O Boatos.org fez lista de 7 histórias falsas sobre alimentos contaminados. Tem feijão com larva, salsicha com botulismo, refrigerante com rato. Servido?
Na segunda semana do mês de setembro de 2015, uma história um tanto quanto bizarra começou a circular na internet. Ela apontava que dez pessoas haviam morrido em um hospital de São Paulo após comerem feijão contaminado com um bicho. A história da larva no feijão, claro, era falsa e foi desmentida neste link.
Boatos como esse, que envolvem supostas contaminações em alimentos, são comuns na internet. Tanto que o Boatos.org preparou uma seleção especial dessas histórias falsas que, com certeza, fez alguns desavisados mudarem os hábitos alimentares. Confira e bom apetite.
1) Feijão com chagas
A história do “bicho no feijão” não foi a primeira que apareceu sobre o alimento na internet. Em 2013, uma história muito parecida com essa havia circulado online. Ela dizia que o feijão estava contaminado com larvas do babeiro e que causaria a doença de chagas. A história era tão falsa que citava órgão como Coovenf e Uniups. Leia mais sobre o boato aqui.
2) Salsicha com botulismo
Em 2015, uma história também falava de mortes de pessoas após consumo de alimentos. Ela falava de um caso de botulismo “confirmado” após o consumo da salsicha da marca Pif-Paf. A história foi tão replicada que a própria marca teve que fazer um desmentido. Leia mais sobre o boato aqui.
3) Peixe panga com vermes
Outra história bizarra sobre alimentos aconselhava as pessoas a não comerem o peixe panga. Um texto dizia que o peixe, importado do Vietnã, continua uma grande quantidade de vermes por causa da alimentação em rios poluídos. O texto circulou na web em 2014 e foi desmentido pelo Boatos.org no mesmo ano. Leia mais sobre o boato aqui.
4) Óleo de canola com ácido
Essa é uma história que até hoje muitos acreditam. Ela falava que o óleo de canola, utilizado no preparo de frituras, é um veneno para saúde. O texto chega a falar que o óleo tem quantidades de ácido erúrico e foi utilizado com arma em guerras. Bem gente, é claro que fritura não é a coisa mais saudável do mundo, mas não é para tanto. Leia mais sobre o boato aqui.
5) Lata de cerveja com leptospirose
Outra história que sempre circula na internet fala da morte do pai da modelo Daniella Sarahyba após beber uma lata de cerveja com leptospirose. Não só a história é falsa como o alerta também não faz muito sentido. Há muitos motivos para se lavar uma lata de cerveja antes de beber, mas não precisa de uma “história” como essa. Leia mais sobre o boato aqui.
6) Coca-Cola com rato
Essa história causou muita polêmica na internet em 2014. Um homem entrou na Justiça contra a Coca-Cola após afirmar que encontrou uma cabeça de rato dentro do refrigerante. O boato se espalhou após uma reportagem da TV Record, mas no final a Justiça alegou que a história era falsa. Leia mais sobre o boato aqui.
7) Fanta Uva com substâncias cancerígenas
Para terminar a nossa lista, o câncer. Os boatos sobre a doença são tantos que já fizemos até uma lista de boatos sobre o assunto. Para essa lista, escolhemos a Fanta Uva para ilustrar a lista dos muitos alimentos que “causam câncer”. O boato da Fanta Uva conta uma história de pessoas que foram internadas após beberem muita quantidade do refrigerante e foi publicada no Boatos.org em 2013. Leia mais sobre o boato aqui.
Assista ao desmentido em vídeo