e concorrer a um cargo de deputado federal no Rio de Janeiro é falsa. Nem faz muita lógica, nem o político colocou o tal “plano” em ação. Boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.