Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Templo ecumênico citado em mensagem não é “da religião única” e não fica em Dubai

Templo ecumênico citado em mensagem não é “da religião única” e não fica em Dubai

Templo da religião única foi inaugurado em Dubai, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O papa Francisco foi até Dubai para inaugurar o templo da religião única. Esta é a prova do fim dos tempos.

  Introdução

Não é de hoje que teses conspiracionistas (e mucho locas) apontam para uma chamada “Nova Ordem Mundial” que levaria a população para novos tempos. Entre os elementos do que poderiam acontecer no que precederia o “fim dos tempos”, há a implementação do que se chama de “nova religião mundial”.

Nos últimos dias, uma mensagem está corroborando com esta tese. De acordo com textos que circulam por aí, um “templo da religião única” foi inaugurado pelo papa Francisco na cidade de Dubai nos Emirados Árabes. Leia uma das mensagens que está se espalhando por ai e também a transcrição de um vídeo de um “influencer religioso”:

Versão 1: •||TEMPLO RELIGIÃO ÚNICA||• ✝️•✝️•✝️•✝️•✝️•✝️•✝•️✝️•✝️ SAUDAÇÕES FILHOS E CRIATURAS DE DEUS🙏🏽 QUE A PAZ DO DEUS TODO PODEROSO REPOUSE EM VÓS.🥹😊 O ASSUNTO QUE EU TRAGO PARA VOCÊS HOJE É MUITO GRAVE,😢 ENQUANTO MUITOS AINDA ESTÃO NO SONO😴 É MUITA COISA A ACONTECER.😣 MUITOS DE VOCÊS SABEM QUE COM A CHEGADA DO “ANTI-CRISTO” TODOS PODERÃO ADORAR UMA ÚNICA *RELIGIÃO CERTO?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

BEM, PELA VOSSA INFORMAÇÃO JÁ ESTÁ ERGUIDA UM TEMPLO QUE ALBERGA TODAS AS RELIGIÕES DO MUNDO: CRISTIANISMOS, ISLAMISMO, BUDISMO, JUDAISMO, HINDUISMO ETC. ESTE MESMO TEMPLO ENCONTRA-SE EM *DUBAI, E TEM COMO NOME 👉🏽 “CASA DA FAMÍLIA ABRA MICA.” PAPÁ FRANCISCO ESTEVE NO MOMENTO DAS ASSINATURAS💔 REPRESENTANDO ASSIM OS CRISTÃOS. ……………………………..

A BÍBLIA JÁ FOI REVISADA E ALTERADA😢 DAQUI A POUCO SERÃO DISTRIBUIDAS AS NOVAS BÍBLIAS SAGRADAS ATUALIZADA, ELES ALEGAM QUE ESTÁ É MUITO VELHA💔 AQUELE TEMPO EM QUE ESTÁS BÍBLIAS SERÃO PROÍBIDAS ESTÁ CHEGANDO IRMÃOS, ESTE É O MOMENTO DE LERMOS A BÍBLIA VERDADEIRA🙏🏽 PARA GUARDARMOS AS VERDADES QUE NELA ESTÃO ESCRITA NOS NOSSOS CORAÇÕES PARA PARTILHARMOS COM AS NOVAS GERAÇÕES QUE VÃO SE DEPARAR COM AS BÍBLIAS ATUALIZADAS😣
O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO, HORA DE ENTREGARES SUA VIDA PRA CRISTO É AGORA.🙏🏽 QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ QUE LEU.📖

Versão 2: Vou até os portões dos céus para me mostrar na condição de quem se rebelou contra ele. Ela, a religião única, o Papa atual, o Francisco, foi lá em Dubai e inaugurou o templo. Nós já temos o templo da religião única, foi agora em janeiro, inaugurado em Dubai. Nós temos um templo onde você pode praticar o hinduísmo, Zen budismo, o budismo, catolicismo, protecionismo, o Islamismo e a parte Judaica, todo mundo junto lá. Então, isso já aconteceu, já é real.

A Bíblia é um livro que precisa ser reescrito, eu já tenho informações de que já foi reescrito. Ela já vai ser apresentada à população, a Nova Bíblia, inclusive desenvolvida pela Inteligência Artificial, corrigindo os erros que a Bíblia traz. Olha, os erros que a Bíblia atrás, já corrigi os erros que a Bíblia traz. Sobre a Bíblia, essa é a primeira, um texto, colocaram textos. Quem comprou Bíblia, comprou Bíblia, daqui a pouquinho você não vai mais comprar a Bíblia.

Então, sugiro que você faça estoque de Bíblia. Mas, mais do que sugiro, inclusive você leia a Bíblia e guarde a Bíblia, porque daqui a pouquinho vou te convidar a você entregar sua Bíblia. Inclusive, porque ela fala de uma relação do homem com o criador, onde esse criador desaprovou a conduta desse homem. Meu Deus, olha só, então eu não quero saber que esse cara pode me matar, eu não vou morrer. Eu quero saber que ele vai me jogar praga, eu vou resolver todas as pragas, toda. Eu vou mudar o processo genético, eu vou mudar o processo da natureza, eu vou até os portões dos céus para me mostrar na condição de quem se rebelou contra ele, ela, disse que está liberando uma rebelião até o portão dos céus.

Esse é o mundo em que nós estamos vivendo. O que é mais louco é a gente perceber que a galera dormiu, eu me sinto acordado numa festa rave às 3 horas da manhã, na lama. Deus, para queimar a galera que está ali e tentando tirar um cara de lá, tentando tirar o outro cara de lá, e ele quer ficar na lama. Meu Deus!

  Análise

Nos últimos dias, a mensagem se espalhou de duas formas. Uma delas foi por meio de imagens da suposta inauguração acompanhadas de uma mensagem alarmista. A segunda foi por meio do vídeo citado. Os conteúdos audiovisuais se espalharam, principalmente, por meio de redes sociais de vídeos como o TikTok, YouTube e Instagram. Já o texto se espalhou, principalmente, no Facebook. Os dois conteúdos também foram vistos no WhatsApp.

O texto e vídeo têm características de fake news como o tom extremamente alarmista (mais do que isso, extremamente apelativo), os erros de português, o pedido de compartilhamento e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a história.

Além disso, não é de hoje que fake news envolvendo a “tal da religião única”. Já desmentimos balelas que citavam a ONU, o próprio papa Francisco e até uma simulação da Nasa sobre a “vinda de Jesus”.

Na parte da checagem do conteúdo, vamos averiguar as seguintes informações: se, de fato, foi inaugurado um “templo da religião única” em Dubai, se o templo citado, realmente, fica em Dubai e, ainda, se o mundo caminha para uma religião única.

Checagem

De fato, foi inaugurado um “templo da religião única” em Dubai?

Não. O que chamam de “templo da religião única” é, na realidade, um templo ecumênico. A Casa da Família Abraâmica é, na realidade, um complexo que visa atrair pessoas de diversas religiões. Cada religião terá o seu espaço e, ao contrário do que apontam as mensagens, não será um culto à religião única.

O templo citado, realmente, fica em Dubai?

Até nisso a informação está errada. A Casa da Família Abraâmica fica localizada na cidade de Abu Dhabi (e não em Dubai). O projeto surgiu por conta do número de estrangeiros residentes no local e de turistas. Para que cada um tivesse o seu espaço para satisfazer a espiritualidade, foi criado o local ecumênico.

O mundo caminha para uma religião única?

Não há nada que indique isso. Templos ecumênicos já existem em alguns lugares como, por exemplo, em aeroportos. Cada um tem o direito de acreditar ( e até não acreditar) no Deus que quiser. Fake news como estas servem mais como estratégia “de mercado” (infelizmente, alguns tratam religião como market share) do que como realidade.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que um templo da religião única esteja sendo inaugurado em Dubai. O local citado não fica em Dubai e também não é qualquer templo que anuncia o fim do mundo. Trata-se de mais uma fake news religiosa que circula por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm