Álcool gel 70% causa os mesmos sintomas do coronavírus e pode matar #boato

Boato – Álcool em gel 70% causa os mesmos sintomas que a Covid-19, pode matar e faz parte do plano de dominação mundial. Vídeo denuncia tudo.

O álcool em gel 70% é considerado um dos melhores produtos para a higienização das mãos e também das superfícies. Tanto que esse foi um dos primeiros produtos a sumirem das prateleiras das farmácias durante a pandemia da Covid-19.

E se o álcool em gel andava esquecido, com o surto da Covid-19 no Brasil ele se tornou um item obrigatório (assim como foi, em 2009, com a gripe H1N1). Mas o que muita gente não esperava era que, de “queridinho”, o item passasse a figurar como um vilão por algumas pessoas.

Bem, é o que diz uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais. De acordo com o vídeo que acompanha as publicações, o uso excessivo de álcool em gel 70% poderia causar os mesmos sintomas da Covid-19 e, inclusive, levar à morte. Segundo as imagens, a prova seria o guia do álcool em gel da marca Makeni Chemicals e do álcool 70% Start. Em meio às teorias sobre a nova ordem mundial, a dominação de comunismo, o 5G infectado pelo novo coronavírus, o vídeo indica que as pessoas parem de usar álcool em gel e usem apenas água e sabão. Confira:

“ATENÇÃO POPULAÇÃO BRASILEIRA. Em meio às informações cruzadas envolvendo 5g, harp, inteligência artificial, vacinas, vírus, mutações genéticas, crises financeiras e outras… Sinto a responsabilidade de alertar a todos, depois de observar e analisar os seguintes fatos que seguem: VÍRUS OU FÓRMULA? CORONA VÍRUS SINTOMAS IGUAIS NO USO DO ÁLCOOL 70%. Isso mesmo, corona vírus – sintomas iguais no álcool 70% em gel ou líquido, o uso demasiado, PODE ATÉ MATAR!!! E todos estão comprando e usando freneticamente em todos os lugares e nas próprias casas, num isolamento propício… TRAZENDO RISCO Á SAÚDE E PODENDO LEVAR AO ÓBITO! VEJAM OS SINTOMAS, SÃO EXATAMENTE IGUAIS: O uso demasiado do álcool 70%, pode provocar garganta seca, tosse, falta de ar, vertigens, intoxicação, insuficiência respiratória, diminuição da oxigenação no sangue, levando o sistema imunológico à falência, podendo causar até a morte; e em exames laboratoriais, poderá mascarar esse vulgo corona vírus, inclusive com óbito sem oxigênio nos pulmões. Outros países, vem utilizando o álcool 70%, e o que vemos são mortes e ou acometidos com os mesmos sintomas. Se o corona vírus, é mesmo que dizem ser, temos que nos atentar também para o que está envolvendo isso tudo. OS GRUPOS DE RISCO, SÃO TAMBÉM OS MESMOS: IDOSOS, CRIANÇAS, DOENTES E ASMÁTICOS… MAS TODOS NÓS ESTAMOS SUJEITOS AOS SEUS EFEITOS, INCLUSIVE O MEIO AMBIENTE. PODE POLUIR A ÁGUA, ESGOSTOS, RIOS, CÓRREGOS E O PRÓPRIO AR, POIS É ALTAMENTE VOLÁTIL! E o que a mídia e parte do sistema propõe, é a sua utilização, ao máximo, para combater o corona vírus. Se você não acredita, então confira por si próprio os efeitos colaterais em MAKENI CHEMICALS ÁLCOOL ELÍTICO ANIDRO ou ÁLCOOL 70% START. Ou veja aqui mesmo, no final deste vídeo alerta, através do material público que estamos enviando. Diz um ditado, que de remédio para veneno é apenas uma questão de dose, e isto é fato, então é bom ficarmos atentos e evitarmos o álcool 70%. Use apenas sabão e produtos costumeiros, não nos deixemos ser levados pelo equivoco, MAS SEJAMOS PRUDENTES!!! Outros vírus chegarão com certeza, para causar o caos e assim, implantarem a NOVA ORDEM MUNDIAL já em curso. Também crises financeiras nunca vistas na história, pois esta é a forma mais eficaz de fazerem seus intentos. A POPULAÇÃO É A ÚLTIMA FRONTEIRA DE RESISTÊNCIA AO SISTEMA CORRUPTO, FALIDO E DEMONÍACO, DE UM PLANETA DOMINADO PELAS TREVAS DA ALMA, DO INTELÉCTO E DA RAZÃO. ENQUANTO ESTAMOS EM ISOLAMENTO, NOSSO PAÍS ESTÁ SENDO SUCATEADO PELO SISTEMA COMUNISTA. GOVERNOS PASSADOS, FIZERAM ACORDOS COM ESTES SISTEMAS, E AGORA, ELES VEM COBRA-LOS! Faça este vídeo chegar aos governos, secretarias, instituições, empresários e às populações do mundo… Pois, poderemos com essa atitude, amenizar os sintomas e as mortes que “porventura” estejam ocorrendo pelo uso desenfreado do álcool 70%. Que DEUS Nos ajude!!!”.

Álcool gel 70% causa os mesmos sintomas do coronavírus e pode matar?

As imagens rodaram as redes sociais e causaram frisson entre os internautas. Muita gente acabou preocupada. Mas será que essa história de que o álcool em gel 70% pode causar os mesmos sintomas que a Covid-19 e, inclusive, matar é mesmo verdade? Não é!

Vamos aos fatos! Uma simples leitura nas publicações e também no texto do vídeo é o suficiente para causar desconfiança. Isso porque o material apresenta diversas características de fake news, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, o histórico de fake news condenando o uso do álcool em gel não é pequeno. A equipe do Boatos.org já desmentiu várias histórias relacionadas ao tema, como a que dizia que o álcool em gel é ineficiente contra o novo coronavírus e o vinagre é mais eficiente. Também a que indicava que o álcool em gel pode acarretar em multa e prisão após teste do bafômetro e, por fim, a que apontava que o álcool em gel feito com gelatina teria a mesma eficácia que o álcool em gel industrializado.

Como se isso não bastasse, também é possível observar que o vídeo comete vários deslizes. O primeiro deles é citar diversas teorias da conspiração já desmentidas pela nossa equipe, como a tecnologia 5G ter ligação com o novo coronavírus, o uso do projeto Haarp para fins sombrios, a existência de uma nova ordem mundial e até mesmo a tese de que o novo coronavírus seria um golpe de governos comunistas, como a China.

O segundo (e mais importante) ponto é a fala sobre os supostos efeitos do uso do álcool em gel. Os sintomas listados, como garganta seca e tosse, nada tem a ver com o uso tópico (superficial, na pele) do produto. Os maiores problemas relatados após o uso tópico do álcool em gel 70% são dermatológicos, como desidratação, ressecamento das mãos e irritação (por conta de corantes e/ou fragrâncias adicionados ao produto). Além disso, também é preciso tomar cuidado ao manusear o fogo após a aplicação do álcool em gel. Caso o produto não esteja seco, há o risco dele entrar em contato com a chama e, consequentemente, queimaduras graves podem ocorrer.

Vale ressaltar também que a intoxicação por ingestão de álcool em gel também pode acontecer. Infelizmente, ela tem sido bastante comum nesse período de quarentena, especialmente entre as crianças. Nesse caso, os sintomas são bastante parecidos com os de uma intoxicação por bebida alcoólica: tontura, fala arrastada, sonolência e respiração mais lenta.

É importante destacar também que os produtos usados como “prova” no vídeo em questão nada tem a ver com o álcool em gel. O primeiro deles, Makeni Chemicals álcool etílico anidro, na realidade, é um álcool do tipo anidro. Isto é, ele possui uma graduação alcoólica de, pelo menos, 99,6% (quase o etanol puro) e é usado, principalmente, na mistura com a gasolina para melhorar a octanagem.

Não preciso nem dizer que esse tipo de álcool, possuindo esse tipo de concentração, não é, nem de perto, indicado para a higienização das mãos, não é mesmo? De fato, muitos dos sintomas citados no vídeo, bem como a questão da poluição, aparecem na ficha de informações de segurança do produto.

Já a outra mercadoria citada nas imagens é o álcool 70% Start. O objeto, na verdade, é um álcool líquido desinfetante com concentração de 70%. No próprio site da marca, ele é classificado como “linha hospitalar” e traz a indicação de que se trata de um produto de uso profissional, tendo sua venda proibida ao público em geral. Ou seja, as pessoas sequer deveriam usar esse produto em seu dia-a-dia.

Por fim, o uso do álcool em gel 70% está totalmente indicado para a higienização das mãos ou superfícies, pois é capaz de desestabilizar a capa de gordura protetora do RNA do vírus, matando-o.

Em resumo: a história que diz que álcool em gel 70% causa os mesmos sintomas que o coronavírus e pode matar é falsa! O vídeo fala um monte de baboseiras sobre teorias da conspiração já desmentidas pela equipe do Boatos.org. Além disso, os produtos usados como exemplo sequer são alcoóis em gel. E, muito menos, são indicados para a higienização das mãos. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima e lembre-se de higienizar as mãos adequadamente!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2yOF9Hf