Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Arroz Dana está com um vírus que só é visto no Paquistão e chegou ao Brasil #boato

Arroz Dana está com um vírus que só é visto no Paquistão e chegou ao Brasil #boato

Arroz Dana está com um vírus que só é visto no Paquistão e chegou ao Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Chegou na alfândega um carregamento de um arroz da marca Dana. Produto está com um vírus que só é visto no Paquistão e entrou graças a um suborno.

Leia também: confira lista de fake news relacionadas ao arroz Dana. 

Volta e meia, alertas para irregularidades de produtos circulam na internet. Felizmente, nem todos são verdadeiros. É o caso da história de hoje, que aponta para um “arroz do Paquistão” que estaria chegando ao Brasil.

De acordo com a mensagem, um arroz da marca Dana teria um vírus que só é visto no Paquistão e entrou na alfândega graças a um pagamento de suborno no Brasil. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Chegou na alfândega um carregamento de arroz e que não passou no regulamento de saúde porque traz um vírus que só é visto no Paquistão. O arroz é de lá e o árabe pagou e subornou para conseguir a mercadoria. O arroz se chama “Dana”

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: Um amigo que trabalha na alfândega me diz que chegou uma remessa de arroz e que os padrões de saúde não foram respeitados, porque traz um vírus que só é visto no Paquistão. O arroz vem daí e os árabes pagam e subornam para que os produtos sejam removidos e já os distribuíram.  O arroz é chamado de “Dana” e o pacote é azul e diz feito no Paquistão. Por favor, não compre, é muito contaminado … Compartilhe esta informação! com seus entes queridos e outras pessoas.

Versão 3: Um funcionário da alfândega informou que chegou um carregamento de arroz que não passou pelos padrões de saúde porque traz um vírus/bactéria que só é visto no PAQUISTÃO. O arroz é de lá e eles “conseguiram” com o governo petista liberação da mercadoria que já se encontra no mercado brasileiro. O arroz se chama “DANA” e a embalagem é azul e informa ser produzido no PAQUISTÃO. Produto altamente contaminado e já se encontra distribuido em supermercados venda. Compartilhe essa informação junto a seus familiares e amigos

Arroz Dana está com um vírus que só é visto no Paquistão e chegou ao Brasil?

O que não faltou foi gente compartilhando a história em questão agora em março de 2023. Porém, a informação sobre o tal arroz é uma fake news que já foi desmentida pelo Boatos.org lá em 2018. Como o desmentido da época vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Vamos lá! A história por si só já parece bem absurda. Vimos versões no Brasil, Angola e em diversos países de língua espanhola. Ou seja, até aí, já temos diversas versões da história, o que é, no mínimo, estranho.

Além disso, ela segue “direitinho” o roteiro de outras fake news já desmentidas aqui no Boatos.org. O texto é vago (não fala nem o nome do vírus), alarmista, possui diversos erros de português (tanto aqui quanto em Angola), pede compartilhamentos e não cita fontes confiáveis (um amigo sem nome não é exatamente uma fonte confiável).

Se você prestar atenção no pacote (veja imagem abaixo), vai ver que ele possui informações em espanhol. Como falamos antes, a história não circulou somente em países lusófonos, mas também em quase todos os países de língua espanhola. No Panamá, por exemplo, o governo precisou desmentir a informação, tamanho foi o impacto causado pelo boato. Leia:

A Autoridade Panamenha de Segurança de Alimentos (AUPSA) encarregada de realizar os testes relacionados ao assunto, comunica que o arroz originário de países como Paquistão, Emirados Árabes e Venezuela não são aprovados para circular no país […]. Reforçamos que a AUPSA tem como função fiscalizar para que os alimentos importados cumpram todas as normas sanitárias e fitossanitárias que garantam alimentos seguros e adequados ao consumo humano e animal. Por esse motivo, informamos que todo arroz importado requer a realização de inspeções e análises minuciosas […].

Além do Panamá, outros países também foram obrigados a se pronunciar sobre o boato, como a Colômbia. Já na Argentina e na República Dominicana, a história foi desmentida por veículos de comunicação.

Resumindo: a história que aponta que chegou ao Brasil um arroz chamado Dana que está contaminado com um vírus do Paquistão é falsa. Trata-se de uma fake news de 2018 que voltou a circular agora em 2023.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso