Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Talibã mata diversos homens fuzilados no Afeganistão em 2021, mostra vídeo #boato

Talibã mata diversos homens fuzilados no Afeganistão em 2021, mostra vídeo #boato

Talibã mata diversos homens fuzilados no Afeganistão em 2021, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Talibã executa diversos homens no Afeganistão em julgamentos coletivos, em 2021, aponta vídeo. 

A imagem de centenas de afegãos amontoados em um avião se tornou símbolo do caos e do desespero vivenciado na região, desde que o presidente Ashraf Ghani deixou o Afeganistão e anunciou a vitória do Talibã. Desde então, imagens do grupo extremista (verdadeiras e falsas) circulam pelas redes sociais.

A última que viralizou pelo Facebook, Twitter e WhatsApp mostra diversos homens sendo executados por um grupo de pessoas encapuzadas. Na legenda, o texto afirma que trata-se de um “julgamento coletivo” do Talibã que teria acontecido após o grupo assumir o controle de Cabul, capital do Afeganistão. Leia o que dizem as mensagens:

Versão 1: O Talibã já começou os “julgamentos” coletivos. As sentenças são fortes. Versão 2: Cenas fortíssimas: vídeo mostra membros do Talibã executando vários homens em pelotão de fuzilamento

Talibã mata diversos homens fuzilados no Afeganistão em 2021?

As imagens surgiram na mesma semana em que outras chocaram o mundo: afegãos tentando a qualquer custo deixar o país. A situação caótica, o medo e o desespero são reais, mas o vídeo é antigo e não foi gravado no Afeganistão.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A tomada do Afeganistão pelo Talibã gerou tentativas de fuga em massa e caos. O grupo retomou a capital do Afeganistão quase duas décadas depois de serem expulsos de Cabul pelas tropas norte-americanas.

Apesar das cenas caóticas divulgadas pela imprensa, muitas informações e imagens que circulam por aí são falsas. Só nos últimos dias, já desmentidos informações sobre missionários cristãos, mulher morta, e Bolsonaro.

Dito isso, saiba que o vídeo (que por motivos óbvios não mostraremos aqui) é antigo e não foi registrado no Afeganistão, ou seja, não possui qualquer relação com a tomada de Cabul pelo grupo extremista.

Na verdade, a execução foi registrada em 2013, quando grupos rebeldes extremistas islâmicos tomaram o hospital Al-Kindi, em Aleppo, na Síria. Na época, soldados sírios que defendiam o local foram presos e executados. Nesta matéria da Deustche Welle, há uma captura da cena do vídeo e a explicação do episódio na descrição.

Aqui, neste suíte, também há informações sobre a execução, assim como aqui e aqui, o que mostra que a história não passa de alarmismo e muita falta de informação.

Quer dizer, o Talibã não matou diversos homens fuzilados no Afeganistão em 2021. Infelizmente, o vídeo é real, mas não é recente e tampouco é do Afeganistão ou do Talibã.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: