Água da torneira que testa positivo para Covid-19 prova que pandemia é uma farsa da China #boato

Boato – Vídeo mostra que testes contra Covid-19 não são eficazes, porque testam positivo com água de torneira. Imagens também atestam que a pandemia é uma farsa da China. 

Mais de um ano após o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, ainda existem pessoas que seguem negando a doença e a gravidade da situação. Seria cômico se não fosse, literalmente, trágico.

Infelizmente, diversas informações falsas seguem circulando nas redes sociais e enganando muitas pessoas. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação, os testes para detectar a Covid-19 não seriam confiáveis.

Segundo o texto, a prova ficaria por conta de um vídeo que mostra o teste acusando um resultado positivo após entrar em contato com água da torneira. Para completar, a publicação ainda afirma que a Covid-19 é uma farsa e que o PIB da China teria crescido 18% ao longo da pandemia. Confira:

“Água da torneira testa positivo para covid-19. Vejam o quanto fomos enganados e roubados. Esses testes foram fabricados na China. O  Pib da China está 18% a mais ! QUEREM ACUSAR O PRESIDENTE DE NÃO FORNECER ESSES TESTES!”.

Água da torneira que testa positivo para Covid-19 prova que pandemia é uma farsa da China?

É claro que a informação fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Whatsapp, onde foi amplamente compartilhada. Entretanto, a história não tem nada de real.

Basta olhar para a publicação e perceber que ela apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, ao longo da pandemia, a equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros boatos sobre histórias que afirmavam que os testes contra a Covid-19 não eram eficazes e seriam perigosos. Exemplo disso são as informações que diziam que um kiwi e um pouco de Coca-Cola teriam testado positivo para a Covid-19. Também a história que apontava que o teste do tipo RT-PCR poderia causar danos cerebrais.

Pois bem, resolvemos investigar essa história a fundo e descobrimos que ela está recheada de equívocos. Para começar, a publicação informa um dado errado sobre a China. Ao contrário do que diz a mensagem, a China não teve um crescimento de 18% em seu PIB. Na realidade, o país chinês fechou o ano de 2020 com um crescimento discreto de 2,3% em seu PIB e com o pior desempenho nos últimos 44 anos.

Se isso não bastasse, o procedimento usado no vídeo para a realização do teste de Covid-19 está totalmente equivocado. O teste não acusou um positivo porque não é eficaz, mas sim porque não foi desenvolvido para esse fim (testar substâncias aleatórias).

Como já explicamos por aqui, substâncias que não sejam secreções humanas (nasais, bucais e sanguíneas) podem confundir o teste. Nesse caso, qualquer substância que não seja secreção humana pode destruir a proteína do anticorpo da Covid-19 presente no teste. A partir daí, o teste pode indicar qualquer coisa (inclusive, um resultado positivo para a água da torneira). Se isso não fosse o suficiente, a pessoa que realizou o teste com água de torneira sequer misturou a “amostra” com o líquido (tampão) que acompanha o teste e mantém o pH da amostra constante (evitando que a proteína do anticorpo da Covid-19 do teste seja danificada e funcione corretamente). Ou seja, o teste foi desenvolvido para identificar a presença de anticorpos da Covid-19 no sangue humano, não em substâncias aleatórias.

Por fim, os chamados testes rápidos não são os mais recomendados para identificar se uma pessoa está ou não infectada pela Covid-19. Isso porque esse tipo de teste foi desenvolvido para identificar se o organismo humano possui ou não anticorpos contra a doença, medindo a presença das imunoglobulinas IgG, IgM e IgA. Na verdade, esse tipo de teste é indicado para saber se a pessoa já foi infectada pela Covid-19 ou não (e não tem função diagnóstica).

Em resumo: a história que diz que água de torneira testou positivo para Covid-19, testes não são confiáveis e que a pandemia é uma farsa da China é completamente falsa. Além da China não ter crescido 18% em seu PIB (foram apenas 2,3%), a pessoa que realizou o teste rápido no vídeo, simplesmente, fez o procedimento completamente errado. Ou seja, a história não passa de boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy