Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Lista > Arroz Dana

Arroz Dana

Arroz Dana (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Listamos algumas fake news que têm circulado na internet em relação a um arroz chamado Dana, que teria vindo do Paquistão e estaria contaminado. 

Hoje, estamos inaugurando uma nova experiência em relação à checagem de fake news. Como há muitos informações falsas que voltam a circular na internet, vamos relembrar algumas que já foram desmentidas e contar a história dela.

Para começar a série, vamos falar de um produto alimentício que, volta e meia circula no mundo da desinformação: trata-se de um arroz que teria sido fabricado no Paquistão chamado Dana. Ao todo foram dois fakes que desmentimos sobre o assunto:

Confira o desmentido em vídeo:

2018: 1º fake sobre o arroz Dana

Em 2018, uma mensagem traduzida do espanhol começou a circular no Brasil com um suposto alerta sobre o produto. De acordo com a mensagem, “um amigo que trabalha na alfândega” teria alertado que há um arroz vindo do Paquistão (o Dana) que teria um vírus mortal. A mensagem aponta, ainda, que os “árabes” haviam subornado a alfândega para que o produto entrasse no Brasil. Vamos relembrar a mensagem:

Um amigo que trabalha na alfândega me diz que chegou uma remessa de arroz e que os padrões de saúde não foram respeitados, porque traz um vírus que só é visto no Paquistão. O arroz vem daí e os árabes pagam e subornam para que os produtos sejam removidos e já os distribuíram.  O arroz é chamado de “Dana” e o pacote é azul e diz feito no Paquistão. Por favor, não compre, é muito contaminado … Compartilhe esta informação! com seus entes queridos e outras pessoas.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Na época, explicamos que a mensagem era falsa e já estava circulando em outros países. Nestes locais, havia sido desmentida por autoridades aduaneiras (como no Panamá) ou pela mídia (como na Colômbia, Argentina e República Dominicana.

Para completar, descobrimos que o tal arroz, que é comercializado na Venezuela (sequer era vendido no Brasil) não é do Paquistão. O arroz Dana é, na realidade, fabricado nos Emirados Árabes Unidos. Logicamente, não há qualquer caso relatado de contaminação. O link completo do conteúdo está abaixo:

Arroz Dana está contaminado com um vírus mortal do Paquistão #boato

2023: 2º fake sobre o arroz Dana

Assim como quase tudo no mundo das fake news o caso do arroz Dana voltou a circular em um contexto relacionado à política. Em 2023, a história está circulando como se estivesse sido “liberado” pelo governo petista. Ou seja: há uma acusação de que o governo Lula estaria liberando o produto para “matar as pessoas”. Leia o texto:

Um funcionário da alfândega informou que chegou um carregamento de arroz que não passou pelos padrões de saúde porque traz um vírus/bactéria que só é visto no PAQUISTÃO. O arroz é de lá e eles “conseguiram” com o governo petista liberação da mercadoria que já se encontra no mercado brasileiro. O arroz se chama “DANA” e a embalagem é azul e informa ser produzido no PAQUISTÃO. Produto altamente contaminado e já se encontra distribuido em supermercados venda. Compartilhe essa informação junto a seus familiares e amigos

Explicamos no texto de 2023 que a história é um absurdo, é antiga e já havia sido desmentida no próprio Boatos.org (usamos muito do conteúdo para apontar que a acusação contra o arroz contaminado é falsa). Você pode ler o desmentido no link abaixo:

Arroz Dana está com um vírus que só é visto no Paquistão e chegou ao Brasil #boato

Governo desmentiu fake news em 2023

Vale apontar, ainda, que, agora em 2023 (dias depois do segundo desmentido do Boatos.org), o próprio Ministério da Agricultura e Pecuária desmentiu o que há havia sido refutado. Em nota, o Mapa disse o seguinte:

Vem circulando nas redes sociais uma informação mentirosa de que um carregamento de arroz contaminado teria chegado ao Brasil com origem do Paquistão. O Ministério da Agricultura e Pecuária esclarece que a informação não procede. Todos os produtos de interesse agropecuário são fiscalizados na importação para assegurar a qualidade, identidade e segurança.

A depender da origem e do tipo de produto, análises são realizadas para verificar se os produtos atendem aos padrões de qualidade brasileiros. No caso do arroz, nunca foram observadas contaminações que pudessem trazer qualquer risco ao consumidor. Anualmente são coletadas amostras de produtos para análises de contaminantes químicos ou biológicos que possam trazer risco à saúde.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Arroz Dana (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Arroz Dana (Foto: Reprodução/WhatsApp)